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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Cambio "roncando"




    Pessoal:

    O cambio da minha viatura é o 3 marchas original, oleo em dia, NUNCA deu problema em 5 anos de uso, até hoje...

    O PROBLEMA: motor ligado, marcha desengatada, o cambio apresenta um "ronco", que some ao apertar a embreagem... começou quando andando na cidade, tive dificuldades de engatar as marchas, 2 e 3 aranhando....fui até em casa com este problema... agora está entrando bem as marchas, mas tem este ronco no cambio...

    Levei em dois mecânicos para uma analise e orçamentos, os dois disseram que eram os rolamentos da caixa que foram para o pau....tem que baixar a caixa e trocar os rolamentos, custo $280,00 e $300,00 de mão de obra mais os rolamentos e oleo...

    Perguntas: Quais os rolamentos que vão ali na caixa, são dois iguais? Qual a melhor marca? e retentores, quais vão?

    Estou pensando em encostar a viatura e fazer eu mesmo (com ajuda de mais uma pessoa), com bastante calma isso... modestia a parte, tudo o que EU já fiz no jeep não deu re-trabalho...já o serviço de mecânicos.... quais serão as dificuldades encontradas nesta tarefa, além de baixar a caixa...

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Re: Cambio "roncando"

    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Quais os rolamentos que vão ali na caixa, são dois iguais? Qual a melhor marca? e retentores, quais vão?
    bucha de bronze fosforozo da ponteira do eixo piloto
    rolamento da embreagem
    agulhas (INA) do piloto/ secundário
    jogo de agulhas (INA) / espaçadores do carretel
    rolamento de esferas (SKF) do piloto....com anel trava
    rolamento de esferas (SKF) do secundário....sem anel trava
    peça rolamentos de esferas tipo 2RS nas lojas.
    2 buchas de encosto do carretel.

    Fora peças detonadas como a ponteira do secundário.

    Retentor? só o de feltro da moringa ( flange do piloto)

    Vai precisar de uma prensa, alicate para expandir anel elástico, mesa plana e lixa ferro para ajustar as buchas de encosto do carretel.

    Baixe a parte do cambio do manual de manuteção do jeep.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #3
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Leopoldo:

    As prensa é para as buchas, ok? As buchas tem que mandar fazer, ou encontram-se prontas, sabes onde?

    Vou começar a fazer uns orçamentos de peças...

    Valeu!

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    A prensa é para as buchas, ok? As buchas tem que mandar fazer, ou encontram-se prontas, sabes onde?
    Não....é para colocar os rolamentos no secundário e no piloto.

    A buchas de bronze do carretel são fornecidas pela agromotor, por exemplo. Elas vem numa medida padrão mas você tem que medir a folga na caixa com um feeler-gauge e depois polir a superfície até dar a folga correta.

    É um saco ! mas se não fizer, frita o cambio.

    É um dos erros mais comuns de montagem.
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  • #5
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    Realmente esse trabalho é um saco, ja refizeram o meu câmbio e na primeira volta com o Jeep não engatava mais a 4ª marcha, por erro na montagem perdi um conjunto completo de reparos do câmbio, e o pior é que o mardito não quis garantir o serviço...acabei tendo que fazer tudo novamente, óbvio que em outro local...

  • #6
    Usuário Avatar de a.veiga
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    Jipeiros Boa noite, preciso de auxílio. Tenho jeep 1975, motor original 6 clindros, e cambio tb original com 3 marchas, comprei ele em Janeiro/08 rodei com ele esse tempo todo s/ problemas nenhum, tinha um pequeno vazamento na cx de redução, mas sempre verifiquei o nível do óleo pra não deixar faltar. Até q precisei trocar o kit de embreagem do bixo, aproveitei o embalo e troquei as juntas da cx de marcha/redução, o problema começou aí, não entendo nada de mecanica e o individuo q se diz mecanico pediu q eu comprasse oleo 140 pra por na cx de marcha, assim eu fiz. A embreagem ficou show de bola, entretanto estou escutando um barulho q pra mim ta vindo da cx de marcha, q era totalmente silenciosa, o barulho se assemelha a umas arruelas soltas batendo uma na outra, andei conversando com pessoas mais experientes e todas afirmam q eu errei na escolha do óleo q tinha q ser o 90, pq o 140 seria muito expesso e não estaria lubrificando o rolamento da cx (ou seja, mesmo com óleo estaria como estivesse seca) resolvi então trocar o óleo da cx, qdo fui ver mesmo com o óleo 140 havia um pequeno vazamento, me aconselharam a não trocar pq senão o vazamento iria piorar q deveria primeiro resolver o vazamento, procurei o infeliz do mecanico e ele jura de pé junto q o óleo certo é o 140 e não o 90, ainda não levei o Jeep lá para ele ver o barulho, mas gostaria de um auxílio dos amigos do fórum, afinal de contas é o óleo 140 ou o 90? e esse barulho q não existia antes de ter mexido? o q poderia ser? os rolamentos q estão secos devido ao óleo muito expesso? agradeço a todos!
    []´s
    André

  • #7
    Usuário Avatar de a.veiga
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    Citação Postado originalmente por a.veiga Ver Post
    Jipeiros Boa noite, preciso de auxílio. Tenho jeep 1975, motor original 6 clindros, e cambio tb original com 3 marchas, comprei ele em Janeiro/08 rodei com ele esse tempo todo s/ problemas nenhum, tinha um pequeno vazamento na cx de redução, mas sempre verifiquei o nível do óleo pra não deixar faltar. Até q precisei trocar o kit de embreagem do bixo, aproveitei o embalo e troquei as juntas da cx de marcha/redução, o problema começou aí, não entendo nada de mecanica e o individuo q se diz mecanico pediu q eu comprasse oleo 140 pra por na cx de marcha, assim eu fiz. A embreagem ficou show de bola, entretanto estou escutando um barulho q pra mim ta vindo da cx de marcha, q era totalmente silenciosa, o barulho se assemelha a umas arruelas soltas batendo uma na outra, andei conversando com pessoas mais experientes e todas afirmam q eu errei na escolha do óleo q tinha q ser o 90, pq o 140 seria muito expesso e não estaria lubrificando o rolamento da cx (ou seja, mesmo com óleo estaria como estivesse seca) resolvi então trocar o óleo da cx, qdo fui ver mesmo com o óleo 140 havia um pequeno vazamento, me aconselharam a não trocar pq senão o vazamento iria piorar q deveria primeiro resolver o vazamento, procurei o infeliz do mecanico e ele jura de pé junto q o óleo certo é o 140 e não o 90, ainda não levei o Jeep lá para ele ver o barulho, mas gostaria de um auxílio dos amigos do fórum, afinal de contas é o óleo 140 ou o 90? e esse barulho q não existia antes de ter mexido? o q poderia ser? os rolamentos q estão secos devido ao óleo muito expesso? agradeço a todos!
    []´s
    André
    Alguém pode me dizer pelo menos qual óleo eu uso na cx de marcha original do Jeep (3 marchas) 90 ou 140?

  • #8
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    29/10/2006
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    Olha o normal hoje é o 90 EP, mas não acredito que o óleo 140 vá deixar de lubrificar seu sistema, que é bem antigo...vamos aguardar a opinião dos mais experientes...
    Abraços
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O oleo certo para clima de SP é o mineral 90. Ai na Ba, dependendo do calor, poderia ser o 140.

    A causa NÃO É o óleo.

    O barulho do cambio parece indicar orelhada de montagem, mas como não estou aí ... só imaginando o estrago de uma montagem errada com ou sem ajuste.

    Não acredito que tenha sido fator óleo e sim fator principiante, e o ronco pode ser devido a várias causas, tais como porca solta no secundário, esqueceram de colocar alguns roletes, a arruela espaçadora está batendo nos dentes do carretel, está faltando roletes do piloto, anel trava do secundário pulou, montaram sem ajuste a aagora os rolamentos estão esmagados, etc...etc...etc... mas com certeza, se ele vem de dentro, coisa boa não é.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #10
    Usuário Avatar de a.veiga
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    Muito obrigado amigos, e mestre Leopoldo o Jeep ficou mais de uma semana na oficina, eu todo empolgado em pegá-lo e qdo pego me acontece uma destas, chega desanimei e já to imaginando o q vem pela frente, nem tive ânimo de tirá-lo da garagem para voltar para a oficina. Vou ver se levo na próxima semana e posto aqui o resultado. Obrigado mais uma vez aos dois!
    []´s

  • #11
    Usuário Avatar de a.veiga
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    Bom dia amigos! Acabei de levar o "confusão" para a oficina, após abrir NOVAMENTE a cx de marcha descobri a origem do ronco, segundo o infeliz do mecanico os rolamentos foram pro saco, me mostrou e o barulho parecia q tinha areia dentro. E vcs sabem qdo vc começa a mexer no jeep SEMPRE acha algo mais pra fazer...... estou com uma lista de materais aqui q mais parece uma lista de montagem de uma cx nova!!! Pino de carretão, arruela do sincronizador, sincronizador duplo, jogo de cachorrinho (sei lá o q são estas coisas) só sei q no final vou gasta uma nota..........
    []´s

  • #12
    Veja se não vale a pena comprar logo um cambio Clark.

    Os cambios originais do Jeep tem fama de serem meio fraco mesmo.

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