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inspeção veicular e o jeep, como vai ser?

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  • 22/08/2008, 11:20
    ale_ralves
    Eu sobrevivi!
    Há uns 2 meses vendi meu CJ5 e tive que vistoriá-lo afim de passá-lo para meu nome aqui no RJ. Já imaginava que fosse ser problemático por experiências anteriores que tive nesse sentido com carros convencionais, então vasculhei o Código de Trânsito e Resoluções do Contran para fazer td necessário antes de levá-lo ao posto de vistoria. No fim das contas fiquei por 2 exigências, uma foi pura falta de inteligência do vistoriador, que foi o Pára-sol do condutor que pelo CTB tem que ter, daí tive enfiar um parasol de fusca que não serve pra nada e se eu o usa-se ficaria sem condicões de dirigir pois sobraria uns 10 cm de parabrisas pro meu campo de visão, mas o coloquei, fiz o teatrinho e passei, o outro detalhe foi o pisca dianteiro que tem que ser amarelo ou Âmbar, foi só por uma lâmpada colorida. Fora isso tem outras coisas pra prestar a atenção: luz de placa, luz de ré e etc... Mas acho que o pior é se eles resolverem cobrar um resolução do Contran que proibe completamente modificações na suspensão e no chassis, além do conjunto roda/pneus que tem que manter seu diametro original e não podem ser largos a ponto de passar da carroceria.
  • 06/12/2008, 18:55
    hagel
    Suspensão...
    Eu me ralei nesta resoluçao que proibe alteracoes de suspensao e rodas... O cara do detran nao quis deixar passar, nem com choro do despachante que era amigo dele... RESUMO: Tive que colocar os pneus originais (o mecanico ainda me disse: vai com o C* na mão e nao faz curvas rápidas...). Cheguei lah e ainda tive q fazer inspecao veicular na maquina (com emissao de laudo).... custo da brincadeira: Tudo o que eh cobrado normalmente e mais 300 latinhas pra emitir o laudo da suspensao

    Pelo menos agora ta no documento que a suspensao é alterada.
  • 06/12/2008, 19:22
    rubensx
    na boa eu dou 6 meses de rebuliço pra tudo isso, logo mais nego deixa passar paga um jabá rpa um pra outro e tá tudo denovo em casa, principalmente em jeep, que num é carro de boyzinho fazendo merda em via publica, logo isso tudo é perda de tempo, se vierem cobrar do maveco placa preta do meu tio ou do belair 56 placa preta que precisa ter retrovisor do lado direito, e todas essas viadagens simplesmente nàos erá feito pela originalidade e nào poderão bloquear, saiu asism de fábrica... ponto


    acho exagero, principlamente porque em outros paises não tem problema nenhum alterar essas coisas, fora que se começarem a levar isso a serio, muita empresa de preparação, peças, etc vai tudo pro vinagre e é menos imposto cobrado e recebido eplo governo, e mexendo no bolso deles é logico que num continua


    então tow tranquilo... qualquer cosia, é original, comprei assim... eu num era nascido em 73 e outras variantes de desculpas esfarrapadas, esotu fazendo coleção... quem se habilita a ajudar no meu "manual de retórica aplicável pra vistorias?"


    essa do não era nascido em 73 como vou saber? é fantástica!
  • 26/01/2010, 17:09
    mrcrema
    COMO VOU CONSEGUIR FAZER COM QUE MEU GRANDE COMPANHEIRO (VIAGRA, RSRSRSRSRS) PASSE NESSA INSPEÇÃO ????

    Motor não é dele, esta rodando com outro combustivel, esta turbinado, pinga óleo, não tem catalizador, etc, etc, etc

    Segue alguns trechos que copiei da revista 4 Rodas de NOV/09:

    "Na vistoria oficial, antes de qualquer coisa, o veículo passa primeiro por checagem que verifica a compatibilidade do automóvel com o cadastro do Detran no que se refere a cor, combustível, categoria, marca e modelo. Qualquer irregularidade já faz com que o veículo seja rejeitado. Depois parte-se para a pré-inspeção visual, que verifica se há funcionamento irregular do motor, emissão de fumaça visível branca ou preta, vazamentos aparentes (de óleo, combustível ou água), alteração do sistema de escapamento (corrosão, furos ou falta de componentes). De novo, se houver algum problema aqui, ele é rejeitado. Nesses casos, emite-se sempre o relatório de inspeção."

    "Aí sim, passadas as duas primeiras pré-inspeções e caso o veículo seja aprovado, começa a inspeção visual, que começa como estado dos itens de controle de emissões. Verifica-se se o sistema PCV (ventilação positiva do cárter) está ausente ou danificado e se sua fixação e mangueiras estão irregulares. Depois é checado o sistema EGR (recirculação de gases do escape) e o cânister. Em seguida é analisado o estado geral e a fixação do catalisador. As verificações seguintes são da conexão elétrica de senda lambda, do sistema de injeção de ar secundário e da fixação da bomba. Caso haja registro de pelo menos uma irregularidade, o veículo é reprovado, mas, mesmo assim, será submetido à etapa seguinte, a da emissão de gases."

    RUÍDO SERÁ MEDIDO:
    Entre a inspeção visuale a de emissão de gases, a partir deste ano (2010) o veículo pode ser selecionado ainda para passar poor outra verificação, a do nível de ruído, como forma de prevenir também a poluição sonora. A previsão é que os veículos que transportam até nove passageiros só possam emitir até 95 decibéis na dianteira e 103 decibéis na traseira. Para realizar a medição, que em um primeiro momento deverá ter caráter apenas de orientação, deverão ser posicionados microfones ligados a um decibelímetro perto do motor e do escapamento. Por enquanto, ainda não está definida a norma técnica sobre como isso será realizado.

    MANUAL DA REVISÃO
    LEVOU BOMBA!
    O que reprova o carro na vistoria
    * Vazamento de óleo ou de água
    * Furo no sistema de escapamento
    * Falta de algum componente do escapamento (como o catalisador)
    * Emissão de fumaça branca ou preta (o correto é emitir um gás quase incolor)
    * Emissão de poluentes acima do permitido

    ATENÇÃO!
    Pode reprovar, mas depende do caso
    * Junta da tampa de válvulas umedecida de óleo
    * Coifa do câmbio umedecida de óleo
    * Furo muito pequeno no escapamento

    UFA, ESCAPOU!
    O que muita gente acha que reprova, mas não é avaliado na inspeção
    * Motor sujo
    * Água pingando do sistema de ar-condicionado
    * Lâmpada queimada
    * Lanterna quebrada
    * Pneu careca

    A inspeção veicular nacional está em pauta e vai incluir carros antigos. Ninguém precisa adaptar o motor, só manter regulado

    Assim como os gases lançados pelos modelos zero-quilômetro, as emissões dos carros mais rodados também estão no alvo do poder público. A pauta de discussões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para este mês inclui a inspeção veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e obrigatória para todos os carros em circulação no país, inclusive os fabricados antes da criação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Um debate que, polêmicas à parte, reforça a importância da manutenção regular, responsabilidade de cada proprietário.

    As futuras inspeções devem privilegiar áreas metropolitanas, mais sujeitas a problemas de poluição do ar. Para orientar os órgãos estaduais e municipais, existem índices prefixados de emissão de monóxido de carbono (CO), de acordo com o período de fabricação dos modelos (veja ao lado).

    Isso porque não se pode exigir que um automóvel dos anos 70 tenha o mesmo impacto ambiental de um carro mais novo, equipado com tecnologias como injeção eletrônica ou catalisador. "Um veículo com a manutenção em dia consegue se manter dentro dos níveis mínimos exigidos, independentemente da idade", diz Harley Bueno, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). "Um carro de 20 anos não precisa ser considerado sucata."
    Minoria
    Hoje, só o estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo fazem inspeção veicular. A capital paulista, porém, preferiu verificar primeiro os modelos fabricados a partir de 2003, não os mais rodados. Estima-se que, da frota de 6 milhões de veículos, 4,5 milhões estão fora da inspeção.

    Cada um na sua

    Ano/modelo - Até 1979
    Marcha-lenta* - 7,0
    2 500 rpm* - 6,0

    Ano/modelo - 1980 a 1988
    Marcha-lenta* - 6,5
    2 500 rpm* - 5,0

    Ano/modelo - 1989
    Marcha-lenta* - 6,0
    2 500 rpm* - 4,0

    Ano/modelo - 1990 e 1991
    Marcha-lenta* - 6,0
    2 500 rpm* - 3,5

    Ano/modelo - 1992 a 1996
    Marcha-lenta* - 5,0
    2 500 rpm* - 3,0

    Ano/modelo - 1997 em diante
    Marcha-lenta* - 1,5
    2 500 rpm* - 1,0
    * em % de Co; Fonte: Conama
  • 26/01/2010, 18:09
    a.veiga
    Rapaz se for assim ao pé da Letra não vai ter Jeep rodando em lugar nenhum desse país, exceto uns gatos pingados que tem R$ sobrando e reformou até a alma do veículo!!! To ferrado o "confusão" não vai poder sair da garagem!!!!
  • 26/01/2010, 18:41
    vitorFILHO
    Citação:

    Postado originalmente por julinot Ver Post
    aqui no rio tem a vistoria anual.
    Ouvi dizer que em outros estado não tem, mas estaria para se tornar uma prática em todos os estados. Eu gostaria de ter uma visão de quem já passou com seu jeep pela vistoria aqui no estado do rio pois, estou para fazer a do meu cj - ou aqui na capital ou em araruama.

    Abraços a todos...

    amigo
    aqui no rio a vistoria do meu jeep chega ser cômica. Dependendo da pessoa que vistoria ela fica admirando o carro e esquece de verificar os itens, no final diz, aprovado vá pegar o documento.
  • 26/01/2010, 18:44
    vitorFILHO
    amigo
    aqui no rio a vistoria do meu jeep chega ser cômica. Dependendo da pessoa que vistoria ela fica admirando o carro e esquece de verificar os itens, no final diz, aprovado vá pegar o documento.
  • 26/01/2010, 20:02
    RBM
    Se for levado em conta o tipo de veiculo os Jeeps estão tranquilos, li em uma QuatroRodaso lançamento do Jeep CJ-5 no brasil e lá falam que ele sai de fabrica com 5 pontos de vazamento de oleo, no motor e no cambio, então estou dentro da originalidade do CJ-5...:-D
  • 26/01/2010, 20:04
    RBM
    De acordo com matéria da revista GEO:
    "Os carros afetam o clima apenas quando andam" - é o que muitos acreditam. E se esquecem que uma parte considerável dos gases surge antes ainda de o carro ter percorrido um unico quilomeyro: 15% das emissões causadas por um automovel devem-se da fato à suafabricação. Por exemplo, para a prodição de um carro pequeno são liberadas 10 toneladas de dioxido de carbono (CO²), para a de um veiculo de luxo, mais de 43toneladas. Desta forma, um carro novo, que consome um litro a menos que um antigo, precisa ser dirigido por 20 anos para compensar a emissão de CO² relacionada à produção. Assim, as "lata velhas" merecem com certeza um elogio ainda mais quando são reformados para uma melhor compatibilidade ambiental.
  • 26/01/2010, 21:38
    ricleite
    Muito inteligente sua análise. Infelizmente acho que existem outros interesses embutidos nestas vistorias...
    Obrigado pela dica da oficina de carburadores no outro tópico.

    abraço
  • 27/01/2010, 07:14
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por RBM Ver Post
    Se for levado em conta o tipo de veiculo os Jeeps estão tranquilos, li em uma QuatroRodaso lançamento do Jeep CJ-5 no brasil e lá falam que ele sai de fabrica com 5 pontos de vazamento de oleo, no motor e no cambio, então estou dentro da originalidade do CJ-5...:-D


    Bom dia prezado ! esse tipo de ponderação e a da sua próxima resposta, relativa a quantidade de emissões para a fabricação dos automóveis, deveriam ser levados em conta para critério de avaliação, isentando assim os Jeeps e similares, se o fabricante não consegui eliminar os vazamentos, quem somos nós para conseguir . . . é só um argumento :oops: , um abraço !
  • 02/02/2010, 08:39
    Jacimar
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por RBM Ver Post
    Se for levado em conta o tipo de veiculo os Jeeps estão tranquilos, li em uma QuatroRodaso lançamento do Jeep CJ-5 no brasil e lá falam que ele sai de fabrica com 5 pontos de vazamento de oleo, no motor e no cambio, então estou dentro da originalidade do CJ-5...:-D


    Bom dia prezado ! achei uma reportagem na 4 rodas, sobre o Jeep 64 ( o ano do meu :oops: ) olhe quantos pontos de vazamento existem, de fábrica . . . um abraço !
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