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  • #1

    Duas Baterias ou uma ?




    Boa tarde

    Esta assunto já foi discutido no forum mais direcionado a instalação mas pode ser util p/ outros algum dia, já que estou questionando custo beneficio e detalhes tecnicos:

    Tenho um jipinho e a bateria Moura, 63Ah/CCA 680 Arriou de vez

    O que recomendam (e porque):

    Comprar duas baterias Jupiter Free, 70Ah/530CCA = Total de 380,00
    (teria no total teorico 140 Ah/1060 CCA ???)

    Comprar 1 unica bateria Moura 75Ah/850CCA = Total de 380,00

    Sempre comprei baterias Moura e nunca tive problema... mas agora ta muito caro!!!
    um absurdo!!!

    Obs: O jipinho tem varios farois de milha, alternador de 70A do santana, motor original
    BF-161... elétrica totalmente refeita (isso foi dez!)

    Analisem mais o custo beneficio do valor x performance tecnica...

    Sei que teria um custo instalar duas baterias (ignorem-no) mas nesse caso sera que
    teria alguma vantagem te potencia ficar com duas ? ou posso ter um prejuizo
    maior de a vida util das duas ser o mesmo no futuro?

    O que acham? Qual a opnião de vc´s p/ compra de bateria de marcas menores
    com preços + convidativos?

    Grato

  • #2

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
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    Agradecimentos: 2
    Eu particularmente optaria por uma bateria de maior capacidade no entanto, duas baterias de menor capacidade de corrente em paralelo funcionarem.
    Atente para o fato que as baterias para estarem dispostas em paralelo devem ser do mesmo tipo, mesma idade e capacidade. A não observância deste detalhe pode acarretar em sobrecarga ou subcarga de um dos acumuladores.
    Outro ponto a ser observado é com relação a bitola dos cabos e seus comprimentos.
    Devido a alta corrente demandada na partida, problemas podem surgir em alguns circuitos pois, embora acumuladores de um dado fabricante sejam iguais, na verdade pequenas diferenças inerentes ao processo de fabricação ocorrem. Estas pequenas diferenças de um modo geral influem no comportamento elétrico do componente e são importantes para arranjos em circuitos mistos, sejam paralelos ou série. Isto ditará o montante de carga e como ambos componentes a fornecerão e não necessáriamente significa que cada acumulador realizará 50% do trabalho total.
    Com o passar do tempo, devido a deterioração, existe a tendência de haver circulação de corrente indevida entre acumuladores contribuindo para a auto-descarga. Na eventualidade de um dos acumuladores apresentar problema, o outro também poderá ser danificado.
    Outro detalhe é que ambos os acumuladores devem ser substituídos se um deles apresentar defeito.
    Resumindo, com critério e com uma instalação bem feita, é possível utilizar deste artifício do contrário, poderá ser mais uma dor de cabeça.
    De um modo geral, cuidado com acumuladores/produtos de marca duvidosa ou miraculosamente baratos .Gostaria de deixar claro que, não estou me referindo especificamente a um ou outro fabricante e sim que como consumidores devemos estar atentos nas comparações.

    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

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