-
Olá pessoal.
Obrigado pela ajuda!!
Seguinte, conforme li as dicas e os tópicos sugeridos, e também, no manual do CJ, posso dizer o senguinte:
- não sai fumaça pela tampa do óleo, só um vapor, e de leve.
- não sai fumaça pelo tubo da vareta (nivel óleo)
- não sai tb pelo respiro do carter
- sai fumaça pelo escapamento quando piso no acelerador
Vou verificar amanha a taxa de compressao do motor e trocar uma idéia mais aprofundada com o mecanico.
Ah, um breve histórico da minha viatura:
- conforme o dono anterior, o motor foi feito fazem uns 2 anos. Nao pesquisei a fundo o que foi feito no motor, até vou falar com ele novamente;
- o jeep estava parado uns 6-8 meses em uma garagem antes do ultimo dono compra-lo. O ultimo dono só passeou na cidade. Ficou pouco tempo com o Jeep. Tanto que fiz uma revisão completa nos freios e o mecanico me falou que algumas peças foram trocadas por estarem paradas a algum tempo;
Amanha quero ver se tem algum sinal de óleo nas velas, e acho mesmo que deve ser alguma regulagem (e torço que seja isso mesmo).
Ou como mencionaram, algum retentor ou junta a ser substituida.
Alguém tem mais alguma sugestão da causa ou caminho a ser percorrido?
Abços
Eduardo
-
Desenterrando o topico !
Desde o final da reforma andei 1000km em 5 semanas. Tudo novo no BF161, cabos, velas, carburador original e com gicles originais. Distribuidor com platinado, original.
Não faz fumaça branca a não ser que enfie a pata no acelerador até o fim
Baixa oleo que só ele, não pinga, só escorre no chão direto.....melhor, a garagem não vai ter mais um matinho sequer !
Mas, deixando ele esquentar, com uns 1000/1200 rpm (de ouvido) as vezes faz uma rodela preta no chão, uma fuligem fofa, leve...o escapamento esta assim, com fuligem preta, mas não oleosa !
Anda bem, esta fazendo 5km/l, as velas estão limpas, marrons.
Afoga um pouco nas descidas e tem mania de morrer se deixar na banguela...tentei diminuir um pouco a mistura, mas ai fica apagando que é um louco
Afoga se não pegar a 2º ou 3º vez, mas nada que esperar uns 2 ou 3 minutos e pronto.
O que pode ser ? a fuligem é mal sinal ? sinal de que ?
Obrigado
-
Edgar, tentou baixar um pouco a bóia? Derrepente essa fuligem toda é gasolina mal queimada ou então combustível muito porcaria.
Tentou tirar uma vela e ver como anda a cor e a força do faíscamento?
Abçs
-
Bom, vou tirar as velas no sabado, dai posto o estado delas.
Baixar a boia é uma ideia boa, talvez seja por isso que da umas afogadas de vez em quando.
a bobina que eu estava usando "explodiu" semana passada....deu um barulho de curto circuito muito forte e o carro apagou ! fui olhar e o negativo da bobina não estava mais la !!!!
botei uma bobina bosch nova, o pré resistor sobreviveu, mas acho que vou troca-lo no sabado.
cabos de vela modelo original, beeem simples, olho o estado da faisca e te digo
-
Báh, nunca consegui explodir uma bobina, hehe, no máximo fritei ela... Dá uma olhada neste pré resistor que deve estar em curto.
Quando comprei a minha KW vermelha, na carcaça pedia o resistor de 0,8 ohms, daí procurei o danado por tudo e como não achei, resolvi fazer um, comecei com 1 ohm / 25W e fritou o resistor, aumentei para 50W e fritou também, daí coloquei um 100W para resolver o problema. Hoje eu optaria pela bobina do Gol MI + ignição Bosch para não se incomodar mais.
Os cabos de vela, também troquei os originais Olympus que derretiam as chupetas nas velas por supressivos NGK do chevete (2 jogos), mas parece que os do gol BX são mais compridos e não ficam tão esticados. Tem que dar uma olhada...
O esquema da vela, coloca uma externa com o gap bem aberto e liga o motor para ver se a bobina está dando conta do recado. Claro que esse teste não é 100% pois vc não tem a pressão atuando contra o pulo dela, mas já dá para ter uma visão da coloração que deve estar meio azulada e com uma boa força.
:concordo:
-
O meu BF quando comprei o jipe estava queimando óleo , limapava as velas o motor ficava bom, em menos de um dia começa a falhar alguns cilindros, então é batata , basta tirar as velas e examinar, se tiver uma fuligem preta que sai quando passa um pano, e a vela fica limpa é excesso.
Quando tem uma borra preta que so sai lixando é óleo queimado .:putz:
Se esta saindo fumaça muito branca, pode ser muito alcool na gasolina ou até mesmo a junta do cabeçote queimada , pode ser que esteja passando um pouco de água no cilindro e o vapor é bastante branco . As vezes é cabeçote solto.