Alguém tem informações sobre este motor: falcon 3.6L E-Max?
Informações técnicas, adaptação, prós e contras.
Abri esse tópico justamente por não conhecer, por ser um motor pouco discutido aqui e pois achei um motor desses e fiquei interessado pois estava numa rural.
eu já tinha visto este tópico, porém queria informações como dados técnicos. Eu já percebi que não é muito fácil de encontrar peças de resposição. Sei tb que tem bastante gente que usa este motor porém é pouco falado, pelo menos não achei nada relevante na pesquisa aqui no forum.
Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm3
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ? 25 sem ar condicionado
750 ? 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %
Eu tenho esse motor no CJ e posso dizer que é um tanque.
A força é descomunal, vc viu o torque a 1400 rpm, se parece muito com diesel. No meu caso mantive a relação original (43:8), o que o torna mais forte ainda - apesar de bastante preso, câmbio original da F-1000 (clarck 4 marchas) e estou com pneus 33".
As poucas peças que tive que trocar foram achadas facilmente (bomba d'agua, alternador (pus do vectra) e bobina - qq uma serve).
Sem contar que é Ford, tem mais a ver com o Jeep.
Estou analisando uma possível troca do bf 161, ainda nao sei por qual motor.
Achei um falcon por 1200 completo.
A adaptação dele fo muito complicada? Qto gastou para adaptar?
Eu não queria mexer no câmbio, tenho o câmbio willys 4 marchas.
Qual o consumo dele? Ele é mais leve que o BF né?
Como vc fez para regularizar o documento?
peleje, vc tem que verificar se esta COMPLETO mesmo. com chicotes (2),
modulo, cabos de vela, etc
Postado originalmente por p.peleje
A adaptação dele fo muito complicada?
um pouco, eu adaptei um falcon 4.9i e deu um pouco de trabalho, mas ai nao precisei de flanges (arrgh) refazer entalhado, etc.
foi tudo plug'n'play (veja meu album)
Postado originalmente por p.peleje
Qto gastou para adaptar?
no meu caso, apenas uma cremalheira de V8 mais mao de obra
100,00 no total.
Postado originalmente por p.peleje
Eu não queria mexer no câmbio, tenho o câmbio willys 4 marchas.
esse motor vai torcer este cambio sem do nem piedade
Postado originalmente por p.peleje
Qual o consumo dele? Ele é mais leve que o BF né?
+- 5km/l o 4.9 deve pesar uns 100kg a mais q o bf, ja o 3.6 nao ta longe disso
Eu paguei 2000 no motor + câmbio, mas sem chicote (que módulo??)
A adaptação é igual a de qualquer outro motor. Terá corte na parede de fogo, parte elétrica, radiador (no meu ficou o original), coxins, cardãs, etc.
Eu fiz muita coisa junto (na verdade, eu refiz o jeep -motor câmbio, direção, freio, reforma de chassi, embreagem hidráulica, bancos, parte elétrica, roda livre, rolamentos, tanque, pára-brisa, etc....
O câmbio não vai agüentar; se trocar a relação, a reduzida tb não agüenta.
ë mais pesado; faz 7km/l.
Como o meu jeep já tinha trocado o motor (pelo proprietário anterior), eu apenas ando com a nota fiscal.
Com toda esta informação que vcs forneceram, percebo que este motor é realmente um pouco a mais do eu necessito, um pouco a mais do que posso pagar. Não quero mexer no câmbio. Acho que vai ficar para a segunda etapa de adaptações. Mas de qquer maneira me parece uma boa opção.
eu tenho alguns amigos que usam esse motor, então vou falar oque eu já Ví... um deles tem 33" e cx 3m original, nunca quebrou nada, nada mesmo a não ser uma chaveta de semi-eixo.
outros dois tem pneus 750/16 fronteira e cx 3m original, uma vez um deles quebrou a segunda, dando pau pra subir uma ladeira fu@#*a.
e o outro nunca quebrou nada.
agora, tem um caboco aqui que ja destruiu dois motores desses aí e mais ou menos uns 3 câmbios, 4m orig. , mas o cara é meio louco mesmo... dono de oficina mecânica grande e talz... não tá mto preocupado com isso... e tem mais um detalhe, é o único que está com a embreagem da f-1000, os outros todos com a original, que por sinal não aguenta nada.