x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1

    Controle de freio individual...




    PessoALL,
    Hoje eu estava pensando (sei, sei, momento raro ) se não daria pra fazer aquele esquema de freio individual nas rodas (como no CJ do Giovani) só que ao invés de "válvulas esféricas" utilizar selenóides elétricos parecidos com akeles de gabine de caminhão...
    Desta forma teriam apenas 4 interruptores no painel, cada um com a função de "bloquear" o fluído para uma roda...
    Alguém aki tem experiência com selenóides? Alguma dica?
    A figura abaixo é um diagrama da idéia...

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Controle de freio individual...-selenoide-freio_677.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    hummmm

    Fala viajante Walter

    É uma boa idéia, mas alguém já fez isso... ou pelo menos parecido... e não foi o Giovani

    Não sei o esquema, mas baixa o arquivo que está no files, se chma Dragão de Brasilia, eu tenho a revista com a reportagem, não sei se é o mesmo esquema seu, ou do giovani ou é exclusivo do Rubão, mas dá pra tirar algumas idéias e aperfeiçoamentos.


    []'s feliz com meu freio ABS (A Base da Sandália) ou se preferir, só parando em Atoleiro, Barranco ou Subida hehehehehe

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #3

    Re: hummmm

    Citação Postado originalmente por monge
    Fala viajante Walter

    É uma boa idéia, mas alguém já fez isso... ou pelo menos parecido... e não foi o Giovani

    Não sei o esquema, mas baixa o arquivo que está no files, se chma Dragão de Brasilia, eu tenho a revista com a reportagem, não sei se é o mesmo esquema seu, ou do giovani ou é exclusivo do Rubão, mas dá pra tirar algumas idéias e aperfeiçoamentos.


    []'s feliz com meu freio ABS (A Base da Sandália) ou se preferir, só parando em Atoleiro, Barranco ou Subida hehehehehe

    Eugênio
    Monge,
    Eu tenho a revista que aparece o Dragon do Rubão aki...
    Mas me parece que não tem nada a ver com o esquema de selenóides não... não dá pra ver certinho pela revista, mas está me parecendo mais ser acionamento por cabo... além de que ele tem um sistema de distribuição de frenagem que veio dos carros de Fórmula 3... que parece ser muito fácil de se fazer em casa também! hehehehehe...

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Aê Walter !

    Eu também já havia pensado nisso, mas esbarrei em encontrar uma eletroválvula adequada. Tem que ser uma que suporte a pressão do sistema quando está fechada e que seja feita de um material que não seja atacado pelo fluído de freio.

    Se descobrir alguma que sirva, posta aqui por favor, porquê aí fica muito simples de instalar, pois não precisa trazer toda a tubulação do freio p/ o painel do Jeep ...

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #5
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    46
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Oi pessoal,

    Me desculpem, mas eu não entendi qual seria o propósito deste sistema da super-máquina...

    [ ]'s flutuantes...
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #6
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Oi pessoal,

    Me desculpem, mas eu não entendi qual seria o propósito deste sistema da super-máquina...

    [ ]'s flutuantes...
    Fala Ramiro,
    O propósito principal, é quando acontece de uma roda ficar girando no ar, e a outra parada no chão...
    então utiliza-se este sistema de freios como um "bloqueio", saindo do enrosco mais facilmente.. =D
    Rolou este assunto aki no fórum a algum tempo atrás...

    []´s

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0

    Freio

    Achei bem interessante a idéia. Estou fazendo contato com um amigo meu, o Mauro, que tem uma fábrica de válvulas solenóides e, certamente, terá interesse em nos ajudar nisto.

    [] freiados
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8

    Re: Freio

    Citação Postado originalmente por Cícero Franco
    Achei bem interessante a idéia. Estou fazendo contato com um amigo meu, o Mauro, que tem uma fábrica de válvulas solenóides e, certamente, terá interesse em nos ajudar nisto.

    [] freiados
    Valew Cícero...
    Quando falar com ele, pergunta se ele tem uma válvula com as seguintes características:

    Resistente ao fluído de freio
    Resistente a altas pressões
    Diâmetro de 1/4 polegada
    12volts
    Volte automaticamente ao estado "aberta" quando não estiver acionada

    Por estas e outras que o Fórum eh de grande valia... sempre tem alguém que conheçe o fulano que mexe com aquilo, e pode conseguir isso, e assim vai..

    4x4BRASIL - Os jipeiros que entendem disso, ajudando os jipeiros que entendem dakilo.... hahahahahaahaha que pérola....

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0

    Freio

    Walter, sabes qual é a pressão que a válvula tem que agüentar e o diâmetro do orifício?

    E não vem com esta história de "entendidos"

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #10
    Cícero...
    O diâmetro pode ser de 1/4 de polegada....
    A pressão, eu não sei ao certo... mas não deve ser MUUITA coisa não...
    talvez o Bill ou o Giovani devam saber...
    ENTENDIDOS!!! TÃO EM QAP!???

    []´s

  • #11
    PessoALL,

    Achei muito interessante a solução , pois já estava disposto a fazê-lo com as válvulas esféricas.
    Agora, e em relação à eficácia do sistema, não estaria mais sujeito à falhas e/ou panes, comprometendo desta forma a segurança ???

    Já pensaram... A viatura em movimento... 8) um curto... rodas travadas... e... ...


    []'s
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #12
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    A viatura em movimento... 8) um curto... rodas travadas... e... ...
    []'s
    A viatura em movimento... 8) um curto... rodas travadas... e... 8) ... TCHANAM!!!! Uma valvula esférica de emergência!!!! =DDD Além de muito silicone pra não chegar a dar o curto DE JEITO NENHUM!!!
    Ou então um sistema de relês dupls... se der pane em dois relês do mesmo interruptor, de uma vez só... é pq tinha que ir pro mato mesmo! hehehehehehe

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade