Estou em um projeto de Restauração ORIGINAL de meu Jeep CJ3B 1954. Ele está com algumas peças adaptadas e estou providenciando gradativamente a compra das mesmas originais. Estou em dúvida quanto ao conjunto de espelhos, sapatas, mais cilindro de freio e ainda os tambores de freio, ou seja o conjunto completo da ponta do eixo do diferencial. Na verdade preciso comprar dois conjuntos e achei na internet esse conjunto do Jeep 1951. A dúvida então é: O CONJUNTO DO 54 CJ3B É O MESMO DO 51 CJ3A ? Espero respostas para então saber se fecho a compra ou não.
Caro colega,
Não sou especialista apenas tenho um 54 que estava todo original até o ano passado.Freio, motor , cambio etc... depois de apanhar(gastar)tanto e correr risco de vida(cuidado com os freios originais) optei por modernizar um pouco o bicho. Se não for por piraça ou projeto de vida aconselho a ......
agora sim!!!
particularmente acho que esse negócio de originalidade xiita é coisa pra museu ou masoquista
procure deixar seu jipe com características gerais de um jipe (4x4, reduzida, destinado ao uso off road), mas em pontos que impliquem em sua segurança e dos outros, n pense 2 vezes: adapte mesmo!!!
O meu é todo original, nunca corri risco de vida, pelo contrario me divirto andando pela cidade e até faço umas trilhas leves c/ ele....o freio não é bom, mas como estou c/ motor original e 3 marchas, a velocidade de cruzeiro gira em torno de 60-70 ele funciona bem....
Jeep original tem que ter revisão preventiva bem feita!!
particularmente acho que esse negócio de originalidade xiita é coisa pra museu ou masoquista
DISCORDO!
Já vi tanta adaptação gambiarra....que as vezes é melhor deixar original mesmo! Jeep original vale mais que jeep cheio de gambiarra ( e como tem!)
Leonardo:
Acho que vc vai gastar muito, pois pelo que entendi seu jeep está adaptado e vc quer voltar ao estado original.... não vale a pena vc vendê-lo e pegar um já original p/ restaurar???
mas fala c/ o Sr. Anísio da Josewal ele poderá lhe ajudar quanto as peças!
Diga a ele que foi o Fabiano q te indicou (o cara que fez uma bóia de jeep 1954, pq as que tem no mercado não prestam!)
E eu digo que o freio ORIGINAL do jeep51-64 é um LIXO, para os dias de hoje.
é perigoso, é ineficiente, é mau dimensionado é de difícil manutenção.
Em vez de adaptar um freio à disco ..... isso sim é adaptar, faça um melhoramento:
Coloque o freio com patins duo-servo da F75; é o mesmo kit das rodas traseiras do Landau. Compre 4 espelhos completos e panelas, inclusive o kit de regulagem automática. Troque apenas os cilindros de roda da frente. Ainda terá o benefício de ter freio de mão atuando nas rodas.
Ponha também uma pedaleira suspensa com cilindro mestre duplo.
Aí sim, bom veículo com um ótimo, seguro e eficiente freio. E na inspeção veicular não terá problemas pois é um freio original da linha ford - plug and play.
Já me falaram desse conjunto traseiro de Landau e disseram que eh muito bom! :P Inclusive tinha um maluco que tava trocando seu sistema à disco da SBD por um conjunto desses, alegando que as pastilhas do mesmo se desgastam muito rápido, o que estava saindo caro.... Ah, esse sistema do Landau é auto-ajustável !
n quero criar polêmica
mas tem coisas originais do jipe que é um eterno sofrimento, como freios, direção, parte elétrica e outras q nem quero lembrar
por outro lado, componentes modernos e bem instalados deixam o veículo muito mais seguro e tem certamente manutenção mais em conta
concordo com os puristas de plantão, pois é legal um jipinho todo original
tenho um colega que tem um 51 tudo ok
mas n dá pra viajar nem fazer trilha, pq n aguenta
é só aquele rolezinho básico e olha lá
se hj pudesse ter evitado o que gastei de tempo (2 anos) e dinheiro (nem quero pensar em calcular) insistindo em coisas arcaicas, teria evitado grandes sustos e um muro que tive q pagar
tudo bem que ninguém se machucou e nada fez no jipe
em resumo: é tudo questão de opção
[ ]´s querendo evitar novos muros e cheque especial quebrados
Eu concordo quando a pessoa quer um jeep original para dar um rolé de vez em quando e de quebra tenta providenciar uma placa preta para ele... mas para botar em trilhar tem que adaptar... não tem jeito...
Mas quais são as peças adaptadas que foram colocadas nele ?? Aproveitando, lista aê que a galera compra...
Pessoall,
Tenho o manual americano do CJ3B original. Se interessar posso scanear. Mas só daqui a 15 dias pois estou embarcado em uma plataforma marítima da BR. Inclusive tenho um CJ3B que acabei de reformar para militar com as facilidades de um oficial do EB que gostava de "vender" algumas peças de lá. A propósito aviso que: não vendo, não empresto e nem alugo
Cara, pra mim seria ótimo este manual!!! Quando vc scanear avisa, ok!!!
Outra coisa te interessas pelo manual original em PORTUGUES do cj3b 1954? Tem um cara vendendo cópia xerox por 60,00 (bem salgado) mas se a gente rachar, fica acessível! quem sabe outro proprietário de cj3b (cara de cavalo) nao entra no racha, aí fica bem barato!!!