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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Dodger
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    Marcador temperatura Horasa no OHC - sensor temp




    Buenas Senhores!!!

    Seguinte, tou com um marcador marca Horasa de temperatura aqui, véio porem novo de estoque antigo e tava querendo colocar ele no OHC do meu Maverick.
    Pra quem num sabe, no Maverick o sensor de temperatura no motor é só para acionar uma luz espia que serve para te indicar quando a junta do cabeçote queimou a exatos 3 minutos atrás.

    Pois bem, qual sensor eu acho facilmente para instalar no OHC e usar com este marcador??? A rosca dele parece ser 16mm(5/8)

    marcador com rosca de 16mm eu achei uns 3 diferentes nos catalogos da MTE de Fiat da decada de 70 a 90 e outros de Volvo de 5/8 mas estes nem vou procurar...

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
    De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

    Questão mecânica:
    Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

    Questão elétrica:
    Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

    Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
    Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #3
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
    De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

    Questão mecânica:
    Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

    Questão elétrica:
    Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

    Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
    Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

    Sds.
    Poisé Alessandro, eu até li uns 5 ou 6 tópicos sobre o assunto, mas ninguém falou nada sobre motores OHC.

    A questão parce ser esta mesma, usar um sensor que encaixe no motor OHC e que tenha resistencia adequada ao marcador, mas aí vem o problema(ou problemas):
    Primeiro que os marcadores Horasa não são mais fabricados a muito tempo apesar de terem vindo de série ou peça paralela em inumeros carros nacionais da decada de 60/70 e consequentemente num achei mais informação sobre estes instrumentos. Segundo que nos catalogos dos fgabricantes de sensores não se fala em resistencia especifica de cada um, somente rosca e aplicação por veiculo. E para Piorar no Sensor original do OHC do maverick é só um interruptor que "fecha" em 118ºC e acende a luz espia do painel te avisando que pode levar o carro pro mecanico que pelo menos a junta do cabeçote já era...

    O que eu posso e vou fazer se num achar alguma dica sobre isso é comprar um sensor que dê encaixe no OHC e testar o funcionamento dele com o marcador em bacada pra ver se fica compátivel.

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Por isso te recomendei o sensor do OHC que foi utilizado no Jeep, pois deve servir no seu motor. Se servir, então será uma questão de tentar ajustar/compensar a leitura deste instrumento que tens;
    Realmente uma lâmpada não te diz muita coisa e pode te informar quando a coisa já tá feia. Pior ainda se a lâmpada está queimada, desencaixada do soquete ou simplesmente o fio do sensor está solto/rompido... nunca irá acender.
    Esta é uma vantagem do indicador com ponteiro, você tem chance de observar o comportamento dele ao longo da escala.
    A adoção de uma lâmpada piloto é uma solução porca adotada por alguns fabricantes de modo a reduzir custo em alguns modelos pé-de-boi.
    As informações fornecidas pelos fabricantes realmente ficam a desejar porém, neste caso devemos entender que para mercado de reposição é o suficiente. Quando queremos fugir do "Standard" e partir para projetos próprios ou adaptação é que a coisa complica. Alguns fabricantes fornecem a resistência do sensor para uma dada temperatura, normalmente duas pois o comportamento da resistência elétrica em função da temperatura não ser puramente linear.
    Como você já percebeu, instrumento e sensor constituem um par-casado.
    Posso estar falando bobagem, mas você já verificou o sensor que vai na Ford Ranger com motor OHC?
    Cosidere a possibilidade de utilizar sensores com rosca de diâmetros menores e um adaptador torneado (redução).

    Boa sorte na procura.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #5
    Usuário Avatar de Dodger
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    A primeira opção seria o sensor do Jeep OHC mesmo, mas num achei, acha fácil só pro BF. Unico lugar que que eles tinham isso foi na Donatti, mas apesar de constar no site deles, não tem isso em estoque. Em catálogos tbém não tem nada, por isso parti logo pra encontrar um outro qquer que seja compativel

    Obrigado pela ajuda!

  • #6
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    Felipe, se não me engano ja li em algum lugar que o sensor do uno mille entra (não faço idéia qual motor).

    Também vou precisar de um desses pro meu, mas ainda não comecei a procurar...

  • #7
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
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    É galera após muita pesquisa parece que o sensor é o MTE-3023, rosca 17mm (tanto 4 ou 6 cilindros).
    Este para marcadores originais!

  • #8
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por Mário RED JEEP Ver Post
    É galera após muita pesquisa parece que o sensor é o MTE-3023, rosca 17mm (tanto 4 ou 6 cilindros).
    Este para marcadores originais!
    E ai Mário..

    Vc mesmo disse em outro tópico que o sensor compativel com o marcador da Willtec é o 3029.. Olha lá que eu tb tive que fazer uma adaptação igual vc terá que fazer .. http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ohc-2-3-a.html

    Referente ao sensor 3023 a rosca é bem diferente do 3042 que segundo o Felipe serve no OHC (mesma rosca) e é compativel com o marcador original..

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #9
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    Boa tarde, estou com problemas no medidor de temperatura(Horasa) do meu Jeep Willys 1958, coloquei um motor AP 1.8 MPI, porém, não sei o valor da resistência do medidor para poder colocar um sensor compatível. Gostaria de manter o medidor original, só preciso saber qual sensor colocar, já fui em 3 oficinas aquí em SP e não adiantou...

    Grato.

    Aramir

  • #10
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    Aramir, o caminho que me parece mais conveniente é você mandar um torneiro mecânico confeccionar uma peça para adaptar o sensor original para este instrumento Horasa no furo do bloco do motor AP.

    A escala do instrumento foi confeccionada com base nos valores de resistência ôhmica do sensor em função de uma certa faixa de temperatura. Será uma sorte MUITO grande se existir (e, existindo, você descobrir qual é e onde existe para vender) um sensor que, ao mesmo tempo, encaixe-se no furo rosqueado do bloco *** E *** apresente os mesmos valores de resistência para cada temperatura na faixa de medição do instrumento.

    Abraços e boa sorte!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

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