x
Convex Datacenter
Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 137
  • #61



    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    A regulagem do ponto será feita de modo convencional?
    Sim, o ajuste de ponto estático deve ser feito como sempre foi, porque este ajuste tem mais a ver com marcha lenta, cuja estabilidade leva em conta o ponto de ignição e a carburação.

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    E a regulagem da curva é automática, ou terá que ser feita por algum outro modo?
    Para simplificar as coisas, entenda o RCI como se fosse um grande armário dividido em três partes, cada qual com uma infinidade de gavetas, e que em cada gaveta exista um jogo de contrapesos, molas e cames (que formam o avanço centrífugo) devidamente identificadas e agrupadas em cada uma das três partes do armário, e que para acessar estas gavetas exista um unico comando inteligente, que sabe identificar qual mola apresentará o melhor resultado com tal contrapeso e/ou tal came.

    Pronto, agora é só "instalar o armário" no carro e encontrar o melhor desempenho do carro com o motor sob carga.
    Como? Simples, você altera o comando enviado para o RCI, através da atuação em um simples potenciômetro, e o RCI "se vira com o armário" e gera uma curva de avanço, e a curva ideal é aquela em que você perceber o melhor desempenho, que também é fácil de ser identificado, seja fazendo uso de uma ladeira, monitorando o tempo de aceleração, ou mesmo percorrendo um caminho conhecido.

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    A instalação do RCI vai melhorar com certeza o sistema, pois hoje não tem avanço
    A melhora existe mesmo quando existe avanço, porque os avanços centrífugos foram acertados para gasolina pura e hoje em dia existe 25% de álcool na gasolina, o que requer uma curva de avanço bem distinta da original, senão boa parte da energia contida no combustível vira fumaça no cano de escape, sem gerar nenhum trabalho util.

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    você indica alguma alteração no distribuidor?
    No caso de distribuidor original, nenhuma.

    No caso de distribuidor adaptado, que os avanços sejam travados.

    De resto, sistema de ignição em bom estado de conservação, mais nada.

    .

  • #62
    Sukys, estou montando um circuito de ignição para controlar o avanço. Como gosto de microcontroladores eu sempre me meto a fazer essas coisas só pra desafio.

    A idéia seria usar um micro, juntamente com um medidor de pressão (MPX4250A) para pegar a curva original já modificada nos pontos onde for conveniente.

    O avanço será alterado modificando o tempo entre o sinal enviado pelo hall do distribuidor e o sinal para a bobina.

    Vc tem alguma sugestão nesse projeto?

    Abraços,

  • #63
    Minha sugestão é substituir o MPX4250AP pelo MPX5100AP, mas se a idéia é desafio, esqueça o MAP e faça uso de MAF.

    E não conte pra ninguém , mas é possível fazer um MAF com o que existe no fundo da gaveta de qualquer um que mexa com eletrônica.

    .
    4X4 Brasil

  • #64
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Sim, o ajuste de ponto estático deve ser feito como sempre foi, porque este ajuste tem mais a ver com marcha lenta, cuja estabilidade leva em conta o ponto de ignição e a carburação.



    Para simplificar as coisas, entenda o RCI como se fosse um grande armário dividido em três partes, cada qual com uma infinidade de gavetas, e que em cada gaveta exista um jogo de contrapesos, molas e cames (que formam o avanço centrífugo) devidamente identificadas e agrupadas em cada uma das três partes do armário, e que para acessar estas gavetas exista um unico comando inteligente, que sabe identificar qual mola apresentará o melhor resultado com tal contrapeso e/ou tal came.

    Pronto, agora é só "instalar o armário" no carro e encontrar o melhor desempenho do carro com o motor sob carga.
    Como? Simples, você altera o comando enviado para o RCI, através da atuação em um simples potenciômetro, e o RCI "se vira com o armário" e gera uma curva de avanço, e a curva ideal é aquela em que você perceber o melhor desempenho, que também é fácil de ser identificado, seja fazendo uso de uma ladeira, monitorando o tempo de aceleração, ou mesmo percorrendo um caminho conhecido.



    A melhora existe mesmo quando existe avanço, porque os avanços centrífugos foram acertados para gasolina pura e hoje em dia existe 25% de álcool na gasolina, o que requer uma curva de avanço bem distinta da original, senão boa parte da energia contida no combustível vira fumaça no cano de escape, sem gerar nenhum trabalho util.



    No caso de distribuidor original, nenhuma.

    No caso de distribuidor adaptado, que os avanços sejam travados.

    De resto, sistema de ignição em bom estado de conservação, mais nada.

    .
    Grande Sukys !

    Nos chegamos a trocar mensagens aqui nesse Forum........e já se pasaram alguns anos ....porém fiquei feliz ao notar que o conhecimento invejável do Grande Mecatrõnico - se é que eu posso me referir ao colega Grande Sukys dessa maneira ? - está dando frutos !

    Bom, não vou pedir explicação .......... ESTOU PRECISANDO DE UMA SOLUÇÃO para o seguinte scenário:

    - Motor BF 161 que em breve passará a usar GNV e gasolina (só como reserva);

    - Carburador DFV 228;

    - Distribuidor WAPSA, original, com platinado e condensador;

    É viável providenciar avanço otimizado quando de utilização de GNV (ou gasolina) nesse BF-161 ?
    4X4 Brasil

  • #65
    Cedric, não só é viável como altamente desejável, e não só por causa do aumento de desempenho mas também para evitar danos ao motor, uma vez que com a curva de avanço original existe o risco que "queimar" a válvula de escape e respectiva sede.

    Quanto ao distribuidor Wapsa, tranquilo, existe RCI em versão para platinado, e inclusive com opção de duas curvas de avanço, uma para a gasolina e outra para o GNV.

    :.

  • #66
    Sukys, Agradeço o escalarecimento dado.

    Voce saberia de alguma solução para aposentar de vez o platinado e condensador (capacitor) do distribuidor WAPSA e susbtituir os mesmos por sensor de efeito Hall ou outra solução (sem platinado) ?

    Eu estou lembrado de uma dica que voce havia dado no passado no sentido de substituir o platinado por outro dispositivo comercializado pela BOSCH no mercado nacional....mas voce havia alertado que tal componente estava ficando escasso no mercado.....

    Bom, no catálogo da MALLORY (dos States) é ofertado subsistema que transforma 'ignição com platinado' em 'ignição sem platinado' - voce tem algum conhecimento disso ou de outro equivalente ?

  • #67
    Cedric, quando fiz o comentário o kit da Bosch já era coisa rara, hoje em dia então...

    A Mallory e a Pertronix ainda fornecem kits do tipo, resta saber sobre a compatibilidade com o distribuidor Wapsa.

    Fora isso, só resta a adaptação de distribuidor completo ou a adaptação de sensor Hall ou indutivo no distribuidor do BF, e seja qual for a opção, a curva de avanço continuará desatualizada.

    .:

  • #68
    Sukys, Enquanto aguardava sua resposta, entrei no Google e achei o Pertronix, Mallory e Crane.................apenas o Pertronix tem kit para o motor Willys L 134 e F 134 empregando distribuidor Autolite/Prestolite...............mas não há nenhuma menção de kit para o L 161 ou F 161 ........???.

    Na Wikipedia, de baixo do "Willys Overland engine", percebe-se que o F 161 e as suas evoluções subsequentes para a linha Aero Willys, foram fabricados apenas para o mercado Brasileiro.

    O L 161 foi fabricado nos EUA e instalado no 'Jeepster' para um curto espaço de tempo, após o qual foi subtituído pelo V-6 Dauntless, mais possante. .....daí, não haver kit disponível para o L 161, mas sim, há kits para Jeep com diversos tipos de motores V-6....

    Bom, em resumo, voce que tem larga experiência nesses assuntos de mecatrônica.........daria para adaptar um kit do motor L / F 134 para servir o BF 161 ? Os distribuidores desses motores tem o mesmo 'formato / miolo' ? Aí está:

    http://www.jegs.com/i/Pertronix/751/...1/746414|11577

    Sem dúvida alguma, 'distribuidor sem platinado' não resolve o problema de 'avanço fora de sintonia', embora possa livrar o jipeiro de aborrecimentos rotineiros com platinado e condensador (especialmente esse último, o qual não aguenta mais de duas ou tres dezenas de horas de uso, levando o platinado junto !)
    4X4 Brasil

  • #69
    Então, Cedric, chamei a atenção para a compatibilidade com o distribuidor Wapsa justamente por se tratar de agregado nacional, e só como parênteses, se a "bronca" é com o condensador e desgaste dos contatos do platinado, o RCI na versão para platinado não requer o uso de condensador, acaba de vez com o desgaste dos contatos e permite o uso de bobinas mais "parrudas".

    No mais, adaptação por adaptação ficaria com o que existe por aqui mesmo: implante de sensor indutivo ou Hall de distribuidor 6 cilindros.
    Particularmente não gosto da opção de fazer implante de distribuidor porque pra mim isso é complicar o que pode ser simples, já que esta saída requer a emenda de eixo, criação de suporte para fixação do corpo e eliminação dos avanços, que perdem a função por causa do sentido de giro.
    Já o implante do sensor requer apenas o trabalho de adaptar o sensor à mesa e ao eixo, coisa que qualquer torneiro consegue fazer com os pés nas costas ficando, de resto, tudo original e, principalmente, funcional. O único "segredo" que existe fica por conta do ajuste de sincronismo entre sensor e rotor, coisa que pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um mínimo de prática em acertar os ponteiros de relógio.

    .:

  • #70
    Sukys, Meu sexto sentido dizia que vôce tinha a solução - do distribuior sem platinado - na manga ! Que há uma versão do RCI operando só com o platinado, sem o condensador, tudo bem........mas eu quero distância desses dois.......prtendo ressucitar meu CJ-6 disprovido desses, no que for possível, entendeu ?

    Qual dos dois é da sua preferência e porque, sensor Hall ou sensor indutivo, para motor 6 cilíndros ? Torneiros bons eu conheço pelo menos dois, porém eu preciso saber o que comprar (Part nº) e a receita do bôlo correspondente.

    Voltando a RCI - pelo que li nas suas mensagens anteriores, terei que travar o avanço ( vacuo e centrífugo) do distribuidor, e portanto, haverá necessidade de desmontar o mesmo, o qual constitui por si so, uma oportunidade espléndida para acabar com o platinado e condensador !

    Quem fornece as curvas de avanço para GNV e gasolina (ou alcool) na versão 'duas curvas' do RCI ? Võce ou o freguês ? Essas curvas podem ser alteradas de acordo com a experiência operativa e o desempenho constatado ? É viável conectar o RCI à chave comutadora GNV / gasolina (alcool), de modo que virando essa chave a curva correta é escolhida automaticamente ?

    O RCl pode ficar alojado no cofre do motor ou seria melhor instalar na cabine ? O microprocesador é do tipo industrial, à prova de chuvas e trovoadas ?

    Todas essas informações estão no seu site ? Peço informar aqui.
    4X4 Brasil

  • #71
    Vamos lá...

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Qual dos dois é da sua preferência e porque, sensor Hall ou sensor indutivo, para motor 6 cilíndros ?
    Sensor Hall e sensor indutivo possuem características bem distintas e poderia enumerar vantagens e desvantagens de cada um, mas dentro do enfoque de utilização não faz muito sentido entrar neste mérito, mesmo porque dificilmente encontrará, aqui no Brasil, o conjunto de sensor Hall para motor 6 cilindros.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Torneiros bons eu conheço pelo menos dois, porém eu preciso saber o que comprar (Part nº) e a receita do bôlo correspondente.
    Part number? Não é bem por aí, porque dificilmente encontrará um sensor novo, e se encontrar pagará um valor que com certeza não justifica o empenho.
    Procure por distribuidor de Opala 6 cilindros em qualquer fornecedor alternativo de peças de reposição, vulgo ferro-velho.
    Dificilmente encontrará um sensor indutivo danificado (e o teste poderá ser feito no local, com um simples multímetro na escala de Ohm). Aproveite a oportunidade e também leve o respectivo módulo eletrônico e, se possível ou se desejar, a respectiva bobina de ignição.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Voltando a RCI - pelo que li nas suas mensagens anteriores, terei que travar o avanço ( vacuo e centrífugo) do distribuidor, e portanto, haverá necessidade de desmontar o mesmo, o qual constitui por si so, uma oportunidade espléndida para acabar com o platinado e condensador !
    Vamos separar as coisas.

    Se a idéia é enxertar apenas o sensor não faz sentido desabilitar os avanços originais. O RCI tem a capacidade de gerar a curva a partir do nada (não existe a necessidade de um avanço, digamos, preliminar) mas pra que alterar a originalidade de algo que não atrapalha?

    Agora, se a idéia é enxertar o distribuidor como um todo, aí sim é necessário travar os avanços por causa do sentido de rotação do distribuidor do Opala, que é contrário ao do BF, daí o avanço terá um funcionamento igualmente contrário, atrasando ou invés de avançar.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Quem fornece as curvas de avanço para GNV e gasolina (ou alcool) na versão 'duas curvas' do RCI ? Võce ou o freguês ?
    Quem fornece as duas curvas (ou uma, dependendo da versão) é o RCI, mas quem determina a curva que será utilizada é o freguês, e se voltar alguns posts encontrará explicação para isso.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Essas curvas podem ser alteradas de acordo com a experiência operativa e o desempenho constatado ?
    O ajuste é feito em função da constatação de melhora, imediata, instantânea, sobre o desempenho do motor.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    É viável conectar o RCI à chave comutadora GNV / gasolina (alcool), de modo que virando essa chave a curva correta é escolhida automaticamente ?
    Não só é viável com é assim que funciona.
    Na versão para GNV (uma ou duas curvas) existe controle de habilitação, que quando instalado junto ao relé do redutor permite o automatismo.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    O RCl pode ficar alojado no cofre do motor ou seria melhor instalar na cabine ?
    Por uma questão de praticidade em função do ajuste, o melhor é sob o painel de instrumentos.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    O microprocesador é do tipo industrial, à prova de chuvas e trovoadas ?
    Sim, e o resto do circuito idem, inclusive à prova de vibração, mesmo porque o projeto original previa o uso em jipe.

    Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post
    Todas essas informações estão no seu site ? Peço informar aqui.
    Como em qualquer outro site sobre equipamentos para preparação de motores, por lá existe a descrição sucinta sobre função e aplicação.

    .:

  • #72
    Sukys,

    Agradeço os esclarecimentos prestados e notei que algumas colocações que fiz, já haviam sido respondidas no desenrollar desse assunto.

    Entendi porque da condição (sine qua non) de se travar o avanço do distribuidor do GM 6 cilíndros. Ponto pacífico.

    No caso específico do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas viaturas Willys, o disp. RCI permite otimização da curva de avanço fornecida por esse distribuidor, mais especificamente o avanço centrífugo ?

    Me-parece, então, que a settagem do tal potenciômetro dita um delta-intervalo de avanço (ou atraso) do ponto de ignição, proporcional à regime de rotação do motor ?

    Inclusive, para aqueles aficionados Willys, descrentes do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas suas viaturas, poderia existir a opção de travar os mecanismos de avanço e partir para o modus operandi recomendado para o distribuidor GM 6 cilíndros, se assim desejarem ?

    Bom, estou vasculhando o assunto 'distribuidor convencional para BF 161 sem platinado e condensador' no WEB...............quando a coisa clarear, vou fazer meu pedido para o RCI, seja para trabalhar com o sensor indutivo ou sensor Hall, ou até mesmo platinado original...........mas não junto ao distribuidor GM 6 cilíndros, porque a adaptação parece ser caçete demais !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade