x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    "Chassis-reservatório"




    PessoALL, sabe como é! nada melhor doq um final de semana para a cabeça começar a bolar novas engenhocas.... entao vamos la, quero saber da opinião de vcs!

    Estive olhando no fórum sobre a substituição da travessa dianteira do jeep (aquela que fica sob o radiador) por um tubo reto, que atravessaria a face lateral do chassis, "sobrando" uns mm do outro lado... neste tópico, até o amigo Leopoldo passou valiosas informações sobre o tipo de material e dimensões do tubo a ser instalado ali...

    Daih começou a idéia... pois eu vi que os colegas que fizeram a instalação, vedam as pontas do tubo. Acabei pensando entao se aquele cilindro vazio nao poderia servir para algo mais "interessante" e duas possibilidades vieram até minha cabeça:

    1. instalar, nas pontas, conexões para que este tubo no chassis passe a servir como uma espécie de "vaso-expansor", ou mesmo um "reservatório adicional" de água para o radiador. Por exemplo: A saída para os aquecedores de carburador, após passar pelo coletor, iria para aquele reservatório e depois voltava ao circuito por um "T" instalado na entrada do radiador original.... (ainda nao sei bem qual seria a melhor configuração de montagem)

    2. instalar, apenas em uma das pontas, um registro para abastecer o tubo com ar-comprimido, para ser usado em emergencias (encher um pneu, por exemplo)....

    Poizé... final de semana SEM trilha dá nisso... acabo pensando nestas tranqueiras!

    Tou esperando comentários!

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Para ser reservatório de fluido de radiador: não serve, pois seria necessário um tratamento superficial substancial para a corrosão não comer solta. Qualquer tratamento fica complicado se a tubeira está tampada com um "tampão soldado". Na solda, cria-se um ambiente perfeito para iniciar a corrosão ... + a agua do radiador .... é a receita para uma tubeira podre. A menos que o tubo seja de INOX.


    Para reservatório de ar comprimido, aparentemente é muito pouco em termos de volume, apesar da parede de 1/4 ou mais ser mais que o desejável para guardar a pressão.

    Se vc usar uns 500 psi ou mais, pode ter uma quantidade de ar razoável, mas a instalação fica um pouco cara. Acaba virando uma bomba na sua cara.

    Na minha opinião, são ideias, mas não praticáveis.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Faz um reservatório de ATF, assim aumentando a vida útil do sistema de direção.

    Liga o retorno da caixa de direção ali, em uma extremidade, na outra, a saída para o reservatório, ficaria como um "radiador" de fluído, não haveria problema de corrosão, explosão ou qualquer coisa parecida.

    Se a caixa quebrar, os detritos pesados ficariam ali, decantado, não indo para a bomba.

    Só um idéia.

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    essa é uma ideia praticável.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Pedrão B.
    Entrada
    24/01/2008
    Local
    Rio Claro/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,275
    Agradecimentos: 2
    Inspiração na 7 Galo
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #6
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Faz um reservatório de ATF, assim aumentando a vida útil do sistema de direção.
    ... é por isso que eu gosto deste povo que fuça em jeep! (agora com "J" sem dúvidas mesmo)...

    Esta idéia foi boa Kim! e comprova que não há nada de tao bom que nao possa ser melhorado!

    Leopoldo, realmente nao havia pensado no óbvio! claro que ia oxidar, mesmo com aditivos (ainda gosto da idéia do óleo solúvel) e tudo mais, certamente os pontos de solda iam para o béléléu bem rápido... mesmo usando revestimento interno com resina aplicável pós montagem....

    Quanto ao ar-comprimido, é porque lembrei que tem gente que usa extintor de incendio como reservatório de ar para uma emergencia com pneus (lembro de um tópico aqui no fórum onde a proposta era montar reservatorios nos estribos laterais)... mas eu nao me sinto confortável com um cilindro de ar comprimido topando em arvores, cupinzeiros e etc... a vantagem seria, por outro lado, que eu certamente saberia quando a travessa dianteira fosse prejudicada...rsrsrsrs

    Será que mais alguém se habilita? rs como eu nao tenho DH no jeep, ainda penso em usar aquele espaço para alguma coisa... rsrsrs

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opaaaa!!!

    Não tem DH????

    Usa como reservatório/radiador de óleo de motor, tendo o cuidado de fazer um bujão de escoamento, para quando efetuar a troca de óleo, escoar o do reservatório também.

    Pode ter certeza aumentando a quantidade de óleo, o motor da viatura durará muito mais.

    Tô arranjando sarna para vc se coçar!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    é... tou vendo que o lance é botar óleo ali dentro... rs

    Pedrão, como assim "inspirado na 7 Galo" ?

    Kim, fico pensando que a quantidade de óleo para o sistema de lubrificação ficaria uns 5L a mais... "pensa" numa troca de óleo complicada.... rsrsrs

    Leopoldo, como todo o "E.T.eimoso", E SE eu soldar flanges nas pontas, tratar a superfície interna e depois fechar as pontas com parafusos (através das flanges)... igual no desenho?

    Eu tou insistindo nisso de usar a tubeira para água de radiador pq aqui no Tocantins tem dias de 47°C e o pobre motor (e mais pobre ainda o motorista) acabam "esquentando" um pouco mais.... claro que se nao for viável, terei que procurar outra opção para ampliar a segurança do sistema de refrigeração...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tub.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Pedrão B.
    Entrada
    24/01/2008
    Local
    Rio Claro/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,275
    Agradecimentos: 2
    Marcos,
    É que a 7 Galo usava o quadro como reservatório de óleo do motor.
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Marcos,

    eu imaginei essa possibilidade construtiva por ser a única que permite montagem, tratamento, e posterir inspeção periódica.

    Porém, existe um lado controverso adicional ... a eficiência. A Altura entre a travessa e a boca do radiador representa uma razoável perda de carga no sistema.

    Se a tampa/bocal do radiador não apresentar uma boa qualidade de assentamento e vedação, é possível que a água não retorne pelo tubo e sim, penetre pelo bocal.

    Pergunta: pq vc não usa um recipiente plástico na altura do bocal , e próprio para tal, como nos carros de rua ?????
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    poderia encher de gelo e passar uma serpentina, com uma torneirinha na ponta, e um barril de chopp na outra
    []´s

  • #12
    HAHAHAHA perfeito! Gelo nele!!! putz! "santa ignorância batman", como nao pensei nisso antes?!

    Leopoldo, realmente, vou colocar um reservatório externo mesmo... é que a idéia apareceu enquanto eu pensava em aproveitar aquele "reservatório"... mas acho que vou mesmo simplesmente soldar as pontas e selar tudo! rs chega de doideira (pelo menos desta ai)

    Caramba! eu realmente nao sabia que a Honda CBX750 tinha óleo circulando no chassis!!! cara, muito interessante isso!!!

    Bom, obrigado a todos! daki a uns dias apareço com outra coisa doida pra vcs discutirem aqui! hehehehehe

    Valew!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade