x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?




    Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida no meu velho BF161. Quando fiz o motor dele há uns 10 anos atrás lembro que o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

    Agora estou com uma dúvida: Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga, ou derrepente eu esqueci de colocar algum encosto entre a polia e o eixo do virabrequim na hora da montagem?

    Hoje desmontei o carter e a polia, e notei que o furo da polia é mais longo que o comprimento da ponta do eixo, portanto se eu apertar muito o parafuso, vai enforcar o pinhão contra uma arruela de bronze que está encostada no 1º casquilho do vira. Será que é assim mesmo? Alguem tem derrepente uma vista explodida de todo o virabrequim?

    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    1- o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

    2- Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga?
    1- isso não poderia ter acontecido.
    2- esse parafuso tem um torque, mas esse torque só se obtém quando a polia escosta no mancal (da polia contra o girabrequim).

    obviamente tem algo errado.

    vai no manual do jeep, parte do motor e leia a parte de montagem.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Pois é, andei colocando a polia no lugar denovo, e como o parafuso já está meio detonado, por torque eu acho que não vai dar certo. O bom seria saber qual é a folga entre a arruela de encosto (bronze) e o casquilho do virabrequim, daí era só colocar uma lâmina ali, e ajustar o parafuso.

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    olha, fui no parts list do BF e tem um calço de 0,002 ou 0,003 e mais uma arruela de encosto.

    será que vc montou certo ?

    a sequencia é parafuso, arruela grossa, polia, defletor, engrenagem, arruela, espaçador (0,002" ou 0,003") QUE DEVE SER USADO EM QUANTIDADE SUFICIENTE para ajustar a folga longitudinal do girabrequim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?-g6p230.jpg   Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?-g6p232.jpg  
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Valeu Leopoldo. Muito obrigado pelo manual, não tinha achado ele na sua lista de downloads.
    Acho que esqueci de montar os calços de 0,002 / 0,003 pol entre a arruela de bronze e o primeiro mancal. Vou desmontar o casquilho amanhã para verificar isso.

    Brigadão...

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    então vc se estrepou.

    para calcular a folga, o motor tem que estar com as bielas soltas e o bloco apoiado em uma mesa, invertido. Vc mede a folga empurrando o girabrequim para frente para tras e mede com relogio comparador.

    essa foto ai em cima é do manual - lista de peças do jeep.

    folga: de 0,004" a 0,008"
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    então vc se estrepou.

    para calcular a folga, o motor tem que estar com as bielas soltas e o bloco apoiado em uma mesa, invertido. Vc mede a folga empurrando o girabrequim para frente para tras e mede com relogio comparador.

    essa foto ai em cima é do manual - lista de peças do jeep.

    folga: de 0,004" a 0,008"
    Vai ser tranquilo, pois para quem estava andando com quase 3mm de folga, vou ajustar por baixo com uma lâmina de calibre entre as duas arruelas de encosto. Como a variação da folga é grande (entre 0,1 e 0,2mm) vai ser fácil de regular.

    Abraço

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Idade
    33
    Posts
    296
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Vai ser tranquilo, pois para quem estava andando com quase 3mm de folga, vou ajustar por baixo com uma lâmina de calibre entre as duas arruelas de encosto. Como a variação da folga é grande (entre 0,1 e 0,2mm) vai ser fácil de regular.

    Abraço
    Bom dia

    Alguma orientação sobre essa folga ? Se regula pela polia do verabrequim mesmo ?
    ATUAL: Amarok 4x4, Jeep MB42 AP 2.0 MI, Jeep CJ5 BF184 Preparado...
    Ex: Ranger V6 4X4 CS, F75 4C 4x4, Jeep CJ5 BF184, Gaiola AP 1.8 e a AR 1.5

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/08/2021
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, vejam se poderiam me ajudar...

    Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc. O virabrequim está com a medida muito alta.

    Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

    Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

    Abs!
    Jeep Willys CJ3A, 1952 - São Longuinho

  • #10
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Corolina, boa noite;

    Verifiquei em sites americanos que vendem peças para jeep de todos os anos, mas o virabrequim deste motor não encontrei também. Mas não conheço todos os sites, pode haver outros que não pesquisei, mas aqui no Brasil recomendaria a compra de um motor continental usado para retirar peças, será mais fácil encontrar e mais barato.
    Lá por Itaboraí, Manilha e região, tem muitas lojas de peças usadas na margem da BR101 mesmo, nos dois lados, quem sabe não encontra por lá?

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #11
    Usuário
    Entrada
    06/08/2021
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Sydney! Estou pesquisando para comprar um virabrequim retificado, pois acho que é o que há pra ser feito. Essa ideia de itaboraí é muito boa, acho que vou fazer isso também.

    Você me lembrou de uma que achei bem organizada quando passei perto, a GO BACK ECOPEÇAS (Em Casimiro de Abreu).

    Obrigada!
    Jeep Willys CJ3A, 1952 - São Longuinho

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Agromotor

    surplus city jeep parts
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade