x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Zé Paulo
    Entrada
    20/03/2004
    Idade
    54
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Disco nas 4 x Válvula Equalizadora




    Bom dia galera!!!

    Vou colocar freio a disco nas 4 rodas do meu jeepão (já até comprei o kit do Berga, só estou no aguardo) e pintou uma dúvida sobre como equalizar a freada da dianteira com a trazeira... dei uma boa fuçada nos tópicos antigos e pelo jeito, só com válvula equalizadora (me corrijam se estou errado).

    Vi que alguns sugerem a da Band, outros da F1000... A questão é: Qual é a ideal??? Ou qualquer destas serve?!?!?! O meu freio vai ser pinça do santana na frente e tempra atrás...

    Abração!!!!

  • #2
    Vai depender da distribuição de peso do veiculo e dos pneus usados

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2

    Equalização

    Reforçando o que o Wallace disse, sendo que já vi muitos cj rodando sem válvula equalizadora com freios a disco,e sem problemas!

  • #4
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    E aí Zé

    Eu uso os freio do Berga a disco na dianteira, a trazeira por enquanto é tambor e vou precisar de válvula , mas ainda tô sem.
    O Berga me disse que geralmente não precisa válvula se for disco nas 4 rodas, portanto acho melhor tu instalar e ver como fica.

    Toma cuidado na hora de testar, quando fui testar o meu, freiei com tudo numa estrada de terra e sem querer dei um cavalo de pau , quase virei o Jeep , vai devagar heim

    Um abração
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #5
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    oi Ze:


    por enquanto eu to sem valvula alguma.depende muito dos pneus.
    eu vou rodar assim por enquanto, mas provavelmente usarei a da D20, se eu ver que for precisar.
    vc pode usar qquer valvula, o que diferencia uma da outra eh a quantidade de pressao que ela vai deixar passar para acionar as pastilhas traseiras.
    vc pode ir testando varias valvulas ate chegar a que te proporciona melhor equalizaçao.
    tem uma valvula interessante usada nos tempra e outros carros mais sofisticados (sistema de pendulo, se nao me engano)que regulam a pressao dos freios traseiros de acordo com o movimento do carro, ou seja, conforme vc freia o carro ela regula automaticamente a pressao hidraulica nos freios traseiros.
    eh um sistema interessante e caro, mas funciona melhor com carros de suspensao macia.

    []´s sem valvulas, por enquanto

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Olá,


    quando se faz um sistema de freios, a área dos cilindros traseiros tem que ser maior que dos dianteiros, isso por si só ja vai diminuir a pressão nas rodas traseiras:


    P= F/A então seria assim,

    P é a pressão do fluido
    F é a força que você faz no atuador (pedal)
    A é a área do cilindro de roda
    ex.
    P=10kg/5cm2 = 2Bar e P=10kg/10cm2 = 1Bar

    se os cilindros de roda forem compatíveis em tamanho com o peso e distribuição de peso do jeep, OK, vai ter um freio eficiente, desde que não carregue demais o carro. Pra quem costuma usar o jeep como transporte de carga, existem reguladores de pressão variáveis, á partir de uma mola interna, (comum principalmente em pick-ups) que podem ser adaptados no jeep.
    Vale ainda lembrar que o volume do cilindro mestre tem que ser suficiente pra pressurisar todos os cilindros de roda, antes de dar fim de curso no pedal.

    []´s

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2

    Pressão

    Colega, ao contrário!
    A pressão aplicada não varia em função da área do cilindro da roda!
    Se você aumentar a área do cilindro, você está aumentando a força aplicada pelo mesmo.
    P = F/A , sendo que a pressão tem origem no cilindro mestre. Esta é transmitida através do fluido até os atuadores.
    Imagine que esta seja constante para efeito de análise, assim teremos
    P = 10 kgf/cm²
    F = ? desejamos saber
    A = Área do êmbolo do atuador da roda, 2 cm² por exemplo.
    asssim teremos:
    F= P.A , F= 10 kgf/cm² . 2 cm²
    F= 20 kgf

    Se aumentarmos a área como citado:
    P = 10 kgf/cm²
    F= ?
    A = 4 cm²
    F= P.A, F=10kgf/cm² . 4 cm²
    F = 40 kgf

    então, como demonstrado matemáticamente, se aumentarmos a área do cilindro estaremos aplicando uma força maior!

  • #8
    Não recomendo valvulas variaveis para uso que não seja no veiculo original. Uma das coisas levada em consideração na curva de trabalho da valvula é o entre eixos...

    Existem valvulas usadas em competição que são regulaveis via um parafuso. São bem mais caras mais pode sair mais barata no final das contas.

    O Alessandro está correto e o Paulo equivocado.

  • #9
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    ...
    É, realmente a pressão que eu quis dizer, não a força aplicada nas rodas.

    Mas, você está correto! A força é maior, lógico, mas com menor deslocamento do cilindro. E isso que eu postei, está escrito na Apostila de Freios Automotivos do SENAI-PR!!!!! Curso Técnico em Automobilística!!!

    Exatamente assim:

    " ...os primeiros veículos fabricados, dispunham de um sistema de freios que atuvam nas quatro rodas sem levar em consideração a carga suportada pelo eixo dianteiro e traseiro. Esse sistema não era adequado, visto que as rodas traseiras, que suportavam menor peso, travavam primeiro que as dianteiras. A primeira mudança efetuada foi o AUMENTO da área dos cilindros TRASEIROS para diminuir a pressão de frenagem."

    " as pressões transmitidas são proporcionais à área das paredes que a recebem." Pascal.

    E isso foi dito em sala de aula!! Pode-se pensar que, a diferença que vai haver no deslocamento dos cilindros dianteiros e traseiros, é que interfere no funcionamento do sistema. E que as pinças dianteiras encostam no disco antes, mas, mesmo assim, sem força, que só vai ser produzida quando houver contato de todas as pastilhas com os discos. E se aplicar pressão no fluido.

    É isso aí pessoal, se eu estava errado, é por que estão ensinando errado no maior órgão de treinamento industrial do país!!!!Vou falar com meu professor de hidráulica e volto aqui.

    []´s indignados (não com colegas mas com a mensalidade de $390lts!!!)

  • #10
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    uma figura tosca,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -press_809.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Eu tenho freio a disco nas 4, da SBD

    Não uso essa válvula equalizadora , use primeiro sem a válvula, faça um teste , se freiar belezinha, sem puxar para nenhum lado, nem precisa disso 8)

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #12
    Mas, você está correto! A força é maior, lógico, mas com menor deslocamento do cilindro. E isso que eu postei, está escrito na Apostila de Freios Automotivos do SENAI-PR!!!!! Curso Técnico em Automobilística!!!

    Exatamente assim:

    " ...os primeiros veículos fabricados, dispunham de um sistema de freios que atuvam nas quatro rodas sem levar em consideração a carga suportada pelo eixo dianteiro e traseiro. Esse sistema não era adequado, visto que as rodas traseiras, que suportavam menor peso, travavam primeiro que as dianteiras. A primeira mudança efetuada foi o AUMENTO da área dos cilindros TRASEIROS para diminuir a pressão de frenagem."

    " as pressões transmitidas são proporcionais à área das paredes que a recebem." Pascal.

    E isso foi dito em sala de aula!! Pode-se pensar que, a diferença que vai haver no deslocamento dos cilindros dianteiros e traseiros, é que interfere no funcionamento do sistema. E que as pinças dianteiras encostam no disco antes, mas, mesmo assim, sem força, que só vai ser produzida quando houver contato de todas as pastilhas com os discos. E se aplicar pressão no fluido.

    É isso aí pessoal, se eu estava errado, é por que estão ensinando errado no maior órgão de treinamento industrial do país!!!!Vou falar com meu professor de hidráulica e volto aqui.

    []´s indignados (não com colegas mas com a mensalidade de $390lts!!!)
    Não quero deixar você chateado, mas na minha experiência profissional tive muito contato com o Senai.
    Uma das minhas funções era contratar estagiários principalmente do Senai para a empresa.
    Invariavelmente na entrevista fica claro que eles achavam que sabiam tudo de tudo. O que obviamente não é verdade.
    Como também fornecíamos programas CAD e CAM para o Senai tinha muito contato com os professores, pois tínhamos que treina-los no uso do programa, dar suporte etc e tal.
    Sempre fiquei surpreso pelo baixo nível médio deles.
    Eu era obrigado a dar curso para eles, pois ficaria chato para eles terem curso com um estagiário que eventualmente não tinha saído do Senai ainda.
    Alguns simplesmente tinham uma dificuldade tremenda para aprender e um nível muito baixo mesmo.
    Repare que a minha comparação é inclusive direta com operários sem curso técnico nenhum. Pois treinávamos tais funcionários de outros clientes.
    Claro que também tinham alguns professores competentes.
    Mas é muito comum em todos os tipos de escola em todos os níveis que muitos dos professores são profissionais fracassados em suas área. Onde não conseguiram um bom emprego (ou algum emprego) e acabaram por dar aulas.

    O que foi dito em sala de aula está errado.
    Seu raciocínio também, pois normalmente o freio dianteiro direto faz parte do mesmo circuito do traseiro esquerdo. Mesmo porque se não fosse assim não faria muito sentido ter uma válvula para regular a pressão dos freios traseiros.
    Veja que isso também é uma falha de sua escola que não esta lhe ensinado a pensar, analisar, questionar e pesquisar o que você é informado.
    Uma questão importante é você analisar se o seu professor de hidráulica conhece sistema de freios veiculares.
    A área hidráulica é muito ampla (já trabalhei na área) e muitas vezes não tem nada a ver com sistemas de freio (a que trabalhei não tinha).
    A matéria de freio automotivo que tive na faculdade foi uma das mais difíceis que tive; principalmente na parte de calculo e dimensionamento. E tive como professor o responsável pela área na Ford do Brasil. Nada como ter alguém que conhecia tudo na área.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade