x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 27
  • #13



    o cilindro-mestre do chevette sem hidrovácuo pode ser uma boa alternativa... só tem que ter um "braço" de acionamento mais curto e mais curso no pedal para ficar macio... eu estou interessado em retificar e turbinar o motor do clio do meu pai (1.0 8v, não podia ser pior...) e para ter mais liberdade de trabalhar num coletor de admissão seria bom não ficar dependendo do vácuo para o freio...

  • #14
    retificando: provavelmente o da kombi ficasse melhor por ja estar dimensionado a um utilitário...

  • #15
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0

    calma ai...

    Freio a disco precisa de servo??? sei que fica mais macio, mais nao é tao necessario assim nao!!!
    Meu freio era original, e como sabem, freio a tambor quando esquenta nao freia nada!!!
    Depois de alguns apuros, instalei um kit dianteiro da PWB, comprado na JIPEBRAS(se nao me engano, na época foi R$ 780,00) e mantive o restante do sistema original, só troquei os fluidos e as lonas dos freios traseiros(nen reparo de cilindro mestre nao foi trocado)
    Resultado: é pisar e ele travar as 4 rodas!!! chega a "afundar" a dianteira e cantar as rodas traseiras, além de acabar o sofrimento com o superaquecimento do sistema!!! nunca vi uma diferença tao significativa!!!
    Sei que com o servo ele fica mais macio, a frenagem fica mais gradativa e etc, mas nao queria retirar as pedaleiras originais.
    Mais p quem nao quer descaracterizar o Jeep com pedaleiras suspensas ou nao tem grana para montar um sistema hidrovacuo, fica ai a sugestão!!!
    OBS: sempre antes de sair de casa, é bom dar umas pisadas no pedal de freio, para ele ficar "no ponto".

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Bom, obviamente eu não pensei em todas as modificações existentes e as que podem dar certo no casamento cilindro mestre x pressão x diametro do disco x curso de pedal x diametro do pneu x peso do jeep.

    A coisa, em geral, funciona assim .... quando mudaram de lona para disco, descobriram que era, em geral, necessário mais pressão no sistema, porque o freio a disco não tem o efeito alavanca dos patins sobre a panela; então freia menos, mas guardadas as devidas proporções.

    Depois tem o problema de por ser mais compacto, a área de frenagem ser menor.

    Além disso, como característica de projeto, os discos vieram para projetos de rodas menores, do aro 16 para o aro 14 ou menos e, para veículos que são muito mais rápidos. Então, viu-se a obvia necessidade de aumentar a pressão e ai vem o servo.

    No jeep, dependendo da combinação já mencionada, pode ficar muito bom, mas em geral, o pedal fica mais duro mas bem alto, pois o volume do mestre original é respeitável. Mas o mestre original perde em segurança por não ser duplo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17

    freio a disco na dianteira mas sem servo freio

    ola pessoal!!
    este assunto de freio a disco na dianteira sem servo freio ja foi amplamente discutido neste forum no passado! porem continuo com duvidas! gostaria de instalar o kit completo de freio a disco mas nao penso em trocar a pedaleiras assim nao posso instalar servo freio ... porem gostaria de saber se feita algumas adaptacoes tipo pastilhas maiores (sera q to falando besteira?) ajudaria ? eu sei q vai ficar meio duro o freio e tal mas como ja disse eu sou teimoso e prefiro as pedaleiras originais!! kkk




    gostaria da opiniao de vcs

  • #18
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por benderrr Ver Post
    ola pessoal!!
    este assunto de freio a disco na dianteira sem servo freio ja foi amplamente discutido neste forum no passado! porem continuo com duvidas! gostaria de instalar o kit completo de freio a disco mas nao penso em trocar a pedaleiras assim nao posso instalar servo freio ... porem gostaria de saber se feita algumas adaptacoes tipo pastilhas maiores (sera q to falando besteira?) ajudaria ? eu sei q vai ficar meio duro o freio e tal mas como ja disse eu sou teimoso e prefiro as pedaleiras originais!! kkk




    gostaria da opiniao de vcs
    Amigo pelo visto você não quer abrir mão da originalidade aparente, mas por baixo quer ter um sistema moderno, ou é por que acha que vai economizar dinheiro?
    Existe duas vertentes aí pra você:
    1 - Se não quer mecher na originalidade do carro, mas quer ter um sistema eficiente e confiável de frenagem, ou seja, quer colocar freio a disco e manter as pedaleiras em baixo. Eu acho que não terá um freio bom, pois freio a disco sem hidrovácuo na minha opinião não vai ficar bom, pois a meu ver o problema do freio original está no cilindro mestre, que vai junto ao pedal. Mas por que acho isso? Simplesmente porque tenho o contrário, coloquei pedaleira suspensa do opala e hidrovácuo do mesmo no sistema de freio a tambor nas 4 rodas, e funciona bem, o único problema são as regulagens que fica realmente chato de fazer, mas isso tanto faz o cilindro mestre, se tem hidrovácuo ou não. Então se você quer manter o sistema de pedal original, eu penso que seria melhor você bolar um sistema que utilize o pedal em baixo mas que tenha adaptado ali um hidrovácuo, pois assim você teria as pedaleiras originais e ficaria com o sistema completo.

    É isso, eu acho que não vale a pena colocar freio a disco e cilindro sem hidrovácuo, você não vai ter força suficiente para parar o seu jeep, tire por um carro de passeio, quer fazer o teste? coloque seu veículo numa rua deserta e retira do hidrovácuo a mangueira do vácuo e dá uma volta e tenta parar o carro, você vai colocar os bofe pra fora e não consegue... e sabe por que? por que freio a tambor simplesmente é muito mais eficiente do que a disco, repito o problema do freio a tambor em jeeps são as regulagens. Imagine que se freio a disco fosse mais eficiente do que a tambor, carreta, caminhão e ônibus teriam freio à disco em todas as rodas...
    Detalhe, se realmente for fazer o teste, ao retirar a mangueira do vácuo, tampone a mesma pro lado do gerador de vácuo, com um parafuso um pouco mais espesso do que o diâmetro da mangueira, ou qualquer outra coisa que não agrida a mangueira ou o plugue.

    É essa a minha opinião.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #19
    entao pablo !
    eu tambem pensei em colocar um servo e nao mexer nos tambores ja! mas o problema é q em trilha , lama etc , freio de lona nao ajuda mtoo.... onibus caminhoes nao enfrentao tais adversidades! como o pessoal aqi falou q instalaram freio discos sem servo e deram certo vi q nao sou o unico ...

    sobre bolar algo q deixasse os pedais originais e instalando o servo e ate mesm o freio a disco gostaria de saber se alguem ja fez isso ... acho q ninguem.. o pessoal ja coloca suspensa mesmo ...

  • #20
    Usuário Avatar de Colepicola
    Entrada
    14/08/2006
    Local
    Búzios/RJ
    Idade
    67
    Posts
    326
    Agradecimentos: 0
    Comprei um CJ5 1980 que o antigo dono colocou a caixa do Santana e freio a disco nas quatro rodas. Fiz uma trilha há um mês atras que era extremamente íngreme, o que levou a faltar combustível. O motor apagou e percebi que estava sem freios e sem direção. Será que vou ser obrigado a tirar toda a engenhoca, como vou puxar o Jeep no tollbar com as rodas da frente sem mexer.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #21
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Colepicola Ver Post
    Comprei um CJ5 1980 que o antigo dono colocou a caixa do Santana e freio a disco nas quatro rodas. Fiz uma trilha há um mês atras que era extremamente íngreme, o que levou a faltar combustível. O motor apagou e percebi que estava sem freios e sem direção. Será que vou ser obrigado a tirar toda a engenhoca, como vou puxar o Jeep no tollbar com as rodas da frente sem mexer.
    Esse é um problema da maioria, mas não se preoculpe com o towbar, o sistema fica pesado mas não deixa de funcionar, ou seja, você ficou com o pedal duro, a direção dura, mas com certeza estavam funcionando, era só colocar um pouco mais de força.
    E quando se está puxando um veículo com o towbar ele faz a curva por si só, e o freio é do carro motor.

    Agora pra puxar no towbar tem uma variável que tem que estar bem regulada, se não me engano é o caster.... senão ele não faz a curva só.

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #22
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por benderrr Ver Post
    entao pablo !
    eu tambem pensei em colocar um servo e nao mexer nos tambores ja! mas o problema é q em trilha , lama etc , freio de lona nao ajuda mtoo.... onibus caminhoes nao enfrentao tais adversidades! como o pessoal aqi falou q instalaram freio discos sem servo e deram certo vi q nao sou o unico ...

    sobre bolar algo q deixasse os pedais originais e instalando o servo e ate mesm o freio a disco gostaria de saber se alguem ja fez isso ... acho q ninguem.. o pessoal ja coloca suspensa mesmo ...
    Com certeza, não estou defendo freio a tambor, inclusive estou com muita raiva deles, será a minha próxima modificação, eu só quis comparar que o sistema de hidrovácuo serve pra deixar o sistema leve, e que com freio a disco precisa-se de muito mais força para chegar a uma frenagem eficiente.
    Com certeza freio a tambor em trilha é uma merd@, principalmente os dianteiros... que serão os primeiros que vou trocar, os traseiros fica pra próxima etapa.
    Agora se você pensar bem, é possível coloca sim hidrovácuo em pedais embaixo, procura uma kombi por aí e se abaixa e ver como é o sistema de servofreio dela, pois ela é pedal embaixo do mesmo jeito do jeep.
    E aí estarão resolvidos os seus problemas.

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #23
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    [...] freio a disco sem hidrovácuo na minha opinião não vai ficar bom, pois a meu ver o problema do freio original está no cilindro mestre, que vai junto ao pedal. Mas por que acho isso? Simplesmente porque tenho o contrário, coloquei pedaleira suspensa do opala e hidrovácuo do mesmo no sistema de freio a tambor nas 4 rodas, e funciona bem [...]
    Ressuscitando o tópico... assim como disse o inaciocm uns quinze anos atrás (kkk) Freio a disco SEM servo-freio fica bom sim! (não fica "ótimo", mas funciona perfeitamente). Desde minha última mensagem (década e meia atras) até hoje, ainda uso cilindro mestre original do Jeep, freios a tambor do CJ5 dianteiro instalados no eixo traseiro, e Kit de freio a disco dianteiro da Super Break Disk (pinças da Kombi). É um sistema que cumpre sua função. Quando tirei os freios a tambor e coloquei disco, senti que preciso de mais força nos pedais, porém nada que inviabilize a frenagem... com um pouco mais de "vontade", consigo travar as quatro rodas no asfalto.

    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    [...] eu acho que não vale a pena colocar freio a disco e cilindro sem hidrovácuo, você não vai ter força suficiente para parar o seu jeep, tire por um carro de passeio, quer fazer o teste? coloque seu veículo numa rua deserta e retira do hidrovácuo a mangueira do vácuo e dá uma volta e tenta parar o carro, você vai colocar os bofe pra fora e não consegue... e sabe por que? por que freio a tambor simplesmente é muito mais eficiente do que a disco [...]
    Sim, freios a tambor freiam mais que freios a disco, desde que estejam limpos, secos e bem regulados (condições excepcionais de laboratório... kkk). A vantagem de colocar disco (ao menos das dianteiras) é ter um sistema um pouco menos eficiente, porém muito mais estável e confiável. É a diferença de você precisar frear forte num dia de chuva e descobrir que o servofreio que foi instalado não conseguiu superar a deficiencia do tambor quando está molhado.. rsrsrsrs

    Desde que instalei discos de freio na dianteira (lá para os idos de 2003) nunca tive problemas, e embora não seja nenhum Schwarzenegger (sim, fui procurar o nome no Goole kkk), eu tenho força de sobra para parar o jeep, inclusive com as rodas calçadas em pneus 265/85R16...

    Agora o motivo de eu estar ressuscitando o tópico é outro... como gosto de considerar e compartilhar todas as alternativas, vi recentemente uma adaptação de servofreio em Jeep, mantendo pedais originais. A adaptação consiste em manter tudo, até mesmo o cilindro mestre do jeep no lugar, MAS ao invés do cilindro mestre ir para as rodas, ele vai para um atuador de embreagem adaptado num servofreio com cilindro duplo.

    Este sistema que vi, o servofreio estava instalado junto ao paralamas direito do Jeep, um pouco longe dos pedais. No caso, o cilindro mestre original do Jeep manda fluido para o atuador de embreagem, e este é que faz o papel de pedal de freio. O hidrovácuo com sistema duplo pode, então, ser instalado em qualquer lugar do Jeep.

    A pessoa que fez a adaptação me disse que a vantagem é que o cilindro mestre original (circuito simples) trabalha com muito menos esforço (pois agora seu único trabalho é acionar o atuador que empurra embolo que está no hidrovácuo), o que prorroga sua vida útil e torna menos propenso a falhas... a desvantagem, no entanto, é que se houver um vazamento entre o cilindro mestre do jeep e o atuador de embreagem usado para acionar o outro cilindro mestre duplo com assistência, assim como no sistema original, você também fica sem freio.

    Fica aí a ideia para considerações...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos freio a disco sem servofreio, melhora???-circuito-simples-duplo.png  

  • #24
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal! vou deixar aqui minha opinão de 2cent$!

    O atuador de embreagem é mais frágil do que qualquer dispositivo hidráulico de freio!
    Vai criar um ponto fraco no sistema!

    Se for para criar um sistema indireto o que fica melhor e funciona adequadamente são os Hidrovácuo, agora eles estão de volta! existem para venda opções de 6' o freio fica muito leve, é muito facil da instalar e bastante seguro! Já utilizei no meu Jeep um de 4 1/2' foi ótimo, só desinstalei por falta de peças de reposição.

    freio a disco sem servofreio, melhora???-jeep2car.jpg







    Na pior das hipótese ainda acho mais seguro criar um sistema de alavancas, (busquem na net adaptação de hidrovácuo no fusca).

    Neste exemplo foi criado um barra de 1 pol maciça para tranferir o acionamento do pedal de freio para o outro lado


    Aristides Júnior

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade