PessoALL bom dia!

Depois de ler muito em relacao a qual sistema de ignicao usar, acabei descobrindo algumas coisas interessantes para aplicar no meu GM151s.

Meu motor usa o sistema de platinado (e acredito que desde 1977 ainda seja o mesmo distribuidor).
Tendo em vista a melhoria na queima proporcionada pelas bobinas plasticas (como a famosa Bobina do Gol 1.6/1.8 MI = Cod BOSCH - F.000.ZS0.105), resolvi procurar uma forma de usa-la.
Pois bem, como muitos sabem essa bobina nao pode ser usada em sistemas a platinado nem em sistemas convencionais (ignicao eletronica Hall ou Magnetica) pois sua forma de disparo é diferente.

Outra coisa é que nao sei como esta o funcionamento dos sistemas de avanco do meu distribuidor e o preco dessa peca esta rondando a faixa de R$300,00

Depois de pesquisar muito encontrei duas solucoes interessante que estou pensando em adotar no meu motor:

1- Usar a bobina VW Golf 1.8 / 2.0 ; Passat Alemão 1.8 / 2.0 ; Ibiza ; Seat Cordoba Mod. 3 Pinos código: 6N0905104

Essa bobina ja possui o circuito de disparo integrado bastanto apenas um pulso negativo para que ocorra o disparo da mesma (tensao de saida de aprox 45Kv). Pode-se usar o sistema de disparo via Hall ou Platinado bastando deixar sua abertura proxima de 0,7mm.

Os contras: Todo sistema de avanco fica dependente do distribuidor, portanto se ele nao estiver legal voce nao tera nenhuma melhora nessa quesito.

Os prós: Vai melhorar a queima pois a tensao fornecida por essa bobina é de aprox o dobro de uma bobina asfaltica convencional.

Valores: Aproximadamente R$100,00 da bobina + instalacao

2- Usar um modulo EZK.

O modulo EZK nao só oferece modo de disparo para bobinas plasticas como tambem faz um controle muito eficaz dos mapas de avanco levando em conta pressao do coletor temperatura e rotacao. É como se fosse uma mini central de ignicao avancada.

Os contras: A principio nenhum em comparacao ao sistema anterior, porem é mais caro e alem do modulo EZK é preciso comprar a bobina.

Os prós: Controle eficaz do avanco por mapas previamente gravados na sua memoria. Voce vai ter o melhor avanço disponivel em toda faixa de carga, temperatura e RPM do motor, com possibilidade de correção de ponto em detonação.

Valores: R$200,00 do modulo EZK + R$85,00 da bobina plastica.

Estou apenas esperando capitalizar (pois o kit flutuante me quebrou as pernas e a dona patroa esta me olhando com cara feia todos os dias), mas estou louco pra montar esse segundo sistema e ver como ficara seu funcionamento.

Fica ai a ideia!