x
Convex Datacenter
Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 147
  • #25



    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    não li todas as postagens.......
    mas vo escrever oq eu uso.........
    bomba eletrica no tanque usada ja quase sem pressão, linha de mangueira de "plastico" de injeção, desborbulhador e carburador..........
    rele de alimentação pra bomba ligado com um fusivel na bateira acionado pelo fio D+ do alternador.......só isso.....
    quando o motor gira e o alternador começa a carregar fexa o contato de relé e a bomba entra, como o carburador ta cheio o motor funciona......caso venha a quebrar a correia do alternador o motor ira funcionar por alguns segundos até secar o carburador..........
    assim não corre o risco de ferver o motor por não girar a bomba dagua.........
    desliguei a chave a bomba desliga.......
    rapido simples e eficiente..........

    Capiti, mestres ! Gostei da simplicidade
    Valeu ! Dica anotada !

  • #26

    Wink

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Alexandre,

    Relé sim, mas relé com controle eletrônico, como o do Gol GTI, por exemplo.

    Nos dois links o dosador é tipo HPI. Querendo até pode usar, basta eliminar (ou proteger) as conexões de ar para alteração de pressão. Antes de comprar, pergunte sobre ajuste minimo de pressão, que para o seu caso deve ficar entre 300~500gr. Para o seu caso, qualquer bomba de motor mil resolve.

    Manômetro se instala entre o dosador e o carburador, e particularmente não vejo o menor sentido em ter instrumento do tipo no painel, lembrando que pra isso será necessário ter tubulação com combustível pressurizado bem debaixo do painel.

    Sds,
    Sukys
    Deixa eu ver se entendi As conexõe de ar são pra carro turbo né, que equaliza a pressão de combustivel a medida que a pressão do ar sobe né Então anulo esse mecanismo ! Perfect
    Com relação ao relógio(devaneio de tuning) pensei que houvesse algum pressostato que pudesse ser usado pra indicar a pressão, imagina só andar com uma mangueira de combustivel na reta do "saco"

  • #27

    Wink

    Citação Postado originalmente por Varela Ver Post
    No meu jeep, eu coloquei o dosador do tempra é simples e tem regulagem.
    Boa idéia valeu ! Não querendo abusar mas não tem uma foto de como ficou e de como é esse dosador ? O cara da auto peça aqui da minha cidade já tá com o saco cheio de me ver no balcão pedindo pra ver tal peça, olhar, olhar, olhar e ir embora sem levar nada
    Tambem é um negócio chato né, imagina um cara que toda hora entra na loja pede uma peça, tipo assim do tempra, o cara pergunta: - De que ano é seu Tempra ?
    - Não é que eu quero adaptar num Jipe, deixa só eu ver se vai dar certo ?
    Ai tira da caixa, desembala, olha, olha e nunca leva nada

    Quando eu tinha Niva então era pior Para com o Nivinha na porta da loja, pedia uma "homocinética do Santana" uma lanterna da Kombi, um disco de embreagem do tempra, o balconista olhava pra mim, virava a cabeça olhava pro Niva, fazia cara de que não entendia o que tava ACONTENCENDO

  • #28
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    ...rele de alimentação pra bomba ligado com um fusivel na bateira acionado pelo fio D+ do alternador...
    1º Terminal D+ só existe em alternador com regulador externo, logo este tipo de ligação só é aplicável em alternadores antigos.

    2° Caso o carburador esteja sêco ou com pouco combustível tome encrenca pra funcionar o motor, porque a bomba só entrará em ação após o início de carga proveniente do alternador.

    3° Em caso de quebra de correia ou de pane no regulador ou no alternador a bomba deixará de funcionar, e ao invés de um problema existirão dois.

    4º Por uma questão elementar de segurança o funcionamento de bomba elétrica de alta pressão deve ser condicionado ao funcionamento do motor, e por uma questão de confiabilidade não é interessante que seja feito pelos seus agregados, mas aí vai de cada um.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    Deixa eu ver se entendi As conexõe de ar são pra carro turbo né, que equaliza a pressão de combustivel a medida que a pressão do ar sobe né Então anulo esse mecanismo
    Exatamente, mas pra que complicar se dosador comum não tem essas conexões e é mais barato?

    Sds,
    Sukys

  • #29
    Em tempo,

    Alternadores com regulador INTERNO possuem terminal D+ APENAS para acionar a lâmpada espia do painel, não necessáriamente existe capacidade de corrente para acionar qualquer coisa além disso.

    Sds,
    Sukys

  • #30
    Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Boa idéia valeu ! Não querendo abusar mas não tem uma foto de como ficou e de como é esse dosador ? O cara da auto peça aqui da minha cidade já tá com o saco cheio de me ver no balcão pedindo pra ver tal peça, olhar, olhar, olhar e ir embora sem levar nada
    Tambem é um negócio chato né, imagina um cara que toda hora entra na loja pede uma peça, tipo assim do tempra, o cara pergunta: - De que ano é seu Tempra ?
    - Não é que eu quero adaptar num Jipe, deixa só eu ver se vai dar certo ?
    Ai tira da caixa, desembala, olha, olha e nunca leva nada

    Quando eu tinha Niva então era pior Para com o Nivinha na porta da loja, pedia uma "homocinética do Santana" uma lanterna da Kombi, um disco de embreagem do tempra, o balconista olhava pra mim, virava a cabeça olhava pro Niva, fazia cara de que não entendia o que tava ACONTENCENDO
    não tenho fotos aqui, mas amanhã eu tiro e posto.

  • #31
    [QUOTE=Sukys;472073]1º Terminal D+ só existe em alternador com regulador externo, logo este tipo de ligação só é aplicável em alternadores antigos.
    E O RELÉ EXTERNO NÃO TEM O FIO DA LAMAPADA NÃO?????
    PRA ACIONAR O RELÉ BASTAM APENAS ALGUNS MILI AMPERES......


    2° Caso o carburador esteja sêco ou com pouco combustível tome encrenca pra funcionar o motor, porque a bomba só entrará em ação após o início de carga proveniente do alternador.

    PODE COLOCAR UM BOTÃO NO PAINEL OU ESCONDIDO PRA ACIONAR O RELÉ CASO SEQUE O CARBURADOR POR FICAR DIAS PARADO.....

    3° Em caso de quebra de correia ou de pane no regulador ou no alternador a bomba deixará de funcionar, e ao invés de um problema existirão dois.

    SE QUEBRAR A CORREIA NÃO VAI FERVER O MOTOR.......
    SE PARAR O ALTERNADOR VC PODE TER O BOTÃO EM BAIXO DO PAINEL.......

    4º Por uma questão elementar de segurança o funcionamento de bomba elétrica de alta pressão deve ser condicionado ao funcionamento do motor, e por uma questão de confiabilidade não é interessante que seja feito pelos seus agregados, mas aí vai de cada um.
    E NÃO VAI FICAR???? SE TEM O RELÉ PRA CHAVEAR......
    COMO FUNCIONA NOS LE JETRONIC?????
    O RELÉ SÓ ENTRA DEPOIS QUE O MOTOR FUNCIONA.....
    SÓ Q O RELÉ DO LE JETRONIC CUSTA BEM MAIS DQ UM RELÉ AUXILIAR DE 30A ENCONTRADO EM QQER BODEGA DE BEIRA DE ESTRADA......



    Exatamente, mas pra que complicar se dosador comum não tem essas conexões e é mais barato?
    EU USEI O DESBORBULHADOR PQ TINHA AQUI EM ESTOQUE, JA O TAL DE DOSADOR (ISSO É NOME CIENTIFICO???) EU TERIA QUE ENCOMENDAR PAGAR FRETE ETC..........


    EU TO USANDO ESSE SISTEMA A MAIS DE UM ANO SEM PROBLEMAS..........

  • #32
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    PRA ACIONAR O RELÉ BASTAM APENAS ALGUNS MILI AMPERES......
    Por acaso você já ouviu falar que nos alternadores mais recentes o D+ pra lâmpada é controlado por transistor? Já ouviu falar em energia contraeletromotriz gerada por acionamento de relé?
    Acionamento de relé gera contraeletromotriz com 100~200 volts, suficiente pra fritar o transistor que não tem proteção pra isso e que foi feito pra acionar carga resistiva de poucos miliwatts.

    Quem conhece eletricidade conhece este efeito, e sabe que mesmo para acionar um simples relé existem cuidados a serem tomados.

    Em alternadores antigos, com D+ derivado diretamente do induzido, ainda vá lá, mas mesmo assim ainda sobram os quesitos: funcionalidade e segurança

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    SE QUEBRAR A CORREIA NÃO VAI FERVER O MOTOR.......
    SE PARAR O ALTERNADOR VC PODE TER O BOTÃO EM BAIXO DO PAINEL.......
    Bomba elétrica tem que ser utilizada com segurança e não na base do quebra-galho, mas aí vai de cada um.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    COMO FUNCIONA NOS LE JETRONIC?????
    O RELÉ SÓ ENTRA DEPOIS QUE O MOTOR FUNCIONA.....
    Fosse do jeito que você escreveu o motor não funcionaria nunca, porque QUALQUER motor injetado depende de pressão na linha de combustível pra entrar em funcionamento.

    Junto ao relé existe circuito eletrônico que monitora a rotação do motor via circuito de ignição.
    Ligou a chave de ignição a bomba funciona por alguns segundos, tempo suficiente para pressurizar a linha de combustível, e caso o motor não entre em funcionamento a bomba deixa de funcionar. Motor entrando em giro a bomba também entra, e qualquer coisa que interrompa o funcionamento do motor também interromperá o funcionamento da bomba.
    Isso é assim em QUALQUER motor injetado e é assim por uma questão de SEGURANÇA, já que em caso de incidente ou acidente diminui-se a possibilidade do carro virar churrasqueira por vazamento de combustível, onde qualquer bomba elétrica, em poucos instantes, pode dar vazão de litros e mais litros de combustível.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    SÓ Q O RELÉ DO LE JETRONIC CUSTA BEM MAIS DQ UM RELÉ AUXILIAR DE 30A ENCONTRADO EM QQER BODEGA DE BEIRA DE ESTRADA......
    Existem relés e relés, cada qual com sua aplicação, e quem pensa em dar festa não economiza em palito.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    EU TO USANDO ESSE SISTEMA A MAIS DE UM ANO SEM PROBLEMAS..........
    Tem muita gente que não usa cinto de segurança há tempos e nunca teve problema. Com controle de bomba elétrica é a mesma coisa, e vai de cada um.

    Sds,
    Sukys

  • #33
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    a,igod podem instar o positivo do relê junto com a bobina!!! assim quando ligarem a ignição a bomba tb liga e para regular a presssaõ basta utilizar um regulador pequeno como chamam nas lojas de preparação ou regulador para carros aspirados!!!!!

  • #34
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Existe relé específico para bomba elétrica. Se não me engano a VW/Bosch fabricam.
    É um relé para bomba de combustível elétrica, os carros injetados usam.

    Aparentemente é igual a um relé qualquer, e a ligação dele com a bomba é como se fosse um relé qualquer também.

    Porém ele tem um circuito eletrônico interno que atua da seguinte maneira:

    - ao girar a chave (mas sem dar arranque) ele liga a bomba por aproximadamente 10 segundos, depois desliga.
    - um fio ligado à bobina detecta as faíscas da ignição e liga a bomba (ao dar o arranque e enquanto o motor estiver funcionando) .
    - se não houver faísca por mais de 2 segundos, a bomba desliga.


    Uma maneira mais interessante (ao meu ver) seria ligar o funcionamento da bomba de gasolina com o sensor (interruptor) de pressão do óleo dos motores antigos.
    No meu eu montei um circuito que liga a bomba por alguns segundos quando a chave é girada (para encher o carburador), depois deliga.
    Quando a pressão do óleo desliga a lâmpada de óleo, a bomba é ligada novamente.

    Eu acho isso mais interessante pois assim a gasolina é cortada caso a lâmpada do óleo acenda, evitando estragos maiores no motor.

  • #35
    Citação Postado originalmente por turboroe Ver Post
    Existe relé específico para bomba elétrica. Se não me engano a VW/Bosch fabricam.
    É um relé para bomba de combustível elétrica, os carros injetados usam.

    Aparentemente é igual a um relé qualquer, e a ligação dele com a bomba é como se fosse um relé qualquer também.

    Porém ele tem um circuito eletrônico interno que atua da seguinte maneira:

    - ao girar a chave (mas sem dar arranque) ele liga a bomba por aproximadamente 10 segundos, depois desliga.
    - um fio ligado à bobina detecta as faíscas da ignição e liga a bomba (ao dar o arranque e enquanto o motor estiver funcionando) .
    - se não houver faísca por mais de 2 segundos, a bomba desliga.


    Uma maneira mais interessante (ao meu ver) seria ligar o funcionamento da bomba de gasolina com o sensor (interruptor) de pressão do óleo dos motores antigos.
    No meu eu montei um circuito que liga a bomba por alguns segundos quando a chave é girada (para encher o carburador), depois deliga.
    Quando a pressão do óleo desliga a lâmpada de óleo, a bomba é ligada novamente.

    Eu acho isso mais interessante pois assim a gasolina é cortada caso a lâmpada do óleo acenda, evitando estragos maiores no motor.

    esse relé que vc fala é do sistema Le Jetronic, tem 7 pinos.......
    ele imanta quando é acionada a linha 50(partida) e depois fica imantado pelo pulso do sinal da bobina -1(negativo da bobina) e chave ligada linha 15...........

  • #36
    Estou para instalar uma bomba eletrica e gostaria que socializassem estas ligaçoes, por favor...

    Tenho um sensor de pressao de oleo "cronomac" eletrico, sera que seria suficiente para interromper a bomba em caso de pane?

    Ha, mais uma duvida, a bomba num jipe ficaria instalada junto a longarina e,em caso de mergulhos... seria danificada?

    Obrigado
    Jose Carlos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade