x
Convex Datacenter
Página 5 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 147
  • #49



    PessoALL, sei que o assunto pode parecer absurdamente simples... mas mesmo assim gostaria de uma ajuda quanto a ligação elétrica da bomba, pois gostaria de encontrar uma saída que seja a mais simples possível...

    Fiz um diagrama do circuito do combustível, mas gostaria que alguem postasse um diagrama elétrico...

    Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -diagram.jpg  

  • #50
    ... em tempo:

    é possível a instalação de uma resistencia ou de um potenciometro para diminuir a vasao da bomba? ou seja, posso controlar a pressao e a vasao da bomba através de um dimmer ou algo parecido? Eu poderia usar uma resistencia (um simples resistor entre o interruptor da chave e o positivo da bomba elétrica) para que a bomba receba voltagem menor que 12V SEM CAUSAR DANOS à mesma?!?

  • #51
    Este é o modelo de diagrama elétrico que pensei... o interruptor inicial é, na verdade, a chave de ignição (vira a chave e a bomba inicia o funcionamento). O Fusível é um destes simples mesmo e a resistencia (ou o potenciometro, que está retratado no segmento de baixo) é para diminuir a voltagem fazendo a bomba ficar mais fraca reduzindo a pressao na linha...

    Caso a redução de voltagem cause danos à bomba (coisa que nao sei se ocorre), o diagrama seria apenas a chave interruptora e o fusível, e o alívio de pressao seria dado somente através do "arrombamento" (oops! ) da saída do retorno do desborbulhador...

    É isso daih... aguardo uma ajuda!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -diagram2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #52
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Marcos

    Eu li todo o tópico. Eu tb achava que bastava ligar a elétrica como vc .Mas, depois de ler um post do Surkys, fiquei aki pensando e achei essa de bomba elétrica uma grande preocupação.
    Eu já tombei, e não gostaria de ter uma bomba mandando gasolina pro tanque com o jeep de lado.
    Em uso civilizado a boma elétrica deve ser muito boa, mas em uso de trilhas, em que o risco de tombar é grande eu me preocupo.

    Se eu fosse colocar uma bomba elétrica eu colocaria o tal circuito que faz ela desligar se o motor morrer.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #53
    poize Sérgio... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...

    Mas, qto será que custa um relé eletronico destes? e será que alguem tem o diagrama de instalação pra ele??

  • #54
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    a pandoo e a fueltech tme um dispositivo que corta tudo inclusive a bom (botão de emergencia)

    no caso de uma capotagem aperta e pronto, não sei se o sistema mais simples de injeção ou algo ligado a ignição eletronica (pessoal da motorspice pode desenvolver algo) que faça a cancela mas em gerla nunca vi problemas nisso, (2 jeeps injetados capotados e cancelaram a injeção na chave mesmo)

    mas que é provavel ocorrer, não tenho duvidas

  • #55
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    poize Sérgio... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...

    Mas, qto será que custa um relé eletronico destes? e será que alguem tem o diagrama de instalação pra ele??
    O meu apagou na hora.Eu tenho medo de um incendio ou sei lá o que com a bomba ligada.
    Não tenho a menor ideia de quanto deve custar um circuito desses.

    Por que vc está pensando em colocar a bomba elétrica ?

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #56
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...
    Pelo visto vocês nunca se meteram em encrenca, tipo bater feio, capotar ou ficar quicando com o carro até parar, e ainda bem, porque com MUITO MENOS e com essa idéia de botão de pânico é grande a chance de fazer visita ao inferno cantando música sertaneja, aquela tal que é conhecida pelo pseudônimo de "churrasquinho de mãe".

    Depois de uma bela porrada a gente fica vendo passarinho piando e dando volta na nossa cabeça, bem no estilo de desenho animado, ou então assiste a um flash back da vida, e só lá pelas tantas é que cai a ficha, e isso se tiver a sorte de não ficar desacordado, ferido ou imobilizado.

    Por isso que em carro de rua É OBRIGATÓRIO a existência de dispositivo de desligamento AUTOMÁTICO, seja eletrônico ou eletromecânico - e de preferência os dois - e por isso que em carro de competição, além do(s) dispositivo(s) automático(s) também existe CHAVE GERAL de desligamento RÁPIDO, posicionado em ponto estratégico, DENTRO e FORA do veículo e devidamente sinalizado.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Este é o modelo de diagrama elétrico que pensei...
    Pode esquecer tudo o que você pensou.

    1º Controle simples de rotação não se faz com potenciômetro e sim com reostato, só que o carinha tem que aguentar 14V X 10A = 140 Watts e com sobra, e só nisso já vai uma bela grana.

    2º Com a bomba "em aberto", gerando vazão sem pressão, poderá controlar a rotação - e de tabela a vazão - de forma linear, mas a medida que aumenta a pressão a linearidade vai pro saco, e bobeou no ajuste, já sabe o que acontece.

    3º Terá que arrumar um zéquinha só para controlar o funcionamento da bomba, porque qualquer variação na tensão da bateria mandará o ajuste de pressão para o saco.

    4º Desborbulhador, melhor parar por aqui...

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?.
    Tem sim: bomba mecânica, original do motor.

    Quer coisa mais modernosa? Bomba elétrica pulsativa, de baixa pressão. Tenho uma dessas no X15 há mais de vinte anos (fabricada pela Bendix, uso militar) e nunca deu pau, mas só se encontra coisa do tipo lá na terrinha.

    Quer bomba elétrica de alta pressão? Então não invente e faça o que já existe em MILHÕES de veículos por este mundo à fora: controle de desligamento automático DECENTE, dosador de pressão DECENTE, filtro DECENTE, mangueiras DECENTES, fusível DECENTE e fiação DECENTE, afinal, é você que estará sentado sobre tudo isso, e não eu.

    Economizar em segurança pra correr o risco de gastar TUDO com a perda do carro ou em velório, vai entender...

    .:

    PS: não tenho foto melhor da bomba pulsativa, mas achei uma em que ela aparece e fiz o recorte, só para dar uma idéia do visual.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -1.jpg  

  • #57

    Bomba Eletrica

    Na Minha Esportage Deu Pau Na Bomba Original,fui Trocar E Sofri Pra Cacete Entao Achei Melhor Eu Colocar Uma Bomba Externa.coloquei A Do Tempra Turbo Q é Barata E Boa Em Baixo Do Assoalho Protegida Pelo Chassi.hora Q Der Pau é Facil Trocar.no Carro Carburado Ja Coloquei Varias Inclusive Em Carros Antigos.coloco A Do Monza E Um Dosador De Vazao.coloco O Manometro E Deixo A Pressao Em 0,5 Bar E Ja éra.achei Interessante Ligar Ela No Alternador,pois Quando A Luz Se Acende Ela Para De Trabalhar.ex; Voce Liga O Carro E Hora Q A Luz Do Alternador Apaga Ela Começa A Trabalhar.pra Nao Ter Contrangimento Em Quebra De Correia Ou Defeito No Alternador Liguei Um Interruptor Direta Da Bateria Nela Tbm.hora Q Eu Quero A Bomba Ligada E O Carro Sem Funcionar é Só Ligar O Botao.espero Ter Ajudado.

  • #58
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Pode esquecer tudo o que você pensou.
    Ei Sukys, anida bem q vc apareceu! tava mesmo esperando uma "luz"! já esqueci tudo... alias, doq mesmo estávamos falando? rs

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    4º Desborbulhador, melhor parar por aqui...
    Em nenhum caso? nem mesmo para eliminar eventuais bolhas (função original) oriundas de um tanque com pouco combustível??

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Tem sim: bomba mecânica, original do motor.
    Puutz... na verdade esta bomba vai alimentar um V8 Small Block.... aqui no Tocantins nao dá nem pra sonhar em comprar uma bomba destas, a mais próxima que encontrei está a 2.000km daqui! e comprar pela internet já foi considerado, porém, já tive problemas em receber peças em estado precário de funcionamento e tudo isso é uma dor de cabeça maior que instalar uma bomba que eu encontro na esquina da minha casa... entende?

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Quer bomba elétrica de alta pressão? Então não invente e faça o que já existe em MILHÕES de veículos por este mundo à fora: controle de desligamento automático DECENTE, dosador de pressão DECENTE, filtro DECENTE, mangueiras DECENTES, fusível DECENTE e fiação DECENTE, afinal, é você que estará sentado sobre tudo isso, e não eu.
    Sukys, sem querer abusar... mas vc poderia ser mais específico quanto as partes "DECENTES" que vc citou? veja se é isso:

    Controle de desligamento descente: Interruptor do Ford acionado por esfera.
    Dosador de pressao decente: Dosador do Tempra, que tem parafuso.
    Filtro decente: Daqueles de veículos com injeção? ou de veículos carburados?
    Mangueiras decentes: pode ser com acoplamento por abraçadeiras?
    fusìvel decente: se eu uso a bomba original do monza, fusível original do monza para a bomba de combustível.
    Fiação decente: cabos siliconados, qual o melhor diametro para a potencia da bomba?

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Economizar em segurança pra correr o risco de gastar TUDO com a perda do carro ou em velório, vai entender...
    Minha intenção nao é economizar em segurança, é apenas montar o conjunto mais eficiente o possível, sem envolver riscos desnecessários ou gastos desnecessários. Quero encontrar apenas o equilíbrio entre custo/benefício sem esquecer a margem de segurança.

    Cabral, é esta a bomba que estou vendo se uso! só fiquei em dúvida com a questao das bombas de combustível da Saveiro (das primeiras com Injeção Eletronica)... alguem saberia falar se é assim mesmo? se sao duas bombas? e se for, porque sao?

    Valeu pessoal! grato pela ajuda!

  • #59
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Em nenhum caso? nem mesmo para eliminar eventuais bolhas (função original) oriundas de um tanque com pouco combustível??
    1º Desborbulhador foi feito para trabalhar com pressão de bomba mecânica, coisa de poucos psi, e se der uma zebra no controle de pressão - mesmo que seja através de dosador adequado, lei de Murphy - vai esguichar combustível pra tudo quanto é lado.

    2º Desborbulhador serve para desborbulhar, só que em muitas vezes o dito entra em ação por causa dos vapores gerados pelo combustível aquecido e não por causa de entrada de ar no sistema.
    Carro parado, tanque cheio e motor quente. Nestas condições não tem como entrar ar no sistema mas dependendo de outras características - que são típicas para determinados motores - não é raro observar as ditas bolhas de vapor.
    Mesmo desprezando o item 1º, com bomba elétrica não existe a necessidade de desborbulhador já que existe fluxo contínuo de combustível (consumo do motor e retorno do dosador) que serve tanto para arrefecer a bomba como também evitar o aquecimento do combustível, e em caso de falta de combustível a bomba terá a vida útil comprometida, daí a importância do catch tank.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Puutz... na verdade esta bomba vai alimentar um V8 Small Block.... aqui no Tocantins nao dá nem pra sonhar em comprar uma bomba destas...
    Se não dá para sonhar com uma bomba, como é que fica se precisar de um jogo de juntas, pistão, bronzinas? Não quero ser estraga-prazeres mas lei de Murphy existe.


    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Controle de desligamento descente: Interruptor do Ford acionado por esfera.
    Tá, e se ao invés de pancada frontal o carro "simplesmente" capotar? E se ao invés de capotar ocorrer um rompimento de mangueira?

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Dosador de pressao decente: Dosador do Tempra, que tem parafuso.
    Dosador de Tempra - ou qualquer outro de motor injetado - foi feito para trabalhar com pressão NOMINAL de "psi pra mais de metro", e só o fabricante poderá te garantir que funcionará de forma ADEQUADA com pressão de poucos psi, caso contrário será um tal de falha-funciona sem fim.
    Quer gastar bem o dinheiro e uma vez só? Compre dosador feito para trabalhar com vazão e pressão ADEQUADA ao uso pretendido, e coisa do tipo você encontra em lojas que trabalham com material para performance.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Filtro decente: Daqueles de veículos com injeção? ou de veículos carburados?
    Sim, de veículos com injeção, porque o combustível passará pelo filtro "n" vezes, via linha de retorno do dosador.
    Tudo bem, na linha de baixa pressão poderá fazer uso de filtro para álcool, com área de filtragem bem generosa, mas a durabilidade não será a mesma. Agora, na linha de pressão (que no caso é baixa) convém fazer uso de filtro para motor injetado, carcaça metálica.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Mangueiras decentes: pode ser com acoplamento por abraçadeiras?
    Pode, desde que as abraçadeiras também sejam decentes.

    Tem caboclo que gasta uma baba com mangueiras adequadas e usa abraçadeiras vagabundas, e depois ainda reclama que a coitada não segura o tranco.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    fusìvel decente: se eu uso a bomba original do monza, fusível original do monza para a bomba de combustível.
    Ok, mas use o carro por uma hora, coloque a mão no fusível e entenderá o que quero dizer com isso.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Fiação decente: cabos siliconados, qual o melhor diametro para a potencia da bomba?
    Silicone prá quê? Vai "turbinar" a panturrilha?

    Alta temperatura, beleza, mas o importante é a bitola do fio, que deverá suportar a corrente e com boa margem de segurança, coisa de uns 50%, pelo menos. O mesmo vale para conectores e relé, porque isso é despesa de palito em festa.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Quero encontrar apenas o equilíbrio entre custo/benefício sem esquecer a margem de segurança.
    Tudo dentro de uma coerência, mas sem nunca desprezar ou economizar com aspectos técnicos ou de segurança, e sem esquecer que uma coisa é carro de rua, e outra, muito diferente, é carro de competição ou de uso em off road.

    Tem gente que não está nem aí com isso e nem vai mudar, mesmo porque a lei de Murphy é americana mas a lei de Gerson é brasileira.

    .:

  • #60
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    puta queo pareo

    sukys e foda...

    cara... valeu pela aula que essa eu relamente li curtindo e entendendo tudo...

    Caramba vc podia fazer uns tutoriais tecnicos no forum!

    muito foda!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade