x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
    Entrada
    24/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    59
    Posts
    166
    Agradecimentos: 0

    Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"




    Olá pessoal, para quem tem dificuldade de remover o cubo do eixo traseiro chavetado.
    Esse é um sacador de cubo da roda traseira chavetado batizado de "Extractador Tabajara", o processo é simples, foi utilizado um pedaço de viga de Maçaranduba (não é o do Casseta e planeta "aquele que dá PORRADA") mas pode-se utilizar outra madeira dura. Fiz o seguinte, furei em três lugares formando um triangulo, da mesma forma que é feito nos sacadores profissionais,
    A madeira foi rebaixada para aproveitar três parafusos que eu já tinha em casa de M12 x 100 de aço 10.9 é questão de adaptar a idéia com o material disponível.
    Estando tudo pronto é só colocar os parafusos no lugar e começar a apertar um pouco cada parafuso, (Os três de forma igual).
    Não esqueça de colocar a porca do eixo no lugar (rosquea-la até quase a ponta do eixo atravessa-la toda, para proteger os fios de rosca).
    De repente ouve-se um estalo e o cubo salta fora e não tem perigo de acertar em ninguém pois, a porca o segura no lugar.
    A primeira vez que utilizei o "extractador Tabajara" o cubo não saiu de primeira pois estava muito travado pois fazia muito tempo que não era desmontado mas com a ajuda de uma marreta fui batendo com jeito em volta até soltar, não é para bater como se fosse quebrar concreto, pois pode estragar o cubo ou o semi eixo. Dos dois semi eixos um soltou relativamente fácil o outro tive que usar a marreta.
    Não sei se essa forma é a mais correta, mas funcionou.
    Um detalhe importante é que meu Jeep tem freio à disco na traseira e é só remover os parafusos de roda do cubo para encaixar os M12 x 100 e depois reinstalar os 5 parafusoa novamente, para quem tem freio a panela na traseira não dá certo.
    Um abraço,
    Maurício.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"-image1a_201.jpg   Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"-image2_188.jpg   Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"-image3_982.jpg   Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"-image4_713.jpg   Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"-image6_773.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Depois de quase 10 anos..... Ressuscitando o tópico..

    Foi uma boa dica.. Parabéns..
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #3
    Realmente é uma luz....Vou por nos favoritos...daqui uns 3/4 meses terei que mexer com isto...

  • #4
    Usuário Avatar de kaiser64
    Entrada
    14/11/2013
    Local
    CASCAVEL/PR
    Idade
    32
    Posts
    230
    Agradecimentos: 0
    amanha vou testar kk estou sofrendo com um aqui


    obrigado pela dica

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Uma dica que pode salvar o dia... serve pra qualquer saca polia, ou no caso saca cubo... estando pressionado os parafusos, no caso do esquema acima 3 parafusos, pode-se dar uma martelada ou marretada no centro, no caso em direção ao parafuso que segura o cubo (aquela porca grande do meio)... isso irá fazer uma pressão mecânica e de repente pode ser assim que o cubo descole, então sempre que um saca polia pesar nos parafusos não o force com a chave, dê essa batida no parafuso do centro (nos sacas polias seria no mesmo parafuso que se aperta)... e aí sentirá que afrouxou um pouco, repetindo essa técnica até sacar fora o que se quer... no caso do cubo de roda por ser cônico ele sacará de vez!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Pablo,
    Só para constar o nome científico desta marretada no centro - Isto chama-se "Acordar o Parafuso". Aprendi com o um primo meu.
    Se o parafuso não sai vc. tem que acordar ele...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mesmo princípio das chaves de Impacto.

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Exatamente... mas no caso de ter que soltar a porca (ou parafuso)... nesse caso é realmente para descolar, pois como o encaixe é cônico, ele fica preso praticamente só pelo poder do aperto do cônico!!!

    Pablo
    4X4 Brasil
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #8
    Usuário Avatar de jaimebrasil
    Entrada
    16/03/2015
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    48
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Amigos, pergunta de um pobre mortal mexânico: os espelhos do freio traseiro do meu willys 1966 (freio de tambor) estão enferrujados, quero retirá-los para manutenção e para isso vi que devo primeiro tirar o cubo, é isso mesmo? Isso mexe com a ponta de eixo no diferencial ou nada a ver?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade