Meu CJ5, motor BF 161 ta com um comportamento entranho:
Ligo ele, ele começa a funcionar, vai aumentando a aceleração, estabiliza e depois
de alguns segundos a 1 minuto ele começa a falhar, pipocar e morre...
Vejamos:
Já limpei o carburador
Tem combustivel
O filtro de combustivel foi trocado
limpei o rotor, distribuidor, contatos das velas
A bobina tava muito quente... mas é normal certo? (pensei que era problema, mas
coloquei outra, liguei os cabos e o comportamento é o mesmo do motor...)
Se eu manter acelerado, no inicio ele funciona normal, depois de um tempo, da umas pipocadas...
Alguma dica do que pode ser? caburador, mistura, pane elétrica?
Se o motor morrer de uma vez, rapido, é pane eletrica, se ele falhar pode ser a bomba de combustivel, nos BF quando ficam quentes a bomba pode falar, coloca um pano molhado nela e veja se melhora.
bobina não deve esquentar, se está esquentando ela não é a correta pra sua viatura, tem um topico aqui no forum falando sobre isso... só não lembro onde....
faz uma revisão geral da parte elétrica e aproveita para adaptar uma ignição eletrônica, e talvez uma injeção... a propósito: qual a quilometragem? de repente seja interessante fazer uma retífica...
bobina quente está perdendo corrente, dissipada em energia térmica... bomba de gasolina quente fica cheia de vapores que atrapalham o fluxo de combustível, ocasionando falhas...
quando o meu acontecia isso, foi depois que limpei o carburador, e o que estava de errado é que ficou um vazamento de gasolina no pistão e dava ecesso na cuba, acabou o vazamento ficou perfeito.
Antes de sair destruindo os fios vai no basico, carburador, velas, faça o teste varias vezer para ver se tem um padrão no problema.
O engraçado é que, se eu acelerar, ele vai tipo voltando ao normal, mas pipocando ainda ae
da uma esticada, estabiliza e volta a pipocar e morre aos poucos....
Outro colega me disse p/ ver a tubulação e tanque de gasolina se tem sujeira... mas engraçado, a gasolina sai normalmente...
wcas: onde e como posso ver se tem esse vazamento/excesso na cuba? como noto isso?
Eu tambem fiz recentemente revisão no carburador...
parte eletrica praticamente to quase descartando, pois se ficar acelerando, funciona... no inicio das partidas é que ele funciona legal... depois nas acelerações vc sente uns pipocos...
mas se acelerar bastante parece que fica normal, mas sem marcha lenta não tem jeito né...
lostensos, quando voce abre o carburador(DFV) tem aquele pistão que injeta gasolina, do lado dele tem uma valvula de passagem de ar que quanto o pistão é empurrado para mandar gasolina para a saida este pistão fecha, porem dependendo que como foi feito a limpeza, essa valvula pode ter sido amassada e quando o pistão empurra gasolina pelo canal ela vasa peva valvula.
Putz... meu Jeep ficou assim esse final de semana, mas é a bobina, refiz todo o motor, coloquei o modulo de iginição assistida do Marcelo, e como ele falou que mudando para a bobina vermelha melhoraria mais ainda, mudei, estava indo para o sitio e o motor morreu, a babina estava tão quente quanto o escapamento, vou voltar a bobina velha...