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Ferramentas p/ regulagem diferencial

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  • 20/08/2012, 08:36
    georgevalle
    O expansor é para dar a carga nos rolamentos da caixa satélite no caso de não trocar eles não precisa a caixa sai e entra prensadinha mas consegue fazer sem o expansor, ja precisei trocar estes rolamentos mas como o próprio manual sugere na troca do pinhão e coroa se o diferencial ainda não foi mexido por mexânicos é para utilizar os mesmos calços que tinham antes e testar daí partir para a substituição dos calços caso sejam necessários já troquei C&P que segui a sugestão do folheto e deu certinho não precisei regular nada foi plug&play levei menos de 2 horas para abrir, trocar, conferir e fechar o diferencial.
  • 20/08/2012, 17:00
    PRIETO
    georgevalle agradeço muito sua ajuda
  • 21/08/2012, 08:19
    georgevalle
    Ontem sai com a rural para montar uns chinelinhos novos e voltei de guincho plataforma, foi pro espaço o diferencial traseiro hoje vou abrir para ver o estrago...
  • 21/08/2012, 08:27
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Ontem sai com a rural para montar uns chinelinhos novos e voltei de guincho plataforma, foi pro espaço o diferencial traseiro hoje vou abrir para ver o estrago...

    Caraca... esse é o meu medo... quebras sem ao menos esperar... e é chato oh!
    Outro dia estava a passeio, turma de uns 30 off road, passeando pela praia, aí saindo de primeira e engatando a segunda, o jeep passou batido, foi pro neutro... engata isso, engata aquilo, resultado semi eixo quebrado... é chato óh... do nada, sem tranco, fiquei sem tração... a minha sorte é que a roda não caiu, quebrou dentro do tubo e não na ponta... (da vez que quebrou na ponta eu destruí um corola 06... Preju na certa)...
    Boa sorte na empeleita...

    Pablo
  • 22/08/2012, 08:22
    georgevalle
    Ontem abri o diferencial do jeep que desmontei todo para fazer uma reforma geral (acabar com as gabiarras... velhas pelo menos fazer novas...) e também está com os rolamentos estragados, é terei que fazer uma compra de rolamentos no atacado...
  • 22/08/2012, 09:12
    chinelao4x4
    não precisa abrir o diferencial para ter noção como estão as peças por la, é simples : com o jipe engatado , vc gira o cardan , e sente as folgas, serão duas, a primeira é dos dentes da coroa e pinhão , se tiver desgaste dos dentes irá ter uma folga grande ate ficar mais pesado pra virar, o maximo é menos de 1/4 de volta ( se estiver assim, procure um conjunto pois em breve...)

    depois que verifivar a folga da coroa e pinhao, vira á folga da satele , esta sempre é mais pesado pra girar pelo cardan, todos tem esta folga que é pouca.(quase não dá problema)

    agora a folga dos rolamentos :
    com o jipe desengatado , puxe o cardan pra frente e pra traz, não pode ter folga, no maxino milimitros ( folga de calços e rolamento ruim) , depois de verificar esta folga, pegue na ponta onde fica a cruzeta e tente levantar e abaixar o cardan, não pode ter folga alguma, se tiver é rolamento ruim.

    obs:

    conjunto mal montado, desregulado, pode dar a impressão de desgastes. conjunto quente (dilata) por isso , são mimimos as folgas ( cuidado com muito apertado, trava)
    cheiro forte vindo do diferencial é sinal de que algo vai travar ! falta de oleo, agua e barro junto com oleo, rolamentos ruins .
    barulho ( ronco), sinal de que esta com folga, dentes quebrados , rolamentos indo embora.
    QUALQUER UM DESTES SINTOMAS , PARE IMEDIATAMENTE .
  • 22/08/2012, 22:40
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post

    tenho este video com um passo a passo que fiz em casa , espero que ajude

    http://www.youtube.com/watch?v=BgB7hQhKe_I


    Ok! Chinelão... os seus vídeos ajudaram, mas infelizmente não me senti apto apenas me baseando por eles... por exemplo, como saber quantos calços inicialmente coloco em cada rolamento? e depois que o pinhão está adequadamente instalado, como faço pra saber se a coroa está no seu devido lugar? existe uma referência? como saber isso utilizando a farinha ou o baton? entendi as marcas, que tem que ser iguais em todos os dentes, mas como saberei se acaso não estiver correto? Seria só pelo filling da folga? Acho que não!

    Sei que alguns vão dizer que é melhor seguir o manual do mecânico e tal, e de antemão quero dizer que concordo, mas têm algumas ferramentas que não temos disponível... a minha dúvida realmente é:
    - de onde partir em relação aos calços;
    - Como interpretar as marcas deixadas na farinha ou no baton (ou qualquer outra tinta), pra isso preciso girar muito o conjunto?

    As dúvidas reais mesmo só surgirão quando estiver com o conjunto novo na mão e tiver a montar!!

    Forte abraço!

    Pablo
  • 23/08/2012, 08:16
    georgevalle
    Ontem depois de emprestar um sacador da flange da ponta de eixo consegui desmontar o diferencial (do jeep ainda não me encorajei a tirar o diferencial da rural) o óleo estava contaminado e com isso os rolamentos do pinhão estão comprometidos os da caixa satélite ainda estão bons, Pablo quando a duvida da quantidade de calços no folheto da dana (spicer) é para fazer com anéis padrão para medir a profundidade do pinhão e assim saber quanto de calço vai utilizar mas também sugerem utilizar os calços que já tinha no pinhão antigo isso se o diferencial estiver montado de fabrica ou seja não foi feito nenhum ajuste para compensar o desgaste dos rolamentos bem como acredito que mesmo que alguem tenha feito este ajuste (pouco provável) o 1º calço que é da profundidade do pinhão só sai praticamente cortando o rolamento pois ele entra muito preso então concluo que sempre pode ser usado o mesmo, então partimos para os calços da pré-carga do rolamento do pinhão também mantenho os mesmos calços que estavam no pinhão antigo pelo mesmo motivo do de profundidade (raramente alguém faz a regulagem do diferencial ele fica com a folga como o chinelão falou até perder a cimentação da pista do rolamento e quando isso ocorre é pouco tempo para o rolamento desmanchar) montado o pinhão instala a caixa satélite e passa a marcação dos dentes, acredito que no teu caso como vai colocar C&P nova e rolamentos novos não vai precisar regular nada pois todas as peças novas estão com medidas exatas como eram a 50 anos atrás então como já citei se não ouve regulagem para compensar o desgaste dos rolamentos ou até do pinhão basta manter os calços originais.
  • 23/08/2012, 09:10
    chinelao4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Ok! Chinelão... os seus vídeos ajudaram, mas infelizmente não me senti apto apenas me baseando por eles... por exemplo, como saber quantos calços inicialmente coloco em cada rolamento? e depois que o pinhão está adequadamente instalado, como faço pra saber se a coroa está no seu devido lugar? existe uma referência? como saber isso utilizando a farinha ou o baton? entendi as marcas, que tem que ser iguais em todos os dentes, mas como saberei se acaso não estiver correto? Seria só pelo filling da folga? Acho que não!

    Sei que alguns vão dizer que é melhor seguir o manual do mecânico e tal, e de antemão quero dizer que concordo, mas têm algumas ferramentas que não temos disponível... a minha dúvida realmente é:
    - de onde partir em relação aos calços;
    - Como interpretar as marcas deixadas na farinha ou no baton (ou qualquer outra tinta), pra isso preciso girar muito o conjunto?

    As dúvidas reais mesmo só surgirão quando estiver com o conjunto novo na mão e tiver a montar!!

    Forte abraço!

    Pablo

    colega, vc pode pedir a um torneiro pra tornear o rolamento em bom estado ,usado de um pinhão, apenas pra entrar e sair facil do pinhão , assim vc poderá varias vzz retirar ate achar quts calços vão. depois de achado, é que vc poe o novo e da o aperto.
    normalmente, um conjunto novo , não pede mais ou menos calços , caso o original não tenha sido mexido antes. é só por os mesmos calços no seu devido lugar.
    o que manda é como vc falou, alem do filling , e as marcas nos dentes , vc tambem confere a folga depois de td apertado , se for tudo novo, é minimo a folga.
    as marcas tem que ser todas uniformes , deixando as marcas no meio dos dentes da coroa , se pegar na ponta, ou muito dentro, é pinhao desregulado( profundidade), se ficar muito fino as marcas ou muito pesado pra virar , é coroa desregulada ( lateralmente)

    sobre as marcas, vc deve fazer o pinhão girar uma volta na coroa , pra direita e esquerda, e deve conferir os marcas deixadas tanto em cima qut em baixo dos dentes.

    fico a disposição , qualquer duvida to ai.

    boa sorte
  • 24/08/2012, 11:41
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    colega, vc pode pedir a um torneiro pra tornear o rolamento em bom estado ,usado de um pinhão, apenas pra entrar e sair facil do pinhão , assim vc poderá varias vzz retirar ate achar quts calços vão. depois de achado, é que vc poe o novo e da o aperto.
    normalmente, um conjunto novo , não pede mais ou menos calços , caso o original não tenha sido mexido antes. é só por os mesmos calços no seu devido lugar.
    o que manda é como vc falou, alem do filling , e as marcas nos dentes , vc tambem confere a folga depois de td apertado , se for tudo novo, é minimo a folga.
    as marcas tem que ser todas uniformes , deixando as marcas no meio dos dentes da coroa , se pegar na ponta, ou muito dentro, é pinhao desregulado( profundidade), se ficar muito fino as marcas ou muito pesado pra virar , é coroa desregulada ( lateralmente)

    sobre as marcas, vc deve fazer o pinhão girar uma volta na coroa , pra direita e esquerda, e deve conferir os marcas deixadas tanto em cima qut em baixo dos dentes.

    fico a disposição , qualquer duvida to ai.

    boa sorte

    Obrigado pela ajuda de vocês...

    Estou ansioso para montar... mas ainda estou à procur e negociando... aliás só vou negociar o dianteiro depois que abrir o traseiro para dar uma olhada...

    Forte abraço e precisando estarei perguntando!!!

    PAblo
  • 28/05/2014, 16:46
    zejacutinga
    duvida sacar rolamento
    Chinelo, seus videos sao muito bons, eu to precisando trocar minha coroa e pinhao 9/53 pq foi mal instalada e quebrou dentes da corao, quebro na parte de fora, ou seja, pinha esta baixo, precisa de colocar calços, correto?
    minha duvida é a seguinte, para sacar o pinhao tem que bater na parte dele onde tem a rosca, mas esta muito preso, é só batendo mesmo para rancar? Eh normal ser bem preso assim ou pode dar uma lixada no rolamento para entrar com uma certa facilidade.
    Obrigado

    Citação:

    Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    colega, vc pode pedir a um torneiro pra tornear o rolamento em bom estado ,usado de um pinhão, apenas pra entrar e sair facil do pinhão , assim vc poderá varias vzz retirar ate achar quts calços vão. depois de achado, é que vc poe o novo e da o aperto.
    normalmente, um conjunto novo , não pede mais ou menos calços , caso o original não tenha sido mexido antes. é só por os mesmos calços no seu devido lugar.
    o que manda é como vc falou, alem do filling , e as marcas nos dentes , vc tambem confere a folga depois de td apertado , se for tudo novo, é minimo a folga.
    as marcas tem que ser todas uniformes , deixando as marcas no meio dos dentes da coroa , se pegar na ponta, ou muito dentro, é pinhao desregulado( profundidade), se ficar muito fino as marcas ou muito pesado pra virar , é coroa desregulada ( lateralmente)

    sobre as marcas, vc deve fazer o pinhão girar uma volta na coroa , pra direita e esquerda, e deve conferir os marcas deixadas tanto em cima qut em baixo dos dentes.

    fico a disposição , qualquer duvida to ai.

    boa sorte

  • 28/05/2014, 17:55
    matrakaum
    Kra que negócio embaçado....puts parece ser algo de outro planeta!
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