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Convex Datacenter
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  • #1
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    21/08/2006
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    Dicas para adaptação suspensão mais macia




    Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
    Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
    O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida .
    Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.
    Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
    Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
    Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
    Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
    ( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )

    Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
    Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
    Grato pela paciência e compreensão.

  • #2
    Boa noite SVLima.

    Para o que você quer não tem muito segredo, use feixes de toyota bandeirantes, faça uma busca em "jeep (CJs)" por feixes de mola toyota. Quanto aos amortecedores eu uso rancho 9000, mas existem opções nacionais originarias de outros carros, faça uma busca em "jeep (CJs)" por "amortecedores". Dificilmente você irá encontrar tudo ou as respostas específicas para o seu caso em um só tópico.

    Abraços e boa sorte.

  • #3
    Usuário Avatar de Nilsinho
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    20/03/2006
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    Citação Postado originalmente por svlima Ver Post
    Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
    Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
    O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida .
    Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.
    Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
    Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
    Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
    Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
    ( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )

    Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
    Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
    Grato pela paciência e compreensão.
    Caro SVlima,

    Pelas informações e pelo sobrenome, vou dar um chute:

    O sr. é o pai da Marina ?, compraram o Jeep comigo aqui em Campos naum é ?

    Como tenho quase certeza que é, vou dar uma dica ao Sr., não mecha na suspensão, pois esse Jeep do sr, é sem dúvida o jeep mais macio q já andei (e olha q mutas outras pessoa q andaram nesse carro acham a mesma coisa), basicamente melhore os pneus.

    E se o sr. estiver achando esse ai duro, o meu já ficou pronto venha fazer um test drive e se horrorizar, e eu acho que o sr esqueceu da sensação "maravilhosa" de andar naquele 58 bege

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
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    15/12/2005
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    Thumbs up

    eu coloquei os feixes de mola da toyota, com mola mestre mais 02 laminas na dianteira e 03 na trazeira e tambem utilizei jumelos grandes. melhorou bastande em conforto e tambem em estabilidade nas curvas.



    eu recomendo.

  • #5
    Intaum cara, usa Kit Fes, que vc encontra no Donatti4x4 por exemplo!!!...
    dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

    Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
    blz?

    flww

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

    Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???

    Experimente rodar em alguns Jeeps, compare a sua noção de rigidez de suspensão, converse com os donos, pesquise o $$$ e depois, decida.

    Do pouco que lí sobre isso:

    o kit BAND + RANGER ganha cada vez mais adeptos e

    NÃO recomendo o kit FESS.

    feixe reto - não é sinônimo de maciez.

    molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.

    retirar laminas - funciona, mas há problemas com grampos, espigão, e em casos extremos, problemas com cardan.

    trocar jumelos - só se for para menores.

    que amortecedor usar - vc vai descobrir que o casamento mola X amortecedor será empirico E em cada caso.

    hora se fala de amortecedores - amortecedor resolve só uma parte do problema.

    hora se fala das rodas de liga leve - nada ha ver !

    fala-se dos pneus - pressão pode ser, mas não necessariamente.

    Isto é realmente um projeto - caro colega, isto é na verdade um problema e não um projeto. Vc verá que cada um arrisca comprar um kit composto de produtos de vários fornecedores. Pode ficar bom ou não. Não há uma engenharia do produto representada pelo fabricante original por trás de qualquer modificação que garanta isso ou aquilo. A "engenharia de adaptação" é quase que puramente empírica, com raras exceções, onde alguns fazem baseado no bom senso, alguns nem tanto ... alguns absorvem as ideias dos outros e conseguem resultados bons, outros nem tanto.

    E mesmo assim, considere que sómente um veículo idêntico ao seu mas, com a modificação pretendida já instalada poderá ser possível par de comparação.

    Caso o pneu seja diferente, ou mesmo a presença de um belo guincho, poderá fazer o veículo de sua comparação se comportar diferentemente do que vc afinal esperava.

    Boa Sorte.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de DJunior
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    19/01/2006
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    All,

    É isso aí, mais uma aula do Leopoldo. Dá para escrever um livro com todos os comentários dele aqui no forum. O título poderia ser "Vem comigo que eu estou aqui para te ajudar".

    A minha humilde contribuição é:

    Para que reinventar a roda: As molas do Toy com os amortecedores da Ranger já foram mais que testadas pelos participantes do forum e eu nunca li nada de negativo sobre esta adaptação.

    Abraços a todos, e

    Leopoldo, se o livro sair não esqueça da minha contribuição pela idéia.

    Dirceu

  • #8
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    12/04/2004
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

    Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???
    No Pacaembú.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    feixe reto - não é sinônimo de maciez.
    Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.
    Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio, pq as lâminas menores invertidas começam a trabalhar apenas qdo são exigidas. Veículos modernos usam os sistema de lâminas menores (lâminas de força) retas.

  • #9
    Senhores! eu ainda tou por aki....

    depois de um tempo sem dar as caras, resolvi aparcer pela ultima vz este ano!

    Vejo que ainda tentamos montar nossos jeeps como carros... trabalho complicado e quase folclórico!
    Um jeep macio é algo bemmm complicado, pois nao estamos acostumados (bom, eu estou) a andar com veículos que tem o eixo dianteiro e traseiro rígidos... só isso já transmite aquela sensação de dureza pra quem é usuário das mcperson dianteira....

    SvLima, bem vindo ao mundo dos 4x4... vc já deve ter percebido que gostar de Jeep é sinonimo de gostar de quebra-cabeças nao é? Observe que 99,9% dos usuários do fórum aprovaram o uso das molas da Band e, se vc nao estiver afim de arriscar, vá pelo caminho mais fácil! porém, veja bem que tipo de conforto vc quer no jeep, lembre-se que NAO EXISTE solução (barata, economicamente viável) para um jeep ficar tao macio quanto os atuais veículos 4x4...

    quer jeep macio? molas da Toyota Band nele....
    quer que ele nao incline nas curvas? barra estabilizadora
    quer que ele nao pule tanto? amortecedores da ranger (embora nao resolva tudo)
    quer que ele nao capode quando entra rápido das curvas? instala uma imagem de Sao Judas Tadeu no jeep ou larga o jeep em casa... heheheheh

    PessoALL, grande abraço pra vcs! feliz natal !!!! quem tiver notícia de reuniao de jeep no Rio de Janeiro semana que vem, me falem! tou indo pra lá neste sabado.....

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    13/11/2003
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    Citação Postado originalmente por p.peleje Ver Post
    1- Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

    2- Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio
    Bom dia Peleje .... vou explicar melhor:

    1- Normalmente, laminas retas indicam suspensão já no limite mínimo. Na suspensão do jeep brasileiro, onde o jumelo do feixe dianteiro fica para trás, feixe reto pode significar olhal da mola mestra já encostando no chassis. Já ví diversos jeeps onde o olhal da mola roçou até perfurar o chassis, cortando um bom caminho para uma falha estrutural gravíssima. Muito embora a maior parte das vêzes esteja este fato acompanhado da falta do(s) batente(s) ... lembre que o jeep brasileiro tem inclusive 2 coxins por mola - muita gente ainda acha que coxim é pura estética e desnecessário, mola reta significa olhal quase ou encostado no chassis, e por isso mesmo, nem sempre é sinônimo de maciez pois deve "endurecer" o comportamento na mola pois a mesma encotra um ponto de apoio no chassis em vez de no jumelo e inclusive transmite o "tranco", "solavanco", ou "choque" de encontro com o obstáculo, que em nosso corpo se traduz naquela pancada seca que parece que vai afundar nosso pescoço dentro do tórax ou mau estar na boca do estômago.


    2- Sobre a montagem de molas invertidas, vejo .... e sei que vários já viram o seguinte:

    - indesejável no fora de estrada pois as laminas invertidas possem a capacidade de querer arar a terra ou catar em troncos ou outros obstáculos, o que neste caso resulta em danos nas molas ou nos suportes das molas.

    - como descrito no problema da remoção de laminas, inverter laminas também significa propiciar o eixo a girar com mais amplitude sobre si mesmo, o que em redução resulta na possibilidade nada agradável do escape da ponteira do cardan, ou extrapolação do ângulo de trabalho da cruzeta, justamente no instante de transmissão do maior torque à roda.


    As únicas vantagens em reverter as molas ao invéz de remover Laminas:

    - não ter dor de cabeça com grampos .... ficam "lindos" aqueles montes de porcas usadas como espaçadoras .... olha como fica "lindo" a ponta exposta do grampo maior que o próprio grampo.

    - não ter de ficar procurando .... e não vai achar, o espigão no tamanho certo.

    Mas como dito anteriromente: CUSTO X BENEFÍCIO


    Carros modernos .... muito bonito mas como vc pode supor ... as molas JÁ foram projetadas daquela forma e o fabricante garante através de contrato com a montadora.

    Aqui, vc está adaptando e ninguém garante que o desempenho será o mesmo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    26/01/2004
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    Niteroi/RJ
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    Vou dar o meu pitaco.

    Já sofri muito em querer jeep macio.Isso é impossível, compra um Vitara.
    Depois de Kit Fess, poucas laminas,barra de torção pra compensar o Kit fess e somente 4 laminas, graxa,radiografia entre as laminas,calço entre as laminas etc etc etc...Posso dizer que já experimentei muitas coisas e que nada resolve.

    Acredito que para se ter uma suspensão de jeep um pouco menos desconfortável e com alguma segurança em curvas ,seria:

    1- amortecedores cofap gl 12343 (ranger antiga)
    2- feixe de band ( a tt4 vende o kit )
    3- barras estabilisadoras( em breve na tt4)
    4- eixos de rural ou espaçadores de roda
    5- cinta limitadora de curso
    6- imagem de S.Judas Tadeu no painel


    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #12
    Usuário
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    12/04/2004
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    São Paulo/SP
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    Leopoldo, concordo com vc, qdo diz que original é uma coisa e adaptações não existem regras, vc precisa usar o bom senso para fazer a coisa direito e tem gente que consegue e outras não.

    Porém se eu fosse levar toda a teoria ao pé da letra, meu jeep nem andaria.....

    Conclusão: toda esta discussão é muito relativa, o que serve pra vc pode não servir pra mim, o que ficou bom no seu jeep pode ficar péssimo no meu. Ou seja estamos sendo redundante, pq tudo isto já foi amplamente discutido aqui no fórum, bastaria ir no botão pesquisa.

    []s


    Peleje

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