x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1

Nivel de oleo dos diferenciais [IDEIA]

Pessoall!

Conversando com alguns amigos (donos de Jeep e donos de Pickups) e comparando os diferenciais do meu Willys e de uma D-20 percebemos que o nivel de oleo do diferencial da D-20 ultrapassa a base dos eixos, ou seja o oleo lubrifica tanto o diferencial quanto os eixos.
    No caso do Jeep isso tambem acontece porem somente quando se faz curvas e o oleo vai para os eixos pois o nivel é bem abaixo da base do eixo.

Minha ideia seria aumentar o nivel de oleo nos diferenciais ate ficar aproximadamente 0,5cm de oleo dentro dos eixos.

Pergunto aos amigos mais experientes, isso poderia trazer problemas (vazamentos, contaminacao da graxa dos rolamentos) ou é uma ideia a se experimentar?

Aproveitei uma foto de algum usuario aqui do forum e fiz duas marcações para tentar explicar melhor a minha ideia.

Em amarelo é o nivel original, e em vermelho seria o novo nivel. A ideia seria abastecer atraves do respiro do diferencial que fica bem mais elevado.

CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    o difícil vai ser esperar o óleo descer pelo furo do respiro...

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    o difícil vai ser esperar o óleo descer pelo furo do respiro...
    Isso é o de menos obviamente, a duvida é quanto a possiveis "prejuizos"
    Xterra 2004 + Ups

Dic3,
    `
    Acredito que isso é uma modificação desnecessária. É algo como mexer no time que esta ganhando. A maioria dos Jeeps rodaram décadas sem muita manutenção (na melhor das hipótese trocava-se o óleo) é dificilmente dava problema. Logo, o sistema deve estar bem dimensionado. Quanto ao óleo ir para os eixos somente quando faz curva é um engano..... tente imaginar o tanto de óleo espirrando para todos os lados quando a coroa estiver rodando em uma velocidade considerável!!!! Tenha certeza de que irá entrar óleo em tudo que é canto. O maior nível de óleo também irá forçar mais o conjunto, pois a coroa enfrentará mais resistência ao passar pelo óleo. Também devera exigir mais dos retentores da ponta de eixo. Uma pergunta: para que lubrificar o eixo??? Em uma ponta ele esta apoiado na caixa de satélites, na outra em um rolamento.... o rolamento é selado e lubrificado nos jeeps mais novos (não sei se é assim abaixo de 76) então tudo que precisa de lubrificação esta dentro da bolota do diferencial. Suponho eu na minha ingenuidade.
    Agora tentando resumir de uma forma leiga. O Jeep foi feito numa época em que os veículos deveriam precisar de pouca manutenção e durar muito, então se os projetistas disseram que esse era o nível necessário possivelmente é porque eles descobriram que não precisava de mais óleo para funcionar. Se a D20 usa mais óleo deve ser porque ela tem essa necessidade específica.

Abraços.

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Pois é Hudson, o que eu pensei analisando com calma é que os Jeeps foram desenvolvidos para trabalhar sempre em velocidades baixas e trajetos curtos (trabalhar no mato, falando um linguajar mais simples). Hoje queremos o Jeep para deslocamentos mais longos e a velocidades mais altas (70 80 90Km/h). O que pensei com essa artimanha seria de manter os rolamentos e adjacencias em um regime de lubrificacao mais constante.
    Xterra 2004 + Ups

Até o início da década de 70 cruzava-se o país de jeep, depois começou-se a fazêlo de fusca também. Trajetos curtos são mais desgastantes para os sistemas mecânicos do que trajetos longos, pois os sistema poderá funcionar a maior parte do tempo fora da temperatura ideal de operação. Quanto a velocidade, pode ter certeza de que os rolamento foram projetados para aguentarem muito mais, o que não aguenta é a aerodinâmica e estabilidade de uma geladeira. O meu CJ5 quando era original andava a 90sem problemas.

Abraços.

Não é porque coloca mais óleo no sistema que a lubrificação melhora !

Tanto que na vareta do motor, tem lá nível mínimo e máximo ! Não é para colocar a mais !

Não sei se alguém leu algum manual de câmbio, mas a informação lá e clara ! Colocar apenas a quantidade recomendada de óleo na caixa, sob pena do excedente vazar pelos retentores !

Acho que é isso que vai acontecer no diferencial, o óleo que estiver na altura do retentor vi vazar para a tubeira !

Se quer uma lubrificação mais garantida, troque o óleo do diferencial com um intervalo mais curto, mas não altere o nível !!

[]´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

Aproveitando o topico aberto, gostaria de tirar uma duvida.
    Estava querendo trocar o oleo do meu diferencial, e não sei como faço isso. Da pra fazer isso sem tirar a tampa, pois a mesmo esta vedada dom silicone, não si se não tem vazamento porque esta bem feito ou porque ta sem oleo mesmo, por isso queria ver se conseguia remover o oleo que esta la(se tiver e colocar um novinho). Da pra fazer isso sem remover a tampa ??

Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Aproveitando o topico aberto, gostaria de tirar uma duvida.
    Estava querendo trocar o oleo do meu diferencial, e não sei como faço isso. Da pra fazer isso sem tirar a tampa, pois a mesmo esta vedada dom silicone, não si se não tem vazamento porque esta bem feito ou porque ta sem oleo mesmo, por isso queria ver se conseguia remover o oleo que esta la(se tiver e colocar um novinho). Da pra fazer isso sem remover a tampa ??
    WCAS

Nunca tinha reparado, mas não tem nenhum dreno mesmo, então acho que ou vc tenta tirar o oleo da mesma maneira como se coloca (talvez utilizando aquelas bombas a vacuo que tem em posto de gasolina) ou tirando a tampa mesmo..

vou tirar a tampa então, ai ja vejo como é que esta dentro.

O nivel de oleo é de 1,5 mesmo ?? qual oleo é mais usado, estes que estão comentando acima ?

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Pessoall!

Conversando com alguns amigos (donos de Jeep e donos de Pickups) e comparando os diferenciais do meu Willys e de uma D-20 percebemos que o nivel de oleo do diferencial da D-20 ultrapassa a base dos eixos, ou seja o oleo lubrifica tanto o diferencial quanto os eixos.
    No caso do Jeep isso tambem acontece porem somente quando se faz curvas e o oleo vai para os eixos pois o nivel é bem abaixo da base do eixo.

Minha ideia seria aumentar o nivel de oleo nos diferenciais ate ficar aproximadamente 0,5cm de oleo dentro dos eixos.

Pergunto aos amigos mais experientes, isso poderia trazer problemas (vazamentos, contaminacao da graxa dos rolamentos) ou é uma ideia a se experimentar?

Aproveitei uma foto de algum usuario aqui do forum e fiz duas marcações para tentar explicar melhor a minha ideia.

Em amarelo é o nivel original, e em vermelho seria o novo nivel. A ideia seria abastecer atraves do respiro do diferencial que fica bem mais elevado.
    O óleo que for para a tubeira, não tem nenhuma finalidade, ali não tem nada para lubrificar.O mais provável é que ele vaze todo pela ponta do semi eixo, contaminando a graxa dos rolamentos e indo parar dentro dos cubos traseiros.

O óleo do diferencial não vai para a tubeira quando se faz curva.Ele vai se o jeep tombar.

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Talking

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    O óleo que for para a tubeira, não tem nenhuma finalidade, ali não tem nada para lubrificar.O mais provável é que ele vaze todo pela ponta do semi eixo, contaminando a graxa dos rolamentos e indo parar dentro dos cubos traseiros.

O óleo do diferencial não vai para a tubeira quando se faz curva.Ele vai se o jeep tombar.

[]'

Falou tudo.

Assino e cuspo em baixo da assinatura!!

[]´s
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem