x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1

    freio a disco sem servofreio, melhora???




    Como já relatei anteriormente, tenho um cj5 1966 com mecânica original e não gostaria de alterar ítens de originalidade por gosto pessoal; tais como posição e tipo de pedais. No entanto gostaria de saber dos mais experientes, se eu colocasse um kit de freio a disco na frente e mantivesse os pedais originais sem alterar a originalidade, haveria alguma melhora na frenagem???
    A outra dúvida é se haveria um jeito de troar a caixa de direção, de maneira a não cortar o painel ou mexer na posição do volante, mantendo assim a aparente originalidade mesmo que o sistema interno, como a caixa e braços, fossem de outro veículo.
    Sei que para a maioria dos participantes do forum a originalidade não é importante, pelo fato de seus jipes serem mais voltados para trilhas, exigindo assim sistemas mais seguros. No entanto apesar de eu ser mais purista em relação a preservação da originalidade, vejo que não existe nenhum outro forum ou meio de discussão tão fértil em opniões e experiências em materia de jeep como este aqui.
    parabéns e aguardo dicas e bofetadas
    Jeep Willys CJ3A 1951
    Troller T4 3.2 TGV.

  • #2
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Ricleite,

    No meu jeep coloquei freio a disco nas 4 rodas e não uso servo, as pastilhas com o disco tem uma area de atrito menor do que as lonas com o tambor, então sem o servo ele acaba sendo menos eficiente, você precisa fazer mais força na perna para o Jeep parar, necessidade que é cumprida pelo servo freio.

    A grande vantagem do disco é que se usar para trilha, ele continua funcionando depois de molhado e a manutenção e limpeza acaba sendo mais simples.

    Com disco e sem servo freio é uma questão de costume, vai ter que fazer bem mais força na perna e freiar um pouco antes.

    Quanto ao sistema de direção,acho que não tem problema manter a posição original do volante, vai ter que usar algumas barras articuladas para ligar a coluna de direção à caixa de direção que desejará usar.

  • #3
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Servo num melhora em nada a eficiencia de freios, diminui apenas o esforço que vc terá que fazer no pedal, só isso. Grande parte da força que vc teria que aplicar no pedal para parar o jeep será feita pelo servo utilizando o vácuo do motor.
    Só é sempre bom verificar se o curso(volume deslocado de fluido) do cilindro mestre é adequado ao acionamento das pinças que vc vai colocar lá no lugar do "burrinhos" originais.

    Caixa de direção acho que a que se usa no maverick pede pouca modificação, o pessoal não gosta pq é muito desmultiplicada para ser leve, e já que quase todo mundo adapta sistema hidraulico isso num faz muita diferença, mas se vc não vai fazer isso, já é uma vantagem em favor destas caixas, sem falar que a maioria delas é sistema de esferas recirculantes e muito resistentes. pode pegar a maioria dos Maverick jogados por aí que dificilmente vc acha um com folga na direção como acontece com caixas de direção de outros carros, isso pq o maverick mais novo por aí tá com 30 anos de estrada.

    abraço

  • #4
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    Se eu colocasse um kit de freio a disco na frente e mantivesse os pedais originais sem alterar a originalidade, haveria alguma melhora na frenagem???
    Saudações ricleite! Olha, vc teria uma melhora sim... além daquela que o ZIKAO falou, o sistema de freio a disco é mais homogeneo, nao tem perigo de "ovalar" o tambor (mas tem de empenar o disco, ok)... embora o pessoal fale que o sistema fica mais duro, eu pessoalmente nao senti muita diferença, mas veja que até mesmo isso tem solução! se voce achar muito duro, pode reposicionar a articulação da vareta do freio, diminuindo a alavanca que esta faz ao acionar o cilindro mestre original do jeep! em outras palavras, fura um outro buraquinho mais perto da articulação do pedal e prende a vareta acionadora lá....

    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    A outra dúvida é se haveria um jeito de troar a caixa de direção, de maneira a não cortar o painel ou mexer na posição do volante, mantendo assim a aparente originalidade mesmo que o sistema interno, como a caixa e braços, fossem de outro veículo.
    Tem sim! eu uso uma caixa do Opala mecanica (mas em breve será trocada pela do Macerick) e nao mudei a posição do voltante... só que tive que furar a grade dianteira para passar a coluna de direção. MAS, se vc nao quer isso, pode procurar outras caixas de direção tipo "coroa e sem-fim" que se movem no sentido contrário as do maveco e dos opala (tem, por exemplo, uns modelos de F.1000 antiga que eram assim) e prender ela na longarina do chassis, só que com o braço pitman virado para frente...

    Se vc nao gostou, pode adaptar também o sistema do VW GOL como todo mundo tem usado, nao fura nada na grade e só dá pra ver a adaptação se vc deitar sob o jeep... Para nao tirar o volante do lugar, basta que exista uma cruzeta na saída da tubeira do volante e outra na entrada do eixo da caixa de direção e, para sua segurança, instale uma "barra de colapso" (aquela barra retrátil telescopicamente, usada em quase todos os carros... retire as travas internas para ela trabalhar solta) entre estas duas cruzetas!

    Nao gostou tambem? bom, aqui mesmo no fórum teve um colega nosso que instalou uma caixa de santana paralela ao chassis, com a parte telescópica movimentando-se para frente e para tras, daih ele ligou uma barra de direção entre esta caixa e o boomerang (aquela peça em "V" que fica sob seu radiador) e o resto manteve original (mas esta adaptação foi alvo de críticas pois nao diminue os pontos de folga na direçaõ do jeep)

    Se vc nao gostou de nenhuma destas adaptações, devem existir outros modelos mais caros (Full Hidro - rsrsrs) mas acho que uma destas que citei já vai resolver seu caso ne?

  • #5
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Alguem tem ideia de qaunto fia pra colocar uma caixa mecanica do gol, peças e mão de obra. Acho que deve ser a adaptação mais barata.
    Valeu
    Jeep Willys CJ3A 1951
    Troller T4 3.2 TGV.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Olha, colocar freio a disco sem servo é procurar problema.

    O freio a disco necessita de servo, que já foi explicado no outro tópico, aumenta de 2 a 5 X a força.

    Se vc estiver a 80 km/h e necessitar para um jeep com disco e sem servo, vai ficar com os olhos arregalados vendo alguma coisa chegar e o jeep NÂo parar.

    Outro problema é que a enorme força que vc vai fazer no pedal para compensar a falta de servo pode romper o painel do jeep, se o mestre está na parede de fogo do jeep, por exemplo.

    Outra coisa: caixa de direção de carro leve não deveria ser cogitada de ser instalada num jeep. Obviamente fica SUB dimensionada.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Nao gostou tambem? bom, aqui mesmo no fórum teve um colega nosso que instalou uma caixa de santana paralela ao chassis, com a parte telescópica movimentando-se para frente e para tras, daih ele ligou uma barra de direção entre esta caixa e o boomerang (aquela peça em "V" que fica sob seu radiador) e o resto manteve original (mas esta adaptação foi alvo de críticas pois nao diminue os pontos de folga na direçaõ do jeep)
    Isso é um belo exemplo do que NÃO FAZER no sistema de direção, já vi uma gambi dessas, ficou muito feio o negocio.

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    O Leopoldo resumiu tudo claramente em poucas palavras.
    Estoun pensando em fazer uma boa revisão e deixar o sistema original mesmo, que afinal para o meu tipo de uso é bem suficiente. Agora a direção tá difícil manter a original, infelizmente meu mecanico não consegue tirar a folga , acho que vou pesquisar mais um pouco mantes de decidir. Meu vizinho já colocou a do gol ou santana mecanica ficou justa e sem folga. Conforme o leopoldo falou pode ter ficado subdimensionada, mas como nó nnão fazemos trilha acho que para rodar nos finais de semana é melhor do que o sistema original.
    valeu,
    Jeep Willys CJ3A 1951
    Troller T4 3.2 TGV.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Isso é um belo exemplo do que NÃO FAZER no sistema de direção, já vi uma gambi dessas, ficou muito feio o negocio.

    []'s
    ... como eu disse, alvo de críticas.. rsrsrsrs
    Concordo com o Elmer, pra mim este tipo de adaptação nem deveria existir.. mas como existe, acabei falando dela... rs

    Quanto as observações do Leopoldo, estou certo de que ele teve seus motivos para expor sua idéia, porém, uso o kit UBD na dianteira e tambores na traseira (com cilindros de roda de 1"1/4 da dianteira) com cilindro mestre original do jeep... raramente ando a 80 km/h mas quando andei e tive que parar, nao tive problemas com os freios.. meu unico medo é por ser um acionamento simples e nao o duplo, como nos mais modernos.... o jeep freia bem e a unica coisa que eu fiz foi reposicionar o furo da vareta de acionamento... como o deslocamento do pedal é menor, o reposicionamento faz com que o pedal tenha seu curso "normal" só que com mais força no cilindro mestre... aumento de força por aumento de força, o meu é 100% mecanico e nao depende do motor em funcionamento para parar a viatura....

    Claro que isso é convicção minha... pode ser que pra andar a 100km/h meu sistema de freio nao seja tao bom assim... mas eu jamais andarei a esta velocidade... pra isso eu tenho um Pálio... rs
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/06/2007
    Local
    brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ... como eu disse, alvo de críticas.. rsrsrsrs
    Concordo com o Elmer, pra mim este tipo de adaptação nem deveria existir.. mas como existe, acabei falando dela... rs

    Quanto as observações do Leopoldo, estou certo de que ele teve seus motivos para expor sua idéia, porém, uso o kit UBD na dianteira e tambores na traseira (com cilindros de roda de 1"1/4 da dianteira) com cilindro mestre original do jeep... raramente ando a 80 km/h mas quando andei e tive que parar, nao tive problemas com os freios.. meu unico medo é por ser um acionamento simples e nao o duplo, como nos mais modernos.... o jeep freia bem e a unica coisa que eu fiz foi reposicionar o furo da vareta de acionamento... como o deslocamento do pedal é menor, o reposicionamento faz com que o pedal tenha seu curso "normal" só que com mais força no cilindro mestre... aumento de força por aumento de força, o meu é 100% mecanico e nao depende do motor em funcionamento para parar a viatura....

    Claro que isso é convicção minha... pode ser que pra andar a 100km/h meu sistema de freio nao seja tao bom assim... mas eu jamais andarei a esta velocidade... pra isso eu tenho um Pálio... rs
    Marcos, tenho uma rural 63 e estou colocando somente o freio a disco na trazeira, com as pinças do kadet, achei interessante a dica do reposicionamento da vareta, sera q vc poderia postar fotos da mudança...

  • #11
    Fala Carlos, blza?
    Cara, foto eu nao tenho, pois minha esposa levou a maquina para Sao Paulo.. rsrsrs
    Mas fz um desenho pra vc ver mais ou menos como é....
    Espero que ajude!

    Ei, vc é de SC? Puxa vida! eu estive por aih (Floripa) em outubro... procurei, procurei e nao encontrei um único jeep por aih!! credo! vcs tem que sair dvz em quando! rs

    qqr problema, tamo por aqui.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos freio a disco sem servofreio, melhora???-imagem.jpg  
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/06/2007
    Local
    brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Grande Marcos,
    Obrigadao da dica, clareou bem as ideias.

    Poxa, axo q vc deu azar de nao axar nenhum, jipeiro, ruraleiro, e picapeiro... heheheheheh, eu moro aki mais pro oeste, mais sei q o pessoal
    de floripa ate rio do sul gosta bastante da brincadeira...

    Obrigado da força...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade