x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário
    Entrada
    27/02/2009
    Agradecimentos: 0

Reforço do chassi

Olá pessoal! Bem, estou reformando o chassi do meu CJ5, estou pensando em reforçar o mesmo. Porém, li vários tópicos no fórum sobre o assunto e sempre o pessoal coloca uma chapa metálica soldada sobre a longarina principal ou na parte inferior da mesma, quando não fazem nos dois locais. Mas o reforço estaria ligado com a tentativa de aumentar da rigidez dessas longarinas, porém esse método seria o mais correto? Como não houve nenhum aumento na altura da longarina original não consigo visualizar grandes ganhos com isso. Como a longarina principal do jeep é um perfil U, gostaria de saber se alguém já tentou formar uma treliça soldando um perfil que ligue a parte superior com a inferior. Desde já agradeço a atenção de todos.

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Giovane Ver Post
    Olá pessoal! Bem, estou reformando o chassi do meu CJ5, estou pensando em reforçar o mesmo. Porém, li vários tópicos no fórum sobre o assunto e sempre o pessoal coloca uma chapa metálica soldada sobre a longarina principal ou na parte inferior da mesma, quando não fazem nos dois locais. Mas o reforço estaria ligado com a tentativa de aumentar da rigidez dessas longarinas, porém esse método seria o mais correto? Como não houve nenhum aumento na altura da longarina original não consigo visualizar grandes ganhos com isso. Como a longarina principal do jeep é um perfil U, gostaria de saber se alguém já tentou formar uma treliça soldando um perfil que ligue a parte superior com a inferior. Desde já agradeço a atenção de todos.
    Grande Giovane,

Primeiramente seja bem vindo ao forum...

Respondendo sua pergunta. O reforço do chassi tem que permitir a torção do mesmo, razão pelo qual o reforço deve ser feito com tiras de aço na parte inferior e superior do perfil U com soldas intercaladas.

Segue a receita aqui do forum e seja feliz.

Regra número 1: Pesquise o que já foi feito pela galera e copia sem dó. Nada melhor do que seguir a receita de que já fez isso a anos atras e está com o jeep rodando até hoje.

Regra número 2: Procure postar suas dúvidas de assuntos já discutidos aqui no forum nos tópicos já existentes, assim não cria tópicos repetidos.

Abraços,

Dirceu
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    27/02/2009
    Descupe o tópico aberto, também sei que o usual deve ser levado em consideração, mas no caso, não entendo que reforço é esse que não aumenta a rigidez do chassi. Sei qua a intenção é deixar o mesmo torcer, mas se isso ocorre demasiadamente não afetaria a carroceria? Restringir (e não impedir) essa torção aumentando sua rigidez não seria o mais correto? E sobre a pergunta que fiz sobre a solidarização do perfil através de uma treliça, alguém já fez isso? Grato novamente!

Usuário Avatar de ludoembu
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    Embu-Guaçú/SP

Pqna ajuda...

Ola Amigo, a sua duvida ja foi a minha, bem como ja foi dito anteriormente e resumindo no mundo nada se cria tudo se copia, o reforço mais utilizado eh o que foi feito pela propria ford, nos ultimos anos de fabricação do jeep, que eh uma chapa, 3/16" soldada , alguns soldam nas duas faces da longarina, mas no meu, que ja tava so o pó, soldei na face superior , e após 2 anos , tem se mostrado satisfatório, se vc quiser tirar duvida encoste em algum jeep 82 e olhe por baixo....espero ter ajudado....e boa sorte

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Giovane, a chapa soldada aumenta e muito a rigidez do chassi, é só vc pesquisar um pouco, o momento de inércia da seção pode até dobrar dependendo da espessura da chapa, uma chapa da mesma espessura do perfil do chassi soldado em cima e em baixo, já confere o dobro de rigidez.

Quanto a soldar reforços na "alma" do perfil, isso pode ser feito em alguns pontos mas em geral se feito de qualquer maneira sem qualquer noção dos esforços envolvidos, pode condenar o chassi, criando pontos de concentração de tensões que acabam por romper subitamente.

Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    o meu deisd quando eu comprei, em 98, ele já veiu reforçado em cima e em baixo no chassis... nao sei exatamente a medida das chapas utilizadas e nen se esse reforço veio de fabrica, só sei que tá bao até hj e nunca sofri com trincas!!!
    é um 76... axo que o antigo dono reforçou ele, pq utilizava o jeep numa fabrica de tilolo!!!

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Segue a receita aqui do forum e seja feliz.

Regra número 1: Pesquise o que já foi feito pela galera e copia sem dó. Nada melhor do que seguir a receita de que já fez isso a anos atras e está com o jeep rodando até hoje.

Regra número 2: Procure postar suas dúvidas de assuntos já discutidos aqui no forum nos tópicos já existentes, assim não cria tópicos repetidos.
    x2

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem