x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Retirar rolamento adaptado no cambio

Depois de muito bater a cabeça debruçado nos catálogos e manuais procurando o motivo dos dentes das engrenagens da 1ª e 2ª marcha estarem aproximadamente 5mm deslocadas para trás acho que finalmente descobri o porquê.

Imagino que a milhares de anos os roletes que vão dentro do eixo pilo moeram, levando junto a ponta do eixo secundário. Digo isso pois dentro do eixo primário não encontrei roletes, e sim um rolamento de esferas.

Este provavelmente não deu o tamanho certo e por isso todo o conjunto secundário é deslocado pra trás, deixando os dentes desalinhados e os dentes da ré encostando.

Estou tentando tirar este rolamento para ver se o eixo primário pode ser poupado. O secundário eu prefiro acreditar que não, mas provavelmente deverá ser trocado pelas marcas de esmeril e lima na ponta.

Estou mandando em anexo uma foto do dito cujo que estava aqui na minha máquina. Não consegui pensar numa maneira de sacar este rolamento. A não ser o disco de corte da dremel

O câmbio em questão é o 3 marchas, 1ª sincronizada.

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Retirar rolamento adaptado no cambio-dsc01030.jpg  

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Daniel,

Nesse caso específico, nem a tecnica da prensa hidraulica com graxa funciona.

Ou vc cria um extrator por impacto, ou vai ter que comprar um sacador para isso. E existe. Exemplo:

http://www.usag-tools.com/prodotti/famiglia.htm?id=474

Como esse brinquedinho custa uns 500, eu faria o seguinte:

compra um parafuso de aço em que a cabeça allen cilindrica (ou um parafuso desses de viga de madeira, que tem a cabeça abaulada) e que passe bem junto ao O - dia da pista interna, só que esse parafuso tem que ser comprido ... uns 20 cm para poder usar impacto de remoção. Remove (usina) para ele poder entrar e ficar entre o rolamento e a parte interna do piloto ... deve ter um espaço ali.

Coloca a cabeça o cilindrica do parafuso no furo. Coloca uma porca, arruela bem grossa e outra porca. Aperta as porcas de forma que a arruela fique travada. Prende o piloto num torno de mesa e vai batendo da arruela que aos poucos o rolamento deve sair.

Entendeu a ideia ?
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entendi Leopoldo.

A partir da sua idéia até pensei em usar uma porca e uma arruela grande apertada contra o piloto de modo que puxe o rolamento pra fora.

Mas de qualquer modo sua idéia é mais simples. Vou tentar e posto o resultado.

Bom, dando o retorno prometido:

Descobri que ganhei não um, mas DOIS rolamentos. Tentei tirar com o sacador sugerido mas não havia espaço suficitente para que a cabeça do parafuso pegasse no rolamento.

Consegui retirar esmerilhando com a dremel em dois pontos diametralmente opostos até o rolamento partir-se em dois.

Depois de tanto trabalho, descobri que não serviu pra nada.

O eixo piloto teve seu diametro interno aumentado para 35mm enquanto a ponta do entalhado diminuída para 15mm (a original tem 19).

Resultado: lixo pros dois.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    pois eh já vimos coisas parecidas em macintoshes não??

mas cara num tme como resgatar nada?? que cambio é?? devo ter um eixo piloto auqi pra vc me manda mp
    Jeep Cherokee SPORT 2000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem