Ok, Alessandro. Neste final de semana, vou passar o procedimento que o Leopoldo passou e mecher no ponto de ignição...
Depois mando notícias.
Obrigado.
Versão Imprimível
Ok, Alessandro. Neste final de semana, vou passar o procedimento que o Leopoldo passou e mecher no ponto de ignição...
Depois mando notícias.
Obrigado.
agulha do carburador travada.
Citação:
Postado originalmente por ivanm
Pessoal,
Ressucitando o tópico...
Estou com um problema parecido, estava andando com o jeep quando subitamente ele morreu e não pegou mais, porém os sintomas são um pouco diferentes:
- A gasolina está indo normalmente :P
- Quando ocorreu o problema, pulava faísca da bobina para a massa, mas não nas velas :?
- No platinado, saia faísca :P
- Aparentemente a tampa não tem trincos e o carvão está subindo/descendo livremente :P
- Testei o cachimbo em outro motor e está ok. :P
Tendo em vista isso, troquei o platinado e regulei a folga (0,50) com calibre, troquei o condensador por um novo. 8) O motor não deu vida, gira, gira, mas não pega. :? :(
Testei novamente a bobina e não pula mais faísca para a massa e o platinado não sai faísca. :evil: :evil:
Notei que a bobina e aquela resistência que fica perto dela estavam quentes - principalmente a resistência que estava muito quente -, e o motor nem chegou a funcionar. Experimentei outra bobina e os sintomas foram os mesmos. :? :?
O problema pode ser aquela resistência? Afinal num pólo dela sai faísca, outro não? Estou achando que é ai, mas se for, não deveria pegar quando a resistência/bobina estavam frias? Alguém tem outra idéia? :roll: :roll: :roll:
[s] sem partida,
De que resistência você está falando?
Verifique se a bobina está sendo alimentada!
No borne com marcação (+) deve estar conectado ao pólo positivo da bateria, sendo alimentada por um fio que vem do miolo da chave. Quando a mesma se encontra na posição de partida a bobina passa a ser alimentada.
O borne com marcação ( - ) deve ser conectado ao platinado e condensador.
Se a bobina entrou em curto, ela pode ter danificado o contato da chave de ignição ou rompido o fio fusível de alimentação.
Alessandro,
Me refiro a uma resistência que fica próxima à bobina. Num outro tópico descobri que ela chama shunt. Em alguns carros (como o Landau, por exemplo) ela é substituída por um fio resistivo.
Os fios estão ligados perfeitamente, até porque eu estava dirigindo o jeep e ele simplesmente apagou. E nunca mexi nesses chicotes há 2 anos.
[s] ainda sem funcionar,
Marcelo,
Tive um problema muito parecido com meu motor BF, troquei platinado condensador, regulei a folga do platinado e nada. Voltei o condensador velho e ele pegou na primeira, o condensador novo estava com problema.
Não custa tentar.
Um abraço,
Rodrigo,
Acho que não é meu caso. :roll:
O condensador antigo era novo, e, mesmo depois de ter ajustado a folga do platinado testei com os dois condensadores, o novo e o semi-novo.
Estou achando que o problema não é no distribuidor, afinal não vem faísca no platinado e nem na bobina.
[s]
Marcelo,
O resistor (shunt) normalmente é utilizado para os instrumentos, talvez no seu caso para o tacômetro (conta-giros). Em que borne ele está ligado?
Como você mencionou que não há centelha na bobina nem no platinado recomendo que verifique o seguinte:
A bobina está sendo alimentada?
O fio que liga a bobina ao platinado está em perfeito estado?
O condensador não está em curto (remova para um rápido teste)
Sds.
Alessandro,
No meu caso, o shunt está semelhante ao descrito nesse outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ghlight=bobina e não server para o conta-giros - até porque meu jeep não tem - ele parece estar ligado no positivo da bobina. Não sei ao certo porque sai um fio do chicote, passa pelo shunt, e retorna ao chicote. Pela cor, deve ser o mesmo. :roll: :roll:
O fio que liga a bobina ao ditribuidor (platinado) está ok. O condensador já foi trocado e o que estava era novo. 8)
Parece que a bobina não está sendo alimentada corretamente. Ela chega a esquentar. Eu acho que o problema é no shunt. :roll:
[s] agradecidos pela força,
Bem, neste caso é necessário que você verifique a queda de tensão sob o referido shunt.
Sds.
Pessoal,
O resistor que existe em série com o primário da bobina de ignição tem como finalidade limitar a corrente elétrica que circula por este circuito, e existe (ou não) em função das características da bobina utilizada.
Este resistor, ou fio resistivo em alguns casos, leva o nome de BALAST (resistor balast), normalmente seu valor não passa de 2 Ohm, 30~40 Watts e não tem nada a ver com o resistor Shunt, empregado em alguns painéis de instrumentos, normalmente para limitar a corrente do marcador de combustível e temperatura (em alguns painéis o resistor Shunt é substituído por um regulador eletromecânico ou até eletrônico).
Num sistema de ignição simples, como é o caso do Jeep, pode-se testar o sistema de forma crescente, checando individualmente a funcionalidade de cada componente, mas sem ter algum conhecimento teórico e prático ou não agir com bom senso o problema só tende a complicar.
Se alguém tiver interesse em conhecer alguma coisa sobre circuitos de ignição, é só acessar a página sobre teoria, em meu site: http://www.geocities.com/rsukys/
No mais, qualquer bobina de ignição apresenta aquecimento quando em funcionamento e o calor, por sí só, não quer dizer muita coisa.