x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Tópico: Estabilidade

  • #1
    Banido
    Entrada
    18/03/2003
    Idade
    54
    Posts
    780
    Agradecimento: 1

    Estabilidade




    olá amigos
    o que se pode fazer para melhorar a estabilidade em curvas no asfalto? sem por eixos de rural e f-75. com espaçadores de roda a estabilidade melhora? coocando barra est. na frente melhora bem?
    abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Bom Caj

    Com espaçadores, não vai resolver muita coisa... Mas já ouvi o pessoal dizer q melhora um pouco .

    Já com as estabilizadoras, aí sim , claro q não vai ficar q nem um carro, pq no carro vc tem o centro de gravidade mais baixo, e no CJ já sabe né . Mas com certeza sim. Mas tem um porém , vc limita o curso da suspenção em trilhas , o ideal é estabilizadoras q possam ser desconectadas na hora de ir pra trilha

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Ôpa !

    Não sei de que "estabilidade" estás falando. Se está falando do balanço da carroceria prum lado e pro outro, então uma barra estabilizadora resolve. Mas acredito que vc está falando de estabilidade no sentido de aumentar o limite até a capotagem, pois vc falou em aumentar a base (eixos) do seu jipe. Se for para isso, barra estabilizadora pouco ou nada ajuda nesse sentido. Certo! Resumindo: para aumentar o limite até capotagem vc tem duas opções:
    Abaixar o CG (centro de gravidade do jipe)
    e/ou
    Aumentar a base do jipe.

    Esse lance de barra estabilizadora reduz a rolagem da carroceria (body-roll), mas pouco altera o ponto onde sei jipe vai capotar. Mas com certeza a redução da rolagem da carroceria influi no conforto e maior digibirilidade do seu jipe!

    Obs: aprendi com as aulas do Leopoldo! :P

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Aprendi com as aulas do Leopoldo e as do Mauro, que as barras estabilizadoras mascaram a hora da capotagem.Elas seguram a carroceria te dando uma falsa sensação de estabilidade.Fica mais confortável e é só.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #5
    olha depois q eu botei uns espaçadores no meu cj , vou te falçar q melhorou muito . tou entrando mais quente nas curvas , e claro q n e amsm coisa dum carro normal ne , mas em comparação ao q estava , nossa , melhorou muito ! tb estou pra colocar as barras estabilizadoras , pra ve se para a sensação de canoa hehehehe

  • #6
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Aprendi com as aulas do Leopoldo e as do Mauro, que as barras estabilizadoras mascaram a hora da capotagem.Elas seguram a carroceria te dando uma falsa sensação de estabilidade.Fica mais confortável e é só.
    Não é oque o Bill diz.

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    eu usava no CJ pneus 900x16 com rodas 16x7.
    Troquei o conjunto por um jogo de pneus 33x13,5 e rodas 15x10.

    Melhorou e muito pois o bixo ficou mais ágil nas curvas permitindo andar em maiores velocidades sem tanto balanço lateral, coisa q eu não fazia antes por sentir falta de chão com o primeiro conjunto de rodas/pneus.
    Acredito que com um jogo de espaçadores vc terá uma leve melhora sim.

    8)

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Por falar em espaçadores, alguém sabe onde encontrar (por um preço acessível) pra utilizar em toyota band?

    Instalei no meu cj uns alargadores de paralama em fibra com 12 cm de largura e to achando meio esquisito o carro mais largo do que os pneus, daí estive pensando em um jogo de espaçadores da menor medida pois é apenas pra dar uma melhorada na estética sem sacrificar as pontas de eixo.

    Se alguém souber me avisa pois nas lojas e anúncios eu só encontro espaçadores pra cj (5 furos) e o meu seria pra Toyota Band (6 furos)
    8)

  • #9
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Não é oque o Bill diz.
    Mas o companheiro de equipe dele tbm diz:

    Citação Postado originalmente por Wallace
    (...) a rolagem de carroceria não afeta em praticamente nada na estabilidade que vocês estão discutindo.
    Afeta sim o conforto ao rodar.
    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #10
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Por falar em espaçadores, alguém sabe onde encontrar (por um preço acessível) pra utilizar em toyota band?

    Se alguém souber me avisa pois nas lojas e anúncios eu só encontro espaçadores pra cj (5 furos) e o meu seria pra Toyota Band (6 furos)
    8)
    cara até onde eu sei os da garra4x4 o fonseca manda fazer , se vc falar com ele deve fazer pra eixo toy tb. , agora o preço , pelo que me lembro os 4 dava quase na mesma do que trocar pelos eixos da rural ,o que pra mim faz alargador não compensar , mas como vc ja tem eixo toy talvez seja a unica solução
    []'s

  • #11
    Citação Postado originalmente por billj
    Body roll é nada mais, nada menos que a tendência de que a carroceria e o chassis de um veículo inclinam lateralmente sobre os eixos. É aquela sensação quando se fazer uma curva em alta velocidade no asfalto. Nesse caso, por força centrífica (sp??) atuando sobre a massa suspensa, o peso do carro se transfere para as rodas do lado de fora da curva, resultando com que a conjunto carroceria / chassis se inclina para fora. No caso de um jipe inclinando lateralmente, a força atuando na viatura é a de gravidade, mas o resultado é igual.

    Agora, antes que partirmos para soluções, é bom entender alguns conceitos básicos de suspensão..........

    1) Existem inúmeras configurações geométricas por aí, mas quase todas poderiam ser classificadas em um de dois grupos, as de molas de feixe e as de molas helicoidais. Há vantagens e desvantagens em ambos dos casos, mas aqui vamos se limitar apenas no que se refere o body roll.

    É fácil perceber que são as molas que suportam o peso da viatura. Ou seja, elas estão resistindo a força de gravidade empurrando a massa suspensa para o chão. Nessa situação, o comportamento é o mesmo, independente de ser molas de feixe ou heliciodais. Porém, o que pode não ser tão óbvio é que acontece quando se levanta a viatura pelo conjunto carroceria / chassis, assim tirando o peso das molas. No caso de um sistema feixe, o peso atuando nas molas vai se reduzindo na medida que a massa suspensa está sendo levantada, até que elas passem pelo seu "ponto zero", o estado natural. E se continuar subindo com a massa suspensa, os feixes começarão suportar o peso do eixo, assim sujeitos forças no sentido oposto. Porém, o que acontece com molas helicoidais é diferente, pois elas chegam no seu "ponto zero" só quando estiver totalmente esticadas. Resumindo a história: As molas de feixe podem resistir forças em dois sentidos, molas helicoidais em apenas um............

    2) Line Center of Gravity - Há bastante confusão quando se fala dsse bom e velho conceito. Mas é fácil entender se pensar numa picanha sendo espetada e assada numa churrasqueira. Se você for bom, conseguiu enfiar o espeto exatamente numa linha que a carne fica parada em qualquer posição. Ou seja, você pode assar um lada dela, virá-la 90 graus, 180 graus, 45 graus, não importa, ela fica lá. Você acertou na mosca a linha centro de gravidade. Agora, suponha que você errou feio na espetada. A carne então só quer ficar numa só posição, queimando tudo... Resumindo: A linha centro de gravidade é uma linha imaginária sobre que as forças atuando num corpo se equalizam.

    3) Roll Centerline - Esse vai ser difícil explicar mas vamos lá......... Roll center é o caminho "geométrico" que passa a suspensão em movimento, controlado e limitado pelos componentes da suspensão. O mais fácil para visualizar isso é olhando de lado para uma roda de um Engesa, pois a suspensão "radius arm" dele é bem simples.

    Quando a suspensão do Engesa se mexe, independente de quanto, a posição da roda referente o chassis e determinada quase 100% pelo raio do braço longitudinal. Ou seja, a roda simplesmente segue um arco com o roll center no pivo do braço. Deu para entender?? Pois bem, então tente visualizar esse mesmo efeito, embora num sistema bem mais complexo, atuando no sentido longitudinal do jipe e envolvendo os dois eixos. Como cada eixo tem seu próprio roll center, pode facilmente criar uma roll centerline conectando esses dois roll centers com uma linha imaginária..........

    Agora, com esses conceitos em mente, vamos tentar entender o que acontece numa inclinação lateral. O que aconteceria com o body roll se o mundo fosse perfeito e o line center of gravity e o roll centerline fosse exatamente os mesmos?? A resposta é nada, não teria body roll nenhum. Como as forças de gravidade seriam as mesmas em cima e em baixo do roll center, a massa suspensa ficaria parada. Agora, a viatura pode ainda tombar se o centro de gravidade sai fora da área de apoio dos pneus. Mas essa é uma outra história..........

    Mas voltando ao assunto, é quase impossível desenhar um jipe para que essas duas linhas se coincidem. O centro de gravidade sempre fica bem mais alto que o roll center. Portanto, quando o jipe inclina lateralmente, há mais força atuando em cima do roll centerline do que em baixo, resultando em body roll. Em sistemas de feixe, o efeito e menor por causa do fato que essas molas resistem forças em dois sentidos, com já expliquei. Com heliciodais é bem mais brusca a transferência de peso, pois não tem o peso do eixo para segurar a inclinação. É por isso que os jipes com suspensões JR estão tombado por aí............

    ==================

    Já está ficando quilométrica essa explicação, então vamos logo para o que pode fazer para diminuir os efeitos de body roll.....

    Em princípio, o que tem que fazer é bolar uma maneira de ou aproximar os centros acima exaustivamente elaborados ou achar uma maneira de introduzir no sistema outras forças para combater essas criadas. Como aproximar os centros é quase impossível sem redesenhar do zero a suspensão, resta apenas compensação. E para isso, existem duas alternativas, sistemas ativos ou passivos. Ativos, tais como air bags e cilindros hidráulicos, tem a vantagem de ser controlável e desligável, eles são complexos e difíceis de projetar e instalar. Sistemas passivos, embora bem mais simples e baratos, se foram mal dimensionados, podem prejudicar a performance da suspensão poe limitar ou restrinjir o curso e/ou a velocidade da suspensão.

    Vamos ignorar, portanto, sistemas ativos. Restando apenas sistemas passivos, poderíamos optar para barras estabilizadoras ou cintas elásticas. Ao contrário que muitos pensam, esses dispositivos podem ser utilizados sem trazer efeitos colaterais negativos à suspensão. O pulo do gato é na sua dimensionamento. Tem que chegar numa condição em que o dispositivo chega no seu fim de curso no mesmo momento que chega a suspensão, com o dispositivo apenas regulando a velocidade de movimento. Agora, antes que acha amortecedores podem ser usados, o dispositivo tem que segurar sua posição para um tempo indeterminado, algo que amortecedores não fazem.

    ==================

    Na prática, sistemas de feixe de mola não deveriam ser tão instáveis que precisam do auxílio de dispositivos. É uma questão de mexer com os spring rates das molas e minimizar a altura do jipe, até cortando a lata se for necessária. Para ter uma idéia, não tem ninguém no BBS Pirate 4x4 que compete nos campeonatos americanos de rockcrawling com suspensões feixe de molas usando barras estabilizadoras. E em termos de curso de suspensão, eles tem muita mais necessidade do que nós aqui andando na lama. Porém, isso não quer dizer que não seja possível dimensional uma barra que funcione bem..........

    Quanto suspensões helicoidais, o bicho é mais complicado e é frequente a necessidade de instalar algo para limitar a transferência de peso. Eu tenho um certo problema com isso no Spider e pretendo bolar uma barra estabilizadora para o eixo traseiro. Mas como não é nada assustador, não estou tratando isso como prioridade. Mas vindo de alguém que tomba o jipe com uma certa frequência, isso pode não ser de grande conforto para ou outros.......

    Abraços,

    Bill

  • #12
    Oi Pessoal,

    Cuidado que estabilidade é uma coisa.
    Resistir ao capotamento é outra.
    O Spider do Bill não sei se é estável e isso na realidade não interessa, pois é um veiculo para Trial e trilhas.
    Mas suporta inclinações fantásticas principalmente se considerar a altura dele.
    Mesmo quem está acostumado de andar nele (eu e o Bill) muitas vezes fica com aquela sensação que já capotou numa inclinação maior.
    No último trial chegamos a tirar uma roda do chão num obstáculo, algo que é muiiiito difícil de acontecer devido ao gigantesco curso de suspensão, mas mesmo assim acredito que estávamos longe do capotamento (isso esta registrado no vídeo que divulgamos).

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade