x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 81
  • #1
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1

    Hélice do radiador com 6 pás




    Pessoal,

    Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -helice.jpg  
    4X4 Brasil
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #2
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


    Abs

  • #3
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Pessoal,

    Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??
    Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

    Abraços a todos...

  • #4
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


    Abs
    Zepi,

    Este é o preço atual sim.... peguei no site da DDA.
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #5
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

    Abraços a todos...

    Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #6
    Sidnei,
    eu acredito que melhore, sim.
    Afinal de contas, se puxar mais ar, deve refrigerar melhor.
    Eu não sabia dessa possibilidade e acabei instalando uma ventoinha elétrica - acho que da L200, sei lá. Vou testar hoje, quando meu CJ sai de uma internação de 2 meses na Clínica PRAIASECACUSTOM4X4 de Saquarema. Instalei a elétrica mais porque queria tirar a mecânica e aliviar uns 2 ou 3 cavalinhos do motor, mas o meu assessor para assuntos aleatórios de mecânica 4x4 acabou me convencendo a deixar as duas ventoinhas. Talvez ainda tire... vamos ver.

    Estou ansioso para saber o resultado do teu experimento com essa hélice de 6 pas. Acho que você está trocando 4 por meia dúzia !!!

    Boa sorte.

    Abracos a todos...

    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...

  • #7
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Julinot,

    Voce é de Saquarema??
    Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #8
    Amigo Sidnei...
    sou do Rio de Janeiro mas tenho casa em Saquarema há 7 anos e venho aqui - onde estou agora, todos os finais de semana para fugir da loucura da cidade grande. Em junho de 2007 comprei um Jeep Willys e trouxe para cá. Por favor... visite o tópico OFF-ROAD EM SAQUAREMA e veja que estou juntando gente aqui para criarmos um clube, o: SAQUAREMA OFF-ROAD. As trilhas da região são ótimas, e temos em nosso grupo gente muito qualificada, inclusive com experiência de Paris-Dakar. Sinta-se convidado a aparecer por aqui para um bom papo e uma boa brincadeira.
    Aqui tem areia, tem lama, tem erosão, e tem mosquito pra c... mas não tem dengue !

    Também tenho grande interesse em iatismo "leve"... apareça no tópico indicado.

    Um abraço a todos...

    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Julinot,

    Voce é de Saquarema??
    Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Quem quiser ter uma hélice mecanica mais eficiente mesmo, vá a um desmanche e compre uma de landau do modelo que se ajusta conforme a rotação(FLEX FAN). Não esqueçam de comprar também os espaçadores que podem ser necessários. Os parafusos, recomendo que comprem os allen 1/2 rosca, de comprimento conforme determinado pelo eventual espaçador.

    Essa é uma hélice com as pás em aço mas são laminas extremamente finas e flexíveis que ajustam a curvatura conforme o motor acelera ou desacelera. Inclusive diminui o ruído. Foto de uma similar:



    Como ela funciona?

    Em baixa velocidade ou com o jeep parado, a curvatura é máxima e provê o máximo fluxo de ar. Ao acelerar, as laminas ficam quase planas, oque compensa o ar de impacto (vento relativo).

    A de 6 pás em alumínio é uma opção, porém fiquem atentos: há diversos relatos das pás destas helices sairem voando e inclusive cortarem o capô do jeep. É lógico que isso está ligado a praticas não ortodoxas de instalação quando acabam forçando as pás (que entortam) ou a quem desentorte uma pá (aí ela trinca).

    Se bem que com a idade, ela trinca mesmo e isso eu já ví pessoalmente.

    É por isso que os manuais sempre recomendam, ou melhor ... mandam ficar longe do plano de qualquer hélice em funcionamento.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Quem quiser ter uma hélice mecanica mais eficiente mesmo, vá a um desmanche e compre uma de landau do modelo que se ajusta conforme a rotação(FLEX FAN). Não esqueçam de comprar também os espaçadores que podem ser necessários.Os parafusos, compre os de aço allen 1/2 rosca de comprimento necessários depois de determinar o comprimento ddo espaçador ... se necessário.

    Essa é uma hélice com as pás em aço mas são laminas extremamente finas e flexíveis que ajustam a curvatura conforme o motor acelera ou desacelera. Inclusive diminui o ruído. Foto de uma similar:

    A de 6 pás em alumínio é uma opção, porém fiquem atentos: há diversos relatos das pás destas helices sairem voando e inclusive cortarem o capô do jeep. É lógico que isso está ligado a praticas não ortodoxas de instalação quando acabam forçando as pás (que entortam) ou a quem desentorte uma pá (aí ela trinca).

    É por isso que os manuais sempre recomendam, ou melhor ... mandam ficar longe do plano de qualquer hélice em funcionamento.
    Mestre Leopoldo,

    Considerando que a hélice de alumínio é de boa qualidade e instalando de forma correta e sem gambiarras, será que terei uma eficiência maior na refrigeração, digo, meu motor trabalhará numa temperatura mais constante?
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    meu motor trabalhará numa temperatura mais constante?
    Sidney, bom dia

    1° volta no meu último post que adicionei informações importantes.

    2º a hélice só existe para manter o ar circulando com o jeep parado ou em baixas velocidades. Se vc sempre rodasse na estrada, não necessitaria dela.

    3º não é a hélice que fará ele ficar constante ... ou quase. É a estabilidade do motor numa rpm só.

    4º em termos de eficiênca, não tenho dados tecnicos de comparação, porém, toda hélice de pás fixas tem um ponto ótimo de rpm e a de 6 num determinado ponto pode ficar pior que a de 4. Neste quesito, a FLEX ganha.

    5º pense num detalhe intrigante: independente do valor ($), a FORD não instalava mais a de 6 pás e ouvi um zumzumzum(não me lembro de quando nem exatamente de quem) que não recomendava mais este modelo. Pode ser o fato de algumas pás terem parado no peito e cabeça de alguém. Tenho certeza que aqui no forum alguém tem algo a contar sobre isso.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Sidney, bom dia


    4º em termos de eficiênca, não tenho dados tecnicos de comparação, porém, toda hélice de pás fixas tem um ponto ótimo de rpm e a de 6 num determinado ponto pode ficar pior que a de 4. Neste quesito, a FLEX ganha.
    Leopoldo,

    É exatamente nesse sentido minha dúvida.... Às vezes uma determinada peça aos nossos olhos pode nos dar a falsa impressão de que será mais eficiente, mas na prática ou se torna nula ou pior...
    Vou procurar em alguns desmanches aqui da cidade e ver se encontro essa hélice do landau (flex), mas acredito que deve ser "mosca branca".

    Um abraço e bom final de semana
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade