x
Convex Datacenter
Página 20 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 1011121314151617181920
Resultados 229 a 237 de 237
  • #229
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62



    Boa tarde Jumpe;

    Eu que agradeço pela atenção. Não seria demais não Jumpe, com prazer, mas não tenho, teria que desenhar esse esquema, mas é simples, o ângulo máximo é o que está no seu jeep, ele não pode é ficar para dentro, pode "travar" o feixe, como está não precisa mexer, já arqueei as minhas também devido ter colocado um guincho mecânico da dianteira, mas depois elas voltam a se "cansar" novamente e o jumelo vai se ajustar.
    O curso e conforto de veículos com feixe de molas está diretamente ligado ao comprimento das molas e do jumelo. Os feixes originais de nossos jeeps são curtos e por isso seus jumelos também são, pois não precisam distender tanto, foi o projeto do carro, por ter pequeno curso de distensão (esticamento) é que pulam igual cabrito, rsrsrs.
    Por isso muitos pegam os feixes de toyota (mais longos) e colocam no jeep.

    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #230
    Usuário
    Entrada
    08/03/2020
    Local
    Jaguariaiva/PR
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    Valeu, Sydney! Abraço

  • #231
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Pessoal!

    Venho pedir ajuda!

    Meu Jeep é 51!
    Os jumelos não são originais

    As buchas são de metal, nunca troquei, já desmontei e arquei as molas umas duas vezes!

    O Jeep é sempre muito duro! Até aqui achei que fosse assim mesmo!

    Gostaria da ajuda de voces para saber se tem algo errado que esteja prejudicando o funcionamento!

    Não pretendo melhorias com modificações extremas, exemplo instalar molas de Band, ou de S-10, espirais, bolsa de ar, etc...! Também não é minha intenção substituir tudo para voltar ao original!

    O que me interessa é saber se existe algo que não foi montado corretamente ou mesmo se estas peças estão muito erradas!

    Já aconteceu, uma ou duas vezes, do jumelo traseiro virar para cima e ficar preso, mas foi só isso!

    Lendo aqui parece que o angulo não está correto.

    Seguem as fotos dos jumelos traseiros

    Jeep pulando igual cabrito-jumelos_27-03-20-04.jpg

    E dianteiros
    Jeep pulando igual cabrito-jumelos_27-03-20-06.jpg

    Abraço a todos Aristides Júnior

  • #232
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Bom dia Aristides;

    Como já mencionei o jumelo não pode ficar para dentro do feixe, nessa posição ele pode "travar" a suspensão. O 51 tem a montagem das molas diferente dos demais posteriores, ele repete a montagem dos jeep que foram à guerra (42 etc) ou seja o jumelo das molas dianteiras está na frente, seu jumelo não é o original, mas não tem problema, apesar de achar o jumelo aberto bem legal.

    Mas pelas fotos, o seu dianteiro está ok, para a frente. Mas o traseiro está para dentro, ai vem duas hipóteses:

    1 O feixe traseiro foi mudado (o comprimento dos feixes dianteiro e traseiro são diferentes, o traseiro é maior);
    2 O ponto fixo do feixe traseiro foi modificado para molas maiores e ao retornar com as molas originais o jumelo ficou para dentro;

    Faça as medições e verifique se houve isso mesmo. Infelizmente não tenho as medidas de comprimento dos feixes do seu modelo, nem do meu tenho, até seria interessante, e lhe ajudaria, mas essa eu fico devendo.

    Bom, é o que posso ajudar nesse momento. Grande abraço amigo.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #233
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sydney! Boa tarde!

    Sua ajuda é sempre muito bem vinda!
    Suas hipóteses são realmente as mais lógicas para o problema!

    1- Tomei as medidas com a trena de um centro de olhal ao outro:-
    Frente 91cm traseira 100cm

    10 laminas na dianteira
    12 laminas na traseira

    2- Examinei o ponto fixo e parece ser original ainda está rebitado, não tem indicação alguma de que tenha sido modificado!

    Existe um catálogo de um fabricante de molas, mas não consegui achar a igualdade, exemplo lá diz que a primeira mola dianteira mede em comprimento 46 (117cm) Traseiro 53 (135cm)! Converti de polegadas para cm.
    O que está no catálogo deve ser o comprimento total da lamina incluindo a volta para formar o olhal.

    A diferença entre a dianteira e traseira seriam 7 (18cm).

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/j...j3-51-a-1.html (Que molas usar no CJ3-A 51)

    Por dedução se minha mola dianteira está OK, acredito que a mola traseira está uns 10cm mais curta?

    Outra dedução seria que a minha traseira está montada com as molas dianteiras dos modelos 55 a 83 que são 4 (10cm) maior e tem 12 lâminas?

    Abraço Aristides Júnior

  • #234
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa noite Aristides;

    Sim é provável, mas uma coisa me chamou a atenção, apesar de eu ser mais conhecedor do CJ5 tem um detalhe que acredito sempre valeu para ambos: a quantidade de lâminas do eixo dianteiro é MAIOR que as do eixo traseiro, e a resposta disso é simples, a carga dianteira é constante (o motor está sempre lá com seus acessórios) mas para a traseira nem sempre (pode estar carregado, ou não, com 5 passageiros ou só o motorista) por isso é mais comprida, para dar mais conforto (se é que se pode dizer isso de um jeep original, rsrsrs) para seus ocupantes.
    Então, no caso do CJ5 são 12 lâminas na dianteira e 10 na traseira.
    Não estaria seu jeep com molas do CJ5 com montagem trocada? Isso explicaria o fato de seus jumelos traseiros estarem para dentro e terem 12 lâminas (as molas dianteiras são mais curtas).

    Veja essa possibilidade.

    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #235
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sydney!

    Eu não consegui anexar direito o Link, se voce consultar a última mensagem daquele (Que molas usar no CJ3-A 51)
    Nosso colega Rodrigo Baratti anexou um catálogo de Feixes Obenaus (Willys). pdf!

    Veja lá que tem detalhes em separado dos tamanhos de cada lâmina!

    É de lá que estou tirando as informações!

    O que voce disse está correto! No CJ5 são 12 laminas na frente e 10 laminas traseiro sendo os traseiros maiores (8,5)

    No entanto nos 45 a 54 são 10 nos dianteiros e 11 nos traseiros sendo os traseiros maiores (7)

    Já ví alguns casos que havia diferença de lado, na frente esquerda haviam mais lâminas que na direita, diziam que por conta do motor deslocado.
    Faz sentido pois a maioria dos Jeeps o lado esquerdo "arreia" primeiro!

    Enfim estou convencido que meus feixes traseiros não são os corretos! Pelas características são dianteiros dos modelos 55/83!

    Existe outro aspecto visual que sempre me incomodou:-
    Sendo o feixe mais curto o centro também está deslocado!
    Havia reparado que o circulo do pneu e roda não se compatibilizava com o "redondo" do para lamas.
    Por um tempo pensei em refurar a placa e montar o eixo deslocado para trás.

    Percebi, pensei e não enxerguei o mais obvio!

    Por aqui fica evidente que pensando em conjunto conseguimos sempre melhores resultados!

    Antes de pensar em comprar vou fazer uma busca. Houve tanta gente que desfaz das originais, é possível que encontre aqui na minha região as molas para eu corrigir este problema?

    Abraço Aristides Júnior

  • #236
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa tarde Aristides;

    Obrigado pela informação sobre o catalogo. Aristides aqui e PE nunca tive problemas em encontrar nas casas de molas, mas também faz tempo que não preciso (duram muito essas molas).
    Pelas informações que você passou estou também convencido que foi isso que ocorreu, ainda bem que você não refurou a placa, não fala isso, você vai tirar o feixe de centro e isso vai causar uma torção desequilibrada nas molas. O efeito na pode causar trepidações e deformações das lâminas por deslocamento do ponto de apoio.
    Mas já estou vislumbrando que você vai resolver esse problema, seu jeep merece.

    Abraços amigo
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #237
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sydney!

    Faz mais de 40 anos que ando com ele assim! Já até acostumei!

    Na realidade comecei a prestar atenção nesta questão de molas e jumelo por conta dos jumelos confort que ví montado numa Toy Band! Mais precisamente na Imortal uma band Curta do nosso colega Hercilio Neto, (aquele abraço!)

    Foi aí que acendeu a lampadinha!

    Vou construir meus próprios jumelos Confort!
    (Claro que isso é só uma intenção)

    Meus jumelos não são os originais então não preciso sentir pena deles!

    Abraço Aristides Júnior

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade