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  • #1

    Ajuda para comprar um motor AP




    amigos, vou comprar um motor AP + câmbio Chevett. Já li vários tópicos mas nenhum tirou minha dúvida:
    Vou comprar o motor AP 2.0 com injeção eletrônica completo. O motor é de um Santana Quantum 1998. Queria saber quais são os componentes necessários que não podem faltar na hora de comprar esse motor. Já me falaram de:
    - Volante do motor;
    - Módulo + chicote de I.E
    - Bicos (que bicos são esses???)???
    - Alternador
    - Coletores (que coletores são esses)????
    -.... e mais algumas outras coisas que não lembro o que são.
    Gostaria da ajuda para completar essa lista de itens que não podem faltar.

    obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por renner Ver Post
    amigos, vou comprar um motor AP + câmbio Chevett. Já li vários tópicos mas nenhum tirou minha dúvida:
    Vou comprar o motor AP 2.0 com injeção eletrônica completo. O motor é de um Santana Quantum 1998. Queria saber quais são os componentes necessários que não podem faltar na hora de comprar esse motor. Já me falaram de:
    - Volante do motor;
    - Módulo + chicote de I.E
    - Bicos (que bicos são esses???)???
    - Alternador
    - Coletores (que coletores são esses)????
    -.... e mais algumas outras coisas que não lembro o que são.
    Gostaria da ajuda para completar essa lista de itens que não podem faltar.

    obrigado.
    Bom, vamos lá:

    O Volante e Alternador você encontra fácil, nada complicado nem muito caro. Se achar um motor em bom estado, e tiver faltando o volante e alternador, não deixe de comprá-lo por causa disso.

    Os coletores são os de admissão e escapamento. Disso eu não sei se é tão facil encontrar, já que é injeção eletronica. Mas se fosse carburado, achava fácil fácil nos desmanches.

    Já os chicotes da IE, módulo e bicos (são os bicos INJETORES), esses não podem faltar!!! Achar isso nos desmanches é difícil, e caro. Compensa comprar que já os tenham!


    Eu SUGIRO vc que opte por um AP 2000 MI (MI = Multi Injection, que traduzindo para o "brasileirês" quer dizer que o motor possui multiplas injeções, que no caso do AP, são 4 bicos [1 pra cada cilindro], ao contrário do AP 2000 I, que possui apenas um bico injetor.)


    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Usuário Avatar de Dodger
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    É só pegar ele completinho, se tiver funcionando no carro melhor, arranca tudo junto, ou pelo menos do jeito que estava no carro(completo).
    Se o motor tiver parcial(só motor sem periféricos), cuidado pq o molho vai sair mais caro que a salada. Se tiver que comprar tudo avulso(coletores, modulos injeção, flauta, bicos, tbi, alternador, arranque, capa seca, etc, etc) acaba saindo muito caro. melhor combinar direitinho com quem tá te vendendo e já tira tudo, desde o tanque até o radiador

    Esses AP 2.0 de 1996 pra cima são os melhores(injeção multi ponto), muita força e são até bem economicos. tenho um santana 2.0 Mi e chega a fazer 14km/l na estrada.

  • #4
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    O chicote não é de extrema importância. Dificilmente vc vai conseguir usá-lo, e se for usar vai ser emendando, pois na hora de adaptar vai mudar medida, posição de sensor de sonda lambda, posição do chicote da bobina, ou seja melhor fazer um novo na medida certa pro seu CJ.

    []s e boa sorte

    Peleje

  • #5
    não se esqueça do radiador e se der pegue a direção hidráulica tb e a bomba...

  • #6
    Citação Postado originalmente por proença Ver Post
    não se esqueça do radiador e se der pegue a direção hidráulica tb e a bomba...

    Proença, já peguei o motor (quase completo). Ficou faltando pouca coisa:
    -o tubo do escapamento que enrosca a sonda lâmbida;
    -válvula cânister
    -chicote da flauta
    -RADIADOR

    Agora queria saber qual radiador utilizar na adaptar no CJ5?

    Abraço.
    RENNER

  • #7
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    Citação Postado originalmente por renner Ver Post
    Proença, já peguei o motor (quase completo). Ficou faltando pouca coisa:
    -o tubo do escapamento que enrosca a sonda lâmbida;
    -válvula cânister
    -chicote da flauta
    -RADIADOR

    Agora queria saber qual radiador utilizar na adaptar no CJ5?

    Abraço.
    RENNER
    O tubo de escapamento seria legal achar um pedaço do original, porém se não achar, isso é fácil de resolver, basta soldar uma chapa grossa no tubo de escape e fazer a rosca, não pode esquecer que a sonda lambda não pode ficar muito longe da saida do coletor.

    chicote da flauta vc refaz, basta comprar os terminais.

    Radiador vc tem a opção de usar o radiador original do CJ. Eu uso o original e nunca me deu problema.

    []s e boa sorte

    Peleje

  • #8
    amigo,
    o jeep já está com o motor + câmbio no lugar e quase tudo pronto.
    Agora estou com problema de instalar o filtro de ar.
    O original do Santana 97 M.I. (que acompanha o motor quando eu comprei) está muito grande para o cofre do motor e a posição das mangueiras não está nada favorável.
    Alguém poderia sugerir outro tipo de filtro de ar para adaptar em substituição ao do Santana?
    Me indicaram aquele filtro esportivo cônico. Será que funciona?

  • #9
    Usuário Avatar de RHL
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    filtro esportivo e terra NÃO combinam...
    Você precisa de um filtro de um motor de potência parecida com o AP, senão o jipe vai ficar de "nariz entupido".
    Tente os da linha GM (Corsa 1.8, astra, monza injetado, etc)

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por renner Ver Post
    amigo,
    o jeep já está com o motor + câmbio no lugar e quase tudo pronto.
    Agora estou com problema de instalar o filtro de ar.
    O original do Santana 97 M.I. (que acompanha o motor quando eu comprei) está muito grande para o cofre do motor e a posição das mangueiras não está nada favorável.
    Alguém poderia sugerir outro tipo de filtro de ar para adaptar em substituição ao do Santana?
    Me indicaram aquele filtro esportivo cônico. Será que funciona?
    Como o Márcio disse, filtro esportivo, não serve pra Jeep.
    Pode usar do Tempra 2.0, ou da S10 diesel, no meu uso o da Land Rover Defender 110. Acho que da Kombi injeção tbm dá conta do recado.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
    mas tem se quer um que sirva no motor AP 2.0 M.I?
    A mangueira do filtro original tem um anti-chama que entra no motor.

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por renner Ver Post
    mas tem se quer um que sirva no motor AP 2.0 M.I?
    A mangueira do filtro original tem um anti-chama que entra no motor.
    Como assim??? Vc diz a mangueira???

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

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