x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,149
    Agradecimentos: 2

    NOTEI VAZAMENTO DE ÓLEO NO ARO




    Olá pessoal!

    Estou com um problema no eixo traseiro do meu jeep:

    Esta semana verifiquei que dentro do aro escorreu óleo, acho que vazou do eixo...Dei uma de xereta e tirei a roda e aquele "copinho" de ferro que fica no meio da panela do freio...quando tirei-o começou a pingar óleo (isso é normal) tem vedação ali? O que evita que vaze óleo por ali? depois que eu montei tudo deu um vazamento ali tb (ver foto).

    Obs: por incrível que pareça, não tem óleo no chão de minha garagem...será que só vaza com o veículo em movimento??

    Perguntas: pq vaza óleo dentro do aro (retentor?) e fora (tem que vedar o copo). É facil o conserto ou complicado? Dicas? Preço?

    Valeu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00745_842.jpg   -dsc00744_183.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Isso não é fluido de freio nao? Pois "oleo" nao parece ser, pois no diferencial é utilizado oleo bem espesso (90) e graxa nos rolamentos....
    Se for o fluido de freio, cuidado pra nao ficar sem freio (se seu jeep tiver o cilindro mestre original o circuito é simples e é bem facil vc ficar sem freio....) alem disso, vc corre o risco de ter a roda travada, em razao das lonas ficarem molhadas com o fluido...
    Entao, cuidado!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Fabiano,
    Pode ser que o vazamento seja do fluido de freio, como mencionou o Vinicius ou até vazamento de óleo do diferencial.
    Existem anéis retentores que fazem a vedação entre o tubo e o semi-eixo de transmissão impedindo que haja contaminação do óleo do diferencial com a graxa do rolamento. Se os mesmos estiverem gastos, é possível que haja vazamento.
    Tente verificar qual o tipo de fluido está vazando. Se houver dúvida, verifique o nível do reservatório do fluido de freio e o nível do óleo no diferencial. Verifique se ocorre algum vazamento quando o freio é acionado.
    Quando há vazamento do óleo do diferencial, este vaza diretamente pelo tambor.
    Você removeu o cubo da roda? Por onde exatamente o óleo pingou?
    Quando você removeu o tambor, como estava o cilindro do freio?
    Se houver vazamento pelo retentor do eixo, é um indício que o rolamento possa estar danificado. Quando o rolamento esta gasto o eixo trabalha de forma excêntrica podendo ocasionar o desgaste dos retentores.

  • #4
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,149
    Agradecimentos: 2
    Olá amigos!

    Eu tb pensei que fosse fluído, até pq o reservatório estava bem baixo...mas eu tinha freio. Coloquei fluido e o freio ficou normal...(tenho o sistema original). Se tudo aquilo por dentro do aro fosse fluido de freio eu estaria sem freio algum, certo? Já encaixo mais uma pergunta, de quanto em quanto tempo é preciso completar o nível do fluído? Fazia mais de ano que eu não abria o reservatório, para ser mais exato, desde que eu troquei todos os cilindros de freios (inclusive o mestre).

    Não aparenta vazamento do cilindro de freio, pois quando tirei o pneu e a tampa do cubo, as lonas e tudo por dentro estavam secos. Antes de montar tudo fiz o teste de freiar e verificar o funcionamento do cilindro, tudo ok, sem vazamento....

    Já do lado de fora do aro (frente) o vazamento começou depois que eu desmontei o tambor...eu tirei aquela tampinha (copinho) e começou a pingar óleo no chão, saia óleo pelos lados da "porca grande". Coloquei a tampa rapidamente, pois penso que ela entra sobre pressão e estanca vazamentos...quando tira aquela tampa vaza mesmo?

    Digo-lhes que retentor e rolamentos eu ainda não troquei desde jeep, provavelmente chegou a hora....

    o procedimento de troca (rolamento e retentor) é fácil? caro?

    Aguardo mais dicas!

    falou galera!

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Fabiano,
    Pelo que você descreveu, acredito que tenha chegado a hora de trocar o retentor de graxa do rolamento (retentor interno).
    Com relação aos custos, não sei te dizer.
    Utilizando de paciência e de ferramentas adquadas é possível que você realize o trabalho.
    Sobre o nível do reservatório do fluido de freio, este pode baixar sem que haja vazamentos! A medida em que as lonas vão se desgastando, o cilindro acaba por descrever um percurso maior, sendo que para isso uma maior quantidade de óleo é necessária. Mas sempre fique atento à variações bruscas de nível. Examine periódicamente.

  • #6
    Usuário Avatar de Kubik
    Entrada
    16/11/2004
    Idade
    57
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico: estou com um vazamento semelhante mas na roda dianteira direita. Percebi que as vezes vaza e as vezes não. O que pode ser?

  • #7
    ok fabiano
    o diferencial traseiro do seu jipe é do tipo "canela fina" e usa o sistema de chavetas
    pelo que vi, o que possivelmente ocorreu foi a quebra/trinca do cubo
    isso já aconteceu uma vez comigo e o vazamente foi exatamente igual ao da foto que vc postou
    além de providenciar a substituição do cubo, certamente será necessária a troca do retentor externo (existe o interno também)
    pra ter uma idéia de preços, no josewal (aqui em sp), o cubo custa $76 e o retentor $37
    lógico que antes é oportuno vc tirar a roda e campana pra dar uma checada
    é um belo preju, infelizmente

    [ ]´s

  • #8
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0

    Re: NOTEI VAZAMENTO DE ÓLEO NO ARO

    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Olá pessoal!

    Estou com um problema no eixo traseiro do meu jeep:

    Esta semana verifiquei que dentro do aro escorreu óleo, acho que vazou do eixo...Dei uma de xereta e tirei a roda e aquele "copinho" de ferro que fica no meio da panela do freio...quando tirei-o começou a pingar óleo (isso é normal) tem vedação ali? O que evita que vaze óleo por ali? depois que eu montei tudo deu um vazamento ali tb (ver foto).

    Obs: por incrível que pareça, não tem óleo no chão de minha garagem...será que só vaza com o veículo em movimento??

    Perguntas: pq vaza óleo dentro do aro (retentor?) e fora (tem que vedar o copo). É facil o conserto ou complicado? Dicas? Preço?

    Valeu!
    Fala Amigo !
    Tive um problema parecido.
    De uma verificada em:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12213
    Desmontei a roda e o vazamento parece ser mesmo no burrinho.

    []´s

    Valmor

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade