x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Shimmy ao frear

  • #1
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7

    Shimmy ao frear




    Olá PessoALL

    Tem um CJ de um colega que está apresentando um shimmy, principalmente ao frear. Já revisamos tudo que lembrei que poderia provocar o shimmy e nada ... A configuração da suspensão é: feixe de molas c/ 9 lâminas, chapas de raio-x engraxadas entre as lâminas, cunhas por baixo do eixo (levantando a "traseira" do diferencial), buchas de PU, jumelo 1,5", kit FESS, amortecedores da S-10 (por enquanto, já está a caminho um jogo de Ranchos ... ), pneus MTR 33" (5000 Km) em rodas 15x10". O que já revisamos:

    - ajuste dos rolamentos do cubo das rodas OK
    - terminais de direção OK, sem folgas
    - presilhas de fixação dos terminais idem
    - buchas dos jumelos OK (não estão 0 Km, mas em bom estado)
    - buchas fixas trocadas com uns 6 meses aproximadamente
    - rolamentos de munhão e feltro do munhão trocados a 6 meses apenas (foi ajustada a pré-carga dos rolamentos na ocasião)
    - caixa de direção do Maveco revisada e sem folga
    - todo o sistema da coluna da direção refeito recentemente e sem folgas
    - amortecedor de direção 0Km da HDS (não foi colocado p/ solucionar o shimmy, mas de qualquer forma, está lá instalado ...)
    - pinças de freio e discos bem fixados. Pastilhas em bom estado.
    - mangas de eixo bem fixadas aos munhões.
    - porcas dos grampos U devidamente apertadas.

    O interessante é que depois que colocou a caixa de direção e o HDS, rodou uns 500 Km entre asfalto e trilhas, sem problema algum. Depois que mandou lavar, começou a aparecer o shimmy. Se bem que antes desta mudança, já tinha aparecido e na ocasião foi resolvido com um aperto geral dos grampos U.

    O efeito fica mais acentuado ao se frear o Jeep. Alguém já passou por isso ? Tem alguma idéia ? Está apenas faltando balancear os pneus, mas porquê rodou bem um tempo e depois de lavar começou ? Coincidência ?



    Abraços enigmáticos ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #2
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    oi Flavio:


    vc por acaso nao esta com alguma roda torta?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0

    Re: Shimmy ao frear

    Eu tb verificaria todo o sistema de freio traseiro, alinhamento balanceamento, rodas.

    Comigo aconteceu a mesma coisa, os problemas estavam em várias coisas: disco de freio cada um estava em um estado diferente do outro, pastilhas, lonas traseiras, panelas traseiras, rodas e pneus dasalinhados, sem contar alinhamento e balanceamento.

    Rodas tortas estragam todos os outros componentes.

    Os amortecedores tb podem estar "desgastados" desigualmente.

    []s


    peleje

  • #4
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Vamu lá:
    vc por acaso nao esta com alguma roda torta?
    Não. Embora as rodas já tenham uns 6 meses de uso (foram compradas novas, junto com os pneus), estão em ótimo estado.

    Eu tb verificaria todo o sistema de freio traseiro, alinhamento balanceamento, rodas.
    Esqueci de dizer: o alinhamento já foi conferido e está OK. Como disse, falta somente o balanceamento (está difícil encontrar máquina p/ balancear com os 33" por aqui ...)

    Agora, freio traseiro ?? Discurpa perguntá, mas o que tem a ver ?
    O sistema que está na traseira é o kit de freio da SBD.

    Os amortecedores tb podem estar "desgastados" desigualmente.
    Essa também é novidade p/ mim ....
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    shimmy

    Freio sempre foi o que parou o shimmy.

    nesse caso é o que excita. Interesante. Eu iria inspecionar a convergência e o caster inclusive porque lá em cima você escreveu " levantando o pinhão" e é justamente ao contrário que deveria estar.

    como parece que tem mãozinha do freio também, iria verificar se ambas as pinças estão atuando por igual ou uma está melada de óleo e a outra não......mas você sentiria o jeep puxar para um lado.

    outra coisa que pode influir é o par de molas dianterias......será que olhado de frente pro jeep....o jeep está alinhado ou um lado está mais alto que o outro?

    Ou pode ser uma combinação desses acima.........pequisa de shimmy é complicado mesmo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Amortecedores sim....no meu caso aconteceu isso, do lado esquerdo estava ruim (vazou), o que acontecia que qdo freiava isto tb ajudava puxar pro lado, tanto por causa do freio como do amortecedor....tive que trocar tudo na revisão que fiz, troquei amortecedores, mandei alinhar as rodas, discos de freios.

    Freio desigual com certeza tende a puxar mais pra um lado que o outro.

    Aliás, meu mecânico disse que uma coisa puxou a outra, pelo simples de a suspensão estar ruim de um lado, começou a zuar tudo.

    Eu apenas disse o que aconteceu comigo, por causa de um buraco que peguei no começo da imigrantes que me zuou a suspensão e roda desse lado. Como não foi uma coisa visível eu não me preocupei e como eu rodo no minimo uns 3000 km/mês, começou a estragar o resto.

    Pena que ñ tenho fotos.

    Agora se vc não está sendo capaz de achar o problema, vá em quem entenda do assunto

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Pois é Leopoldo, é realmente complicado ... A convergência está OK, dentro dos parâmetros do manual da Willys. O CJ não está puxando p/ o lado ao frear, então descartei pinças travadas. A frente do Jeep está reta, ao olhar de frente. Estou desconfiado de algo com o cáster mesmo. A primeira vez que ocorreu foi depois que instalou as molas espirais, que foram instaladas p/ arquear um pouco a suspensão, pois os 33" raspavam na carroceria. O interessante é que depois que instalou as espirais, rodou um tempo bom e depois de lavar (novamente ...) é que começou. Foi dado um reaperto nos grampos U e resolveu por um tempo. Na última lavada, começou de novo ... Mas agora já foi checado tudo o que disse antes e nada de resolver. Acho que vou falar p/ ele nunca mais lavar o Jeep após uma trilha

    Com relação à cunha, qual o correto ? Se colocar a cunha levantando o pinhão, estará aumentando ou diminuindo o cáster ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Amortecedores sim....no meu caso aconteceu isso
    Beleza Peleje, valeu pelas dicas !!

    Agora se vc não está sendo capaz de achar o problema, vá em quem entenda do assunto
    Sorry, mas aqui não temos as facilidades de Sampa. Mecânico bom de CJ aqui é coisa rara (eu pelo menos não conheço nenhum). Por conta disso, há 3 anos que eu mesmo faço tudo no meu CJ ... E os outros colegas que levavam em mecânicos estão partindo p/ o mesmo, cansados de tantas c@g@d@s e incompetência ....

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #9
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Flavio

    Já viu se os discos de freio estão empenados ou desalinhados ?
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #10
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Olá Sérgio

    Não, isso não foi checado. Mas vamos dar uma verificada nisso também, já que estamos ficando sem opções do que checar ...

    Abraços e obrigado
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade