Olá Wallace,
com licença, mas a questão não é se eu sei ou não pensar. É que, se o senai esta fornecendo apostilas com essa informação, algo está errado, e não comigo, mas com o curso. Eu sou formado Biólogo pela UFSC, e estou cursando esse Técnico em automobilística por hobby. Já disse que o Alessandro está certo na afirmação dele, é o princípio de funcionamento da hidráulica, um menor esforço, com maior curso, para um esforço grande com menos curso. Isso é certo e lógico.
E esse desenho que eu postei, consta na apostila de freios, não de hidráulica, junto com essa citação de Pascal, e as outras que já mencionei.
Em hidráulica propriamente dita, consta a explicação do Alessandro.
Confesso que li e calculei todo o possível hoje, tentanto achar um motivo para oque eu falei na minha primeira msg, (retirado na íntegra do material do senai), e não achei. Pelo menos nada que pudesse ser aplicado a um sistema de êmbolos, como no freio. Então sou obrigado a concondar com vocês.
Realmente, tem na minha turma, pessoas de todos os níveis, mas o senai de ctba, tem uma exelente reputação e demanda nas empresas e montadoras da região, ao menos é isso o que eu
tenho visto e ouvido falar. Apesar de não ser curitibano.
E acredite, os professores, tanto de hid. como de freios, são ambos engenheiros e formados pela UFPR.
É triste pra mim e realmente inacreditável que estajam passando uma informação errada sobre um assunto tão delicado como freios. Vou ter aula com eles na semana agora e tirar isso a limpo, ou é certo ou não é!
E volto a dizer, tudo, absolutamente que eu disse antes, está em conformidade com o mat. didático fornecido pelo SENAI-PR, seja correto ou não, como foi explicado. E se for o caso escaneio tudo e posto aqui, na íntegra.
Aos colegas só posso dizer que no momento, estou com os dois pés atrás... e retorno nesse tópico depois de ouvir a explicação, ou justificativa dos professores.
[]´s não levando para o pessoal.