x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    ignição assistida + bobina de ignição




    galera to pensando em comprar um sistema de ignição do DEDOBROCA pra experimentar no meu cj, irei colocar também platinado novo e bobina de ignição, duvidas:

    Qual bobina eu uso para ter o maximo de rendimento? do gol MI ou bosch vermelha??

    troca de platinado, é só parar o volante do motor em 0º e fazer a susbtituição do mesmo ou vou ter que acertar o ponto novamente??

    obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Não precisa exatamente colocar o motor numa determinada posição para trocar o platinado.

    Voce arranca o velho, coloca o novo no lugar, ai faz o ajuste de abertura, que consiste em deixar o platinado aberto 0,1mm (seria bom confirmar esta valor no manual do mecanico) quando o resalto do eixo do distribuidor fizer ele abrir.

    Vejamos novamente se consigo me fazer entender. Com a platinado novo colocado no lugar, fixo por um parafuso, vai ver que tem um outro parafuso, que não sai...só gira...quando voce gira ele o platinado se torce todo.
    A ideia é deixar o platinado aberto num determinado valor (manual)
    Arruma uma lamina que tenha o valor em questão....ja usei laminas de estilete, tem uma espessura bem proxima, bota a lamina dentro da 'boca" do platinado, e vai girando o parafuso bobo de modo que ele fique mordendo a lamina do estilete sem muita força.
    Neste mesmo instante voce tem que ver se o resalto do eixo que é sextavado esta bem no pezinho do platinado.
    Agora aperta o parafuso que fixa o platinado. Dá uma giradinha no motor com a mão e mede denovo a folga.
    Se o carro não quiser pegar depois disso é provavel que os contatos do platinado não estão bem paralelos.....ai é um saco, da uma LEVE vixadinha...algo sutil, para tira alguma rebarba ou sejeirinha que veio de fabrica.

    Pronto...agora ajusta o ponto novamente, de preferencia com lampada de ponto...

    Quanto a bobina, eu colocaria se muito a tal vermelha.....acredito que a do gol MI vai judiar muito dos cabos de vela, da tampa do distribuidor e do rotor que teriam que conduzir uma voltagem muito maior o que poderia causar centelhas entre os terminais do distribuidor

  • #3
    Olha, eu me arrependi de ter colocado uma ignição assistida, gastei uma banana para ficar a mesma porcaria.

    Comecei instalando a ignição (R$60,00) + platinado (R$10,00) + bobina KW vermalha (R$70,00) + 2 jogos de cabos de vela do chevete supressivos (R$80,00) + pré resistor para não queimar a bobina (R$ 20,00).

    Hoje eu arranquei a ignição assistida e fiz uma indutiva conforme esquema que peguei na internet. Mas mesmo assim no verão com o calor a bixinha começa a dar pau.

    Eu juntaria mais uns 50 pila e comprava uma ignição eletrônica no ML completa com distribuidor. Daí vc não se arrepende mais, fora que não vai precisar ficar enjambrando um monte de tralha para dar problema no futuro.

  • #4
    Valeu Rafa! é de se pensar sobre o assunto pois o meu distribuido já está todo arebentado também, comprando uma ignição nova do njborges já vem com todo o conjunto novo tbm!

    alguem mais tem alguma opnião se vale a pena ou não comprar esta ignição assistida?
    alguem teve algum bom resultado??

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Apoio tambem um distribuidor novo, eletronico, com bobina nova.....

    Este realmente não deve mais dar manutenção e começa com algo totalmente revisado. Só antes de instalar, veja se consegue ir numa auto-peça e descobrir de que carro são as peças....modulo, bobina impulsora, sensor, etc....assim se der uma galho, voce ja sabe de que carro são as peças que vai precisar.

  • #6
    Certeza Edgar, a ignição que pretendo comprar é da njborges já recomendada por amigos aqui do forum ai deu pau nã otem erro o kara já me passa o relatório da gambi! hehe

  • #7
    Citação Postado originalmente por Rodrigo59 Ver Post
    Certeza Edgar, a ignição que pretendo comprar é da njborges já recomendada por amigos aqui do forum ai deu pau nã otem erro o kara já me passa o relatório da gambi! hehe
    Amigos, eu baixei um esquema de ignição assistida e fiz em casa a danada.
    No começo era pra rolar um sensor indutivo(efeito hall) mas não foi muito bem aceito em função do delay do transistor. O que aconteceu foi que o ponto ficou atrazado demais.
    A solução foi passar pra assistida e continuar com o platinado fazendo o chaveamento, mas com um detalhe, o transistor passou a ser uma espécie de limitador de giro em função da arquitetura do projeto.
    A cerca de 4200 o motor começa a falhar e o giro não sobe mais e no original rodava etá jogar biela fora.
    No meu ver está ótimo, pois giro acima disto é desnecesário!
    Temos: Torque máx a 2500rpm e Potência máx a 4000rpm, me corijam se estiver em erro.
    A questão é o ajuste do platinado, que passa a "formar a centelha" enquanto aberto(inverso o original) e é justamente essa abertura que determina o "tempo" do motor.
    As bobinas necessitam de uma fração de segundo p/ "encher" e formar a centelha e de acordo com o tipo de bobina esse tempo pode variar muito.
    Estive analisando uma bobina VW de 3 pinos(gol e etc), já transistorisada, ela trabalha com um gate e acredito ser uma boa opção p/ este esquema assistido, mas devemos lembrar que entraria mais um tranistor na parada e o ponto de ignição pode ficar difícil de ajustar.
    Com este sistema, meu distriuidor está no fin de curso anti horário p/ dar a melhor resposta ao motor.

    Sds4x4
    Julio CJ

  • #8
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Amigos, eu baixei um esquema de ignição assistida e fiz em casa a danada.
    No começo era pra rolar um sensor indutivo(efeito hall) mas não foi muito bem aceito em função do delay do transistor. O que aconteceu foi que o ponto ficou atrazado demais.
    A solução foi passar pra assistida e continuar com o platinado fazendo o chaveamento, mas com um detalhe, o transistor passou a ser uma espécie de limitador de giro em função da arquitetura do projeto.
    A cerca de 4200 o motor começa a falhar e o giro não sobe mais e no original rodava etá jogar biela fora.
    No meu ver está ótimo, pois giro acima disto é desnecesário!
    Temos: Torque máx a 2500rpm e Potência máx a 4000rpm, me corijam se estiver em erro.
    A questão é o ajuste do platinado, que passa a "formar a centelha" enquanto aberto(inverso o original) e é justamente essa abertura que determina o "tempo" do motor.
    As bobinas necessitam de uma fração de segundo p/ "encher" e formar a centelha e de acordo com o tipo de bobina esse tempo pode variar muito.
    Estive analisando uma bobina VW de 3 pinos(gol e etc), já transistorisada, ela trabalha com um gate e acredito ser uma boa opção p/ este esquema assistido, mas devemos lembrar que entraria mais um tranistor na parada e o ponto de ignição pode ficar difícil de ajustar.
    Com este sistema, meu distriuidor está no fin de curso anti horário p/ dar a melhor resposta ao motor.

    Sds4x4
    Julio CJ
    Amigo, a minha montei pelo esquema do Nicolini. Funciona bem em qualquer rotação. Fiz a indutiva e ficou relativamente boa, tirando um probleminha de aquecimento que vou resolver com um pequeno cooler. Dá uma olhada:

    planetabuggy.com.br/eletronics/sensorhall.htm

  • #9
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Amigo, a minha montei pelo esquema do Nicolini. Funciona bem em qualquer rotação. Fiz a indutiva e ficou relativamente boa, tirando um probleminha de aquecimento que vou resolver com um pequeno cooler. Dá uma olhada:

    planetabuggy.com.br/eletronics/sensorhall.htm
    Eu tentei colocar o sensor hall, mas não conseguí funcionar com ele. Não sei se liguei errado ou se o sensor estava torrado.
    Vc tem fotos da sua placa e da montagem dentro do distribuidor?

    Sds4x4,
    Julio CJ

  • #10
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Eu tentei colocar o sensor hall, mas não conseguí funcionar com ele. Não sei se liguei errado ou se o sensor estava torrado.
    Vc tem fotos da sua placa e da montagem dentro do distribuidor?

    Sds4x4,
    Julio CJ
    Vou tentar tirar umas fotos essa semana, mas para vc ter uma ídéia, retirei o condensador e fixei a placa no parafuso dele e reforcei a fixação com poxipol ao redor. Mantive o avanço e ainda ficou o espaço para colocar devolta o platinado (caso ocorra alguma pane). Só tem que tomar cuidado para não encostar os contatos da placa na carcaça do distribuidor.
    Quanto aos componentes eu comprei pelo site da Farnell, e não teve erro.
    Abç

  • #11
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Vou tentar tirar umas fotos essa semana, mas para vc ter uma ídéia, retirei o condensador e fixei a placa no parafuso dele e reforcei a fixação com poxipol ao redor. Mantive o avanço e ainda ficou o espaço para colocar devolta o platinado (caso ocorra alguma pane). Só tem que tomar cuidado para não encostar os contatos da placa na carcaça do distribuidor.
    Quanto aos componentes eu comprei pelo site da Farnell, e não teve erro.
    Abç
    Acho0 que fiz M na montagem do hall, mas mantive o platinado e ficou na condição de limite de rotação. Talvez em unção da folga do eixo do distribuidor, haja uma variação na abertura do platinado e daí a falha em alta.
    De qaulquer forma eu montei a placa com o tranisor em uma patola elevai para dentro do jeep, de orma a ficar menos exposta a água e outros bichos mais.
    Aguardo suas fotos.

    Grande abraço!
    Sds4x4,
    Julio CJ

  • #12
    [
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Vou tentar tirar umas fotos essa semana, mas para vc ter uma ídéia, retirei o condensador e fixei a placa no parafuso dele e reforcei a fixação com poxipol ao redor. Mantive o avanço e ainda ficou o espaço para colocar devolta o platinado (caso ocorra alguma pane). Só tem que tomar cuidado para não encostar os contatos da placa na carcaça do distribuidor.
    Quanto aos componentes eu comprei pelo site da Farnell, e não teve erro.
    Abç
    Acho que fiz M na montagem do hall, mas mantive o platinado e ficou na condição de limite de rotação. Talvez em função da folga do eixo do distribuidor, haja uma variação na abertura do platinado e daí a falha em alta.
    De qualquer forma eu montei a placa com o transistor em uma patola elevei para dentro do jeep, de forma a ficar menos exposta a água e outros bichos mais.
    Aguardo suas fotos.

    Grande abraço!
    Sds4x4,
    Julio CJ
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_4343.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade