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Tópico: Ignição No 6cc

  • #1
    Usuário Avatar de albinoandrade
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    Red face Ignição No 6cc




    Olá amigos!

    Tenho um CJ5 6cc original, e não estou muito contente porque não o uso constantemente... e agora o distribuidor deu pau e teria que trocá-lo (+/- R$ 200) - parece que tem algo a ver com o avanço.

    O que eu gostaría de saber é sobre a instalação da Ignição Eletrônica no 6cc: é bão ou não? Compensa a instalação se o investimento for de +/- R$ 400,00? Há uma diferença significativa?

    Agradeço a ajuda dos amigos!

    Abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de jijoe_78
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    ôpa!
    Blz Albino?
    Qual é exatamente o problema do seu distribuidor original? As molas dos contra-pesos estão gastas? Folga no eixo rotor? Diafragma do Avanço a vácuo furada? O cano de vácuo que sai do carburador e vai para o Avanço a vácuo está bem vedado nas pontas e sem trincas?
    É legal saber antes qual é o problema exato e tentar achar alguém confiável para fazer o serviço. Outra coisa que dá muito problema no distribuidor é o excesso de sujeira que se acumula nas partes móveis prejudicando o funcionamento. Se este for o caso, desmonte o distribuidor inteiro e dê uma boa limpada com thinner e pincel. Depois de limpo, faça a lubrificação do eixo dos pesos e do eixo do rotor pelo bico externo com uma tampinha na lateral. Use ali umas 5 gotas de óleo SAE90.
    Se vc conseguir resolver o problema do distribuidor, eu acho interessante investir em equipamento que não substitua o sistema completo original.
    Dê uma olhada nestes tópicos que vai te ajudar!!!

    Sobre distribuidor em geral: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41071

    Sobre tipos de distribuidores no BF161: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=43686

    []´s!

  • #3
    Usuário Avatar de albinoandrade
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    Exclamation

    Citação Postado originalmente por jijoe_78 Ver Post
    ôpa!
    Blz Albino?
    Qual é exatamente o problema do seu distribuidor original? As molas dos contra-pesos estão gastas? Folga no eixo rotor? Diafragma do Avanço a vácuo furada? O cano de vácuo que sai do carburador e vai para o Avanço a vácuo está bem vedado nas pontas e sem trincas?
    É legal saber antes qual é o problema exato e tentar achar alguém confiável para fazer o serviço. Outra coisa que dá muito problema no distribuidor é o excesso de sujeira que se acumula nas partes móveis prejudicando o funcionamento. Se este for o caso, desmonte o distribuidor inteiro e dê uma boa limpada com thinner e pincel. Depois de limpo, faça a lubrificação do eixo dos pesos e do eixo do rotor pelo bico externo com uma tampinha na lateral. Use ali umas 5 gotas de óleo SAE90.
    Se vc conseguir resolver o problema do distribuidor, eu acho interessante investir em equipamento que não substitua o sistema completo original.
    Dê uma olhada nestes tópicos que vai te ajudar!!!

    Sobre distribuidor em geral: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41071

    Sobre tipos de distribuidores no BF161: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=43686

    []´s!
    Olá JIJOE!

    Preciso ver com o mecânico exatamente o que aconteceu... por cima acho que é o avanço que deu problema (furado?). Tentamos refazer a peça em usinagem ms não rolou... e ainda teve uma outra frase do mecânico "o platinado tá isolando!". Daí foi que ele deu o conselho de instalar a ignição eletrônica. Fiquei sem chão agora.
    Mas quero lhe perguntar: visitei o site da motorspice... qual seria a vantagem do DIS sobre a ignição eletrônica? A ignição não sería melhor?
    Valeu!
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Dodger
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    Deu pau como?
    Não funciona? Funciona mal?

    Sem o avanço o carro só não vai funcionar 100% em rotações mais altas, mas funciona bem o suficiente em lenta e até pra rodar.
    Isso não é motivo de jogar o distribuidor fora, já dei a dica aqui do contato direto com a fabrica de avanço para o OHC e BF, vai denovo www.perftubo.com.br , pelo menos o do OHC tava 40,00 comprei direto com eles.


    Platinado isolando?

    Vê aí direito, pq as vezes tu faz um investimento alto, joga fora uma peça boa, e não te dá o resultado esperado.

  • #5
    Usuário Avatar de albinoandrade
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    Question

    Olá Dodger!

    Ele estava funcionando mal. Daí fiz uma revisão (mecânico), limpeza de carburador e tal... voltou belezinha, uma pluma mesmo! Mas tivemos que fazer um acerto no avanço.
    Daí passaram 3 dias e o Pomarola começou a pipocar, acelerando ele pipocava parecendo que ia morrer. Pra chegar em casa eu tive que acelerar pacas e ainda segurar a embreagem (foi devagarzinho).
    Testamos o jeep no dia seguinte: ele pegava de primeira, mas era só acelerar e ele teimava de morrer... as primeiras alternativas passaram pra alimentação (inclusive verificando nível da cuba e tudo) mas estava normal. Então testamos o distribuidor: o eixo do distribuidor deu falha (está gasto), daí o rotor não trabalha e o platinado isola.

    O que vc acha?

    Valeu pela participação!

  • #6
    Usuário Avatar de albinoandrade
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    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Deu pau como?
    Não funciona? Funciona mal?

    Sem o avanço o carro só não vai funcionar 100% em rotações mais altas, mas funciona bem o suficiente em lenta e até pra rodar.
    Isso não é motivo de jogar o distribuidor fora, já dei a dica aqui do contato direto com a fabrica de avanço para o OHC e BF, vai denovo www.perftubo.com.br , pelo menos o do OHC tava 40,00 comprei direto com eles.


    Platinado isolando?

    Vê aí direito, pq as vezes tu faz um investimento alto, joga fora uma peça boa, e não te dá o resultado esperado.
    Olá Dodger!

    Ele estava funcionando mal. Daí fiz uma revisão (mecânico), limpeza de carburador e tal... voltou belezinha, uma pluma mesmo! Mas tivemos que fazer um acerto no avanço.
    Daí passaram 3 dias e o Pomarola começou a pipocar, acelerando ele pipocava parecendo que ia morrer. Pra chegar em casa eu tive que acelerar pacas e ainda segurar a embreagem (foi devagarzinho).
    Testamos o jeep no dia seguinte: ele pegava de primeira, mas era só acelerar e ele teimava de morrer... as primeiras alternativas passaram pra alimentação (inclusive verificando nível da cuba e tudo) mas estava normal. Então testamos o distribuidor: o eixo do distribuidor deu falha (está gasto), daí o rotor não trabalha e o platinado isola.

    O que vc acha?

    Valeu pela participação!

  • #7
    Usuário Avatar de jijoe_78
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    22/05/2006
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    Citação Postado originalmente por albinoandrade Ver Post
    Olá JIJOE!

    Preciso ver com o mecânico exatamente o que aconteceu... por cima acho que é o avanço que deu problema (furado?). Tentamos refazer a peça em usinagem ms não rolou... e ainda teve uma outra frase do mecânico "o platinado tá isolando!". Daí foi que ele deu o conselho de instalar a ignição eletrônica. Fiquei sem chão agora.
    Mas quero lhe perguntar: visitei o site da motorspice... qual seria a vantagem do DIS sobre a ignição eletrônica? A ignição não sería melhor?
    Valeu!
    Fala Albino!

    Tá complicado o negócio aí, não?
    Você sabe exatamente que peça que vocês usinaram? É a mesa? Eixo Rotor?
    Dependendo de até onde já se mexeu, é interessante analisar se o conjunto todo não foi para o espaço...
    Com relação ao DIS ou ignição eletrônica, o DIS não utiliza o distribuidor e faz a ignição como nos motores que saíam com TBI, uma espécie de carburador com injeção. É bem mais potente e resistente a falhas, sem falar na questão sobre trilhas onde existam alagados, onde a única preocupação é a altura do carburador (para não ter um calço hidráulico) e não o distribuidor!
    No caso da ignição eletrônica é um conjunto de motores até 92 que não tinham mais platinado, e sim ignição com módulo eletrônico. Como os motores CHT dos Escort da Ford derivados do antigo "Corcelzinho". Os conjuntos que se acham por aí utilizam normalmente as peças do opala e em alguns casos os dos motores do Del Rey. Serra-se a ponta de engrenagem e solda a ponta original do motor do seu Jipe (se for BF-161). Aí é só instalar o conjunto no motor e botar para funcionar.
    No segundo tópico que eu te mandei eu falo da ignição assistida, que é um módulo eletrônico para se instalar no sistema original com platinado substituindo o condensador e deixando o platinado funcionar somente como chaveador, ficando a carga da faísca como responsabilidade da "caixa". Como o meu conjunto de distribuidor está original e funcionando perfeitamente, optei por esta solução infinitamente mais barata e de fácil manutenção. O resulto é realmente muito bom.
    []´s!
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por albinoandrade Ver Post
    Olá Dodger!

    Ele estava funcionando mal. Daí fiz uma revisão (mecânico), limpeza de carburador e tal... voltou belezinha, uma pluma mesmo! Mas tivemos que fazer um acerto no avanço.
    Daí passaram 3 dias e o Pomarola começou a pipocar, acelerando ele pipocava parecendo que ia morrer. Pra chegar em casa eu tive que acelerar pacas e ainda segurar a embreagem (foi devagarzinho).
    Testamos o jeep no dia seguinte: ele pegava de primeira, mas era só acelerar e ele teimava de morrer... as primeiras alternativas passaram pra alimentação (inclusive verificando nível da cuba e tudo) mas estava normal. Então testamos o distribuidor: o eixo do distribuidor deu falha (está gasto), daí o rotor não trabalha e o platinado isola.

    O que vc acha?



    Valeu pela participação!
    Se deu folga no eixo do distribuidor aí a coisa complica, vai mandar centelha em tempo errado e o motor vai falhar mesmo. Tem que trocar o eixo(se é que isso acha por ai) ou o distribuidor inteiro.
    Aí não adianta correr atras de uma ignição como a da motorspice se seu distribuidor tá ruim.

    Dependendo de quanto o pessoal tá pedindo por aí num eixo novo ou distribuidor completo a platinado, pode já não ficar tão caro investir num kit completo de ignição eletronica.

  • #9
    Albino,
    principalmente se o teu distribuidor não está mais dando conta... coloque uma ignição eletrônica que você não irá se arrepender.

    Abraços a todos...

    Citação Postado originalmente por albinoandrade Ver Post
    Olá amigos!

    Tenho um CJ5 6cc original, e não estou muito contente porque não o uso constantemente... e agora o distribuidor deu pau e teria que trocá-lo (+/- R$ 200) - parece que tem algo a ver com o avanço.

    O que eu gostaría de saber é sobre a instalação da Ignição Eletrônica no 6cc: é bão ou não? Compensa a instalação se o investimento for de +/- R$ 400,00? Há uma diferença significativa?

    Agradeço a ajuda dos amigos!

    Abraço!

  • #10
    Usuário Avatar de albinoandrade
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    09/09/2005
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Albino,
    principalmente se o teu distribuidor não está mais dando conta... coloque uma ignição eletrônica que você não irá se arrepender.

    Abraços a todos...
    Olá amigos!

    É o que estou imaginando: instalar kit ignição eletrônica e esquecer os problemas. Eu até queria fazer a aquisição de um kit mais barato (tipo R$ 80,00), mas continua usando platinado e não acreditei muito (mas parece que o JIJOE já viu ou usa algo parecido e funciona bem).
    Alguém tem sugestões de onde comprar o kit completo (só instalar) para eu pesquisar preços?

    Valeu! Abraço!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    07/04/2005
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    bem o meu eu comprei no mercado livre mas o modulo tive q trocar a bobina do distribuidor tive q trocar ... sai caro uns 400 e gastei mais uns 150... agora assim q der ue vou colocar o sistema sem distribuidor pois pois aqui as trilhas tem muita agua...olha o topico

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33836

  • #12
    A minha comprei na paulista4x4.
    www.paulista4x4.com.br

    []s

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