Olá amigos do Fórum!
Sou frequentador dos tópicos sobre picapes diesel, mas agora estou com um problema e tenho certeza que vocês possuem um conhecimento enorme sobre motores gasolina.
É o seguinte: Possuo uma Saveiro CL 1992, com motor AP 1.8 Gasolina (essa Saveirinho é meu xodó).
Não ando muito com ela, e atualmente estava a 1 mês parada, sem nem mesmo ligar o motor. Então, fim de semana, resolvi dar uma volta. Quando cheguei em casa fui checar o nível do óleo, e para minha surpresa estava cremoso e esbranquiçado. Fui até o posto e troquei o óleo, o frentista falou que aquele aspecto era deágua misturada ao óleo.
Então, troquei o óleo e o filtro. Porém, ao chegar em casa, constatei que ao acelerar o motor a vareta (onde se olha o nível do óleo) sobe conforme se acelera o motor. A cada acelerada ela é empurrada para cima e sai um vapor com fumaça. Ao falar com um amigo meu, este me informou que provavelmente eu estou com o respiro do óleo entupido.
Outra coisa que me deixou "com a pulga atráz da orelha", foi que esta pingando óleo na garagem depois da troca, que antes não pingava. E o aspecto do novo óleo é pouco viscoso (quando eu olho a vareta ele fica pingando), será que já esta minsturado com água novamente?
O que pode estar acontecendo?
Desde já agradeço a ajuda, aos amigos muito obrigado!