x
Convex Datacenter
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 147
  • #73
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    PessoALL, sei que o assunto pode parecer absurdamente simples... mas mesmo assim gostaria de uma ajuda quanto a ligação elétrica da bomba, pois gostaria de encontrar uma saída que seja a mais simples possível...

    Fiz um diagrama do circuito do combustível, mas gostaria que alguem postasse um diagrama elétrico...

    Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?
    Prezado bom dia ! não sei se você já resolveu seu problema de instalação, ou até se desistiu de colocar a bomba elétrica , uma alternativa para uma instalação elétrica mais segura é fazer como em alguns veículos GM, consiste em fazer o acionamento da bomba utilizando o sinal da pressão de óleo, como você utiliza carburador não precisa pressurizar a linha de alimentação, assim que seu carro pegar e a luz de óleo apagar, a bomba liga, quando você desligar a chave a bomba vai parar de qualquer maneira, outra coisa : você pode fazer a alimentação de combustível 'returnless' como nos Audi e Ômega, o controlador de pressão fica próximo ao conjunto tanque + bomba + filtro + retorno, dessa forma a gasolina não vai ao cofre do motor e volta, vai apenas o necessário para a alimentação do carburador, isso diminui o aquecimento do combustível e se houver o vazamento de combustível em alta pressão, não será dentro do cofre do motor , se o carro ficar parado muito tempo e a cuba secar, é só você dar partida até a luz de óleo apagar e a bomba vai encher a cuba espero ter ajudado
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #74
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Prezado bom dia ! não sei se você já resolveu seu problema de instalação, ou até se desistiu de colocar a bomba elétrica ,
    Jacimar, eu até havia desistido... mas agora você deu uma idéia boa dmais! Muito obrigado!! sem dúvida é uma maneira bem mais segura... ainda mais se eu utilizar um acionamento com "relés" de confiança!

    Muito obrigado mesmo! idéia boa "dmais da conta"!

    Gde abraço!

  • #75
    É o seguinte ontem estive no Anhembi e vi 3 Jeeps lá (Lindos diga-se de passagem, inclusive um c/ placa preta).
    Conversei c/ dois deles e todos foram categóricos que suas crianças falham qdo dá aquela tuchada no acelerador (BF161 c/ DFV 228). Não preciso dizer que isto tb. acontece comigo..aliás já não aguento mais isto.
    Meu primo levantou a lebre de ser falta de combustível...Segundo ele talvez a bomba original não dê conta de alimentar qdo eu dou aquela tuchada para subir uma rua por exemplo (saindo da inércia).
    Ele me sugeriu bomba elétrica do Kadett....
    A pergunta é: Será que no meu caso adiantaria???

  • #76
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    É o seguinte ontem estive no Anhembi e vi 3 Jeeps lá (Lindos diga-se de passagem, inclusive um c/ placa preta).
    Conversei c/ dois deles e todos foram categóricos que suas crianças falham qdo dá aquela tuchada no acelerador (BF161 c/ DFV 228). Não preciso dizer que isto tb. acontece comigo..aliás já não aguento mais isto.
    Meu primo levantou a lebre de ser falta de combustível...Segundo ele talvez a bomba original não dê conta de alimentar qdo eu dou aquela tuchada para subir uma rua por exemplo (saindo da inércia).
    Ele me sugeriu bomba elétrica do Kadett....
    A pergunta é: Será que no meu caso adiantaria???
    Prezado, o seu caso dá a impressão de ser problema no pistão de enriquecimento da mistura, ou ainda problema no avanço a vácuo, falta de combustível por deficiencia da bomba, normalmente acontece em alta rotação, por exemplo : você arranca, normal, vai subindo as marchas, normal, chegou na última, normal, continua acelerando o motor vai subindo a rotação e chega um ponto que ele começa a 'embolar' por falta de combustível, é bem característico, espero ter ajudado
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #77
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Faz q nem o Gustavo e eu

    Mete uma do Gol GTI , é externa e uma das mais usadas em adaptações Muuuito confiável, e alimenta muito bem até motores 6c, tipo Opala 8) e Silverado :P :P

    Vc vai poder trocar de motor, q a bomba vai dar conta do recado



    [s]
    Alguém que tem uma bomba destas usa a bomba auxiliar também ?? Pois estas bombas, Gol GTI , Tempra Turbo ( Acredito ser a mesma ) pedem uma baomba auxiliar !! Eu instalei a do tempra turbo no meu e ela fica com um leve barulho, eu acredito que seja por falta de alimentação.....

  • #78
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    41
    Posts
    1,464
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Faz q nem o Gustavo e eu

    Mete uma do Gol GTI , é externa e uma das mais usadas em adaptações Muuuito confiável, e alimenta muito bem até motores 6c, tipo Opala 8) e Silverado :P :P

    Vc vai poder trocar de motor, q a bomba vai dar conta do recado



    [s]
    Tiago,

    essa bomba é da bosh? sabe me dizer qual o código da peça e da pressão dela? preciso urgente comprar uma e to achando de diferentes pressões, em geral 3bar, pelo numero da bosh o que encontrei NUMERO BOSCH : 0580464070 é 3 bar.

    []s

  • #79
    Usuário
    Entrada
    29/06/2009
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    60
    Agradecimentos: 0

    bomba bomba bomba

    Li o topico ...
    Muito bons os esclarecimentos...
    Conclusao : Fico com a bomba original no velho OHC gasolina (recem retificado)...
    Tem coisa que pede atualizaçao : Tanque de Inox de 68 l ( embaixo ), alternador de tempra de 90 A , arranque de corsa ( bem mais potente ) , discos nas quatro , pedaleira suspensa ...
    E tem coisa que é melhor deixar como está ...
    abc a todos
    jm sp

  • #80
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Bomba elétrica em motor carburado - dica

    Eu vou passar uma dica de montagem, compartilhando essa opção, que pode não ser a única, para as pessoas que se utilizam de bomba elétrica externa (Holley, Delphi ou Bosch).

    Pode ser que vc tenham notado que a vida da bomba não é lá essas coisas, pois os carvões se acabam.

    Muito provávelmente é porque essas bombas ficam constantemente pressurizando e dando retorno ao tanque pela válvula reguladora.

    Uma diferença funcional entre a bomba elétrica e a mecanica é que esta última, quando a cuba está cheia não bomba combutível. A haste se movimenta no vazio da haste do diafragma.

    Então, como fazer com que a bomba elétrica pressurize apenas quando necessário ? ou seja, que ela trabalhe apenas quando o carburador está com a cuba baixa ?

    Simples.

    A minha dica de montagem:

    Utillizando uma cebolinha de pressão de óleo, um bloco de conecção, uma vávula direcional, um relê auxiliar de 4 pinos, e algumas horas de trabalho vc monta um sistema que monitora a pressão entre a boia e a válvula reguladora, e a bomba somente funciona quando a vazão é necessária:

    1- Conecte uma válvula unidirecional (de esfera ou prato) que vc pode adquirir em lojas de material para ar comprimido na saída regulada de pressão da válvula reguladora (algumas pessoas denominam essa valvula de dosadora). Tenha certeza que na montagem, a seta indicadora de vazão da válvula indique fluxo para o carburador.
    2- Conecte o bloco (conecção sextavada ou conecção T ou conecção Y) na saída da válvula unidirecional.
    3- instale uma cebola de pressão de óleo em uma das saídas do bloco.
    4- instale um relê auxiliar da seguinte forma:

    a. o terminal (87) alimenta a bomba eletrica;
    b. o terminal (86) é alimentado pelo fio que vem da cebola (-);
    c. o terminal (85) é quem aciona o eletroímã do relê com carga(+);
    d. o terminal (30) é alimentado pela chave de ignição (+).

    Atenção: os terminais (30) e (85) são compartilhados na montagem da fiação (+).

    Como funciona?

    Ao ligar a chave, a pressão na linha bomba ao carburador está em zero.
    A cebola detecta pressão zero, aterra e fecha o circuito do relê comandando ele a energizar a bomba.
    A bomba funciona, pressuriza e a reguladora começa a devolver ao tanque o excesso.
    Ao mesmo tempo, a pressão vence a carga da mola da válvula unidirecional e a linha da válvula reguladora ao carburador se enche, e atinge a pressão de até 5 psi quando a boia fecha a passagem de gasolina/alcool.
    A cebola calibrada em +/- 5 psi desacopla, o rele desarma e a bomba desliga.
    Parece um carro injetado.

    Ao ligar o motor, à medida que a boia deixa passar combustível, a pressão na linha cai e começa outro ciclo.

    Fotos?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pict0009.jpg   -pict0019.jpg   -pict0002.jpg  
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #81
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Fala leopoldo,

    como sempre com dicas valiosas né??? anda meio sumido do forum....

    ja matutei aqui com uma bomba eletrica, cheguei a instalar e depois tirei tudo novamente....

    fiz essa instalação depois que descobri:

    quando fico muito tempo sem funcionar o jeep ele esvazia toda a linha de combustivel, fazendo com que demore pra pegar...

    so quando instalei a bomba, tive problemas com o excesso, e também quanto a pressão enviada...

    eu não instalei valvula reguladora/dosadora...qual é aplicação dessa valvula, onde consigo?

    abrasss
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #82
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Olá.

    É uma boa ideia, realmente!

    Vale lembrar que estas bombas elétricas comumente são capazes de manter uma pressão significativamente mais alta sob vazão considerável do que aquela que deve existir na entrada de combustível do carburador. Esta pressão varia conforme o carburador e normalmente é próxima dos 5 psi/0,35 bar, mas não é igual para todos. Uma pressão acima do recomendado para o carburador vai fazer com que a cuba fique com nível mais alto do que o devido, se não transbordar. Nivel mais alto do que o devido significa maior consumo, dificuldade de partida a quente, mais poluição, perda de potência, mais carbonização da câmara.... Já a pressão mais baixa do que deve ser pode causar falta de alimentação nos regimes mais severos, perda de potência, elevação da temperatura da câmara etc.

    A bomba elétrica deve ser ser especificada para a demanda de combustível do motor sob a necessária pressão. Os bicos injetores multipontos comumente trabalham com pressão na faixa de 3 bar, enquanto que os monopontos com algo perto de 1,5bar. Mesmo neste último, é uma pressão muito superior àquela que os carburadores tipicamente operam.

    Usando motores com escovas, a corrente de surto na partida da bomba é bem maior do que a corrente quando ela atinge uma rotação normal de trabalho, e isto deve ser considerado! Quanto mais "potente" for a bomba, mais ela será submetida à condição de partida. Talvez o uso de um limitador de corrente seja aconselhável, tanto mais quanto mais 'potente' for a bomba em relação à demanda.

    Grande abraço!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #83
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,854
    Agradecimento: 1
    gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
    vai uma ideia!
    []s

  • #84
    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
    vai uma ideia!
    []s
    Pois é, também acho que em um motor CC, o liga/desliga constante vai força-lo muito mais do que deixa-lo trabalhar direto e com pressão na saída em torno de 10% da nominal.
    No lugar de ligar e desligar, o ideal seria fazer um PWM, mas isso já envolve uma eletrônica mais pesada e complicada.
    Eu limitaria a pressão na entrada do carburador em +- 0,1 / 0,2 bar, e isso pode ser feito sem grandes enjambrações, somente dimensionando corretamente a tubulação de retorno para o tanque...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade