x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    Suspensão e Direção - Ajudem!!!




    Sou um jipeiro novato, mas tenho alguns conhecimentos básicos em mecânica.

    Comprei um Willys 65, no meu entender, em bom estado e estou dando uma levantada nele.

    A princípio não estou com vontade de fazer muitas modificações e adaptações. Estou dando preferência em manter a mecânica original e realizar todas as manutenções periódicas, de forma a manter o carro com condições aceitáveis de segurança.

    Minha próxima empreitada é acertar a parte de suspensão e direção, visto que fiquei realmente assustado ao dirigir o jeep nesse carnaval.

    Já esperava ter que trocar os amortecedores, mas uma coisa me chamou a atenção: Os feixes de mola me parecem pouco arqueados. Tenho essa impressão por 2 motivos.

    1-Olhando os jumelos, nota-se que eles não estão na posição vertical (estão bem inclinados para trás)

    2-Existe um batente (que não sei se é original ou normal) que está muito perto do feixe (uns 10 cm) sendo assim, o curso da suspensão seria só isso, o que, com certeza, não é normal.

    Seguem fotos para demonstrar melhor o que falo.

    Alguém por favor me dê uma luz! Se realmente estiverem muito planos, fica bom arquear os feixes em algum moleiro ou só trocando mesmo?

    Os amortecedores da traseiros da Ranger necessitam de alguma adaptação? Ficam mellhores que os originais?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00324.jpg   -dsc00326.jpg   -dsc00327.jpg   -dsc00339.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    Direção

    Minha direção está com férias, e prolongadas, tamanha a folga!

    Para passar de 50km/h só com uma reza muito forte.

    Dei uma verificada no sistema todo e percebi pequenas folgas nas ponteiras e no pino central do braço angular. O grande problema mesmo é na barra de ligação, principalmente na ligação com o braço angular.

    Decidi manter o sistema original e trocar todas as ponteiras. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1- No manual de Manutenção que baixei na seção de Downloads mostra um rolamento no pino do braço angular. Achei este pino em algumas lojas na internet, mas não o rolamento. Alguém sabe onde posso encontrá-lo?

    2-Na barra de ligação, que me parece que é a principal fonte de folgas, existem (também segundo o manual) 2 peças metálicas tipo umas arruelas ovaladas, uma plana e uma curvada (no manual fazem parte do reparo). Ao procurar o reparo nas lojas, vi que estas peças não estão inclusas. Por sua vez, também não estão inclusas ao se comprar uma barra nova. Minha pergunta é: Essas peças são necessárias??

    3-É melhor trocar a barra inteira? A minha não está com o aspecto muito bom não, principalmente no furo onde entra o pino do braço angular.

    Seguem fotos para melhor ilustrar o sistema.

    PS. O antigo dono lambuzou tudo com um óleo que está uma m.... p/ limpar!!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00331.jpg   -dsc00332.jpg   -esquema.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Carlos Bernardo
    Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP
    Idade
    40
    Posts
    592
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Tem muita gente bem mais por dentro do que eu, mas vou tentar te ajudar:

    As molas me pareceram bastante cansadas. Digo isso, pois olhando pelas fotos que o jeep está de perfil, ele aparece bastante baixo, porém, o número de lâminas por feixe me pareceu o correto. Não entendio aquele batente. Não me pereceu ser original.

    Quanto a direção, é o seguinte: SEMPRE vai existir folga. Se vc trocar o conjunto inteirinho por peças novinhas ainda assim ela vai aparecer. E vai crescer com o tempo. O conjunto original tem muuuuitos terminais, logo não segura a pressão por muito tempo.

    Já que vc não quer investir muito (é isso?) eu sugiro que vc instale o caixa de direção do Maveco para diminuir em 90% suas dores de cabeça quanto à direção. Tem no Josewal (www.josewal4x4.com.br) e não é caro. Tem outras opções melhores também, é só dar uma pesquisada.

    Quanto às molas, eu diria para vc dar uma pesquisada quanto à preços de molas novas. Sempre dá pra dar uma arqueada, mas arquear mola cansada só serve pra "adiar o velório"...rs..além de ficar ruim elas cedem rapidinho. Ah, fuja de um treco chamado kit-fess. Aquilo é obra do satã. Hehehehe...

    www.jipebras.com.br
    www.josewal4x4.com.br
    www.agromotor.com.br (terminais originais e mecânica original em geral)
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    A altura dos jumelos estão com a inclinação adequada.

    A altura do eixo em relação ao coxim dianteiro está adequada.

    O coxim adicional é chamado coxim de reação e impede a mola esfregar no chassis quando dá batente superior, impede o batimento interno do amortecedor e impede a ponteira do cardan atravessar a tampa de proteção da luva. Este coxim é para o jeep brasileiro onde o jumelo fica ao contrário do americano.

    Sobre as calotas semi-esfericas (castanhas) do braço de ligação, estão são necessárias pois transferem o movimento do braço para a esfera do pitman e do braço angular. Portanto fazem o "casamento" com as esferas.

    O furo do braço angular( qual furo?) ... se for o furo da coupilha, não é problema, desde que mantenha a coupilha no lugar. Se for a de encaixe da esfera, este é ovalizado mesmo... são 2 diametros diferentes em um mesmo furo, não é desgaste nem defeito.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    Castanhas

    Leopoldo,

    Apesar de ainda não termos nos "falado" por aqui, já li diversos posts seus e fiquei impressionado com aqualidade deles.

    Sendo assim, obrigado pelos esclarecimentos.

    As "castanhas"em questão são auelas peças que estão circuladas na página do manula que eu postei, né?

    Fiquei em dúvida se estamos falando da mesma coisa...

    Se são indispensáveis,você tem idéia de onde consigo delas para reposição? Pela foto dá pra ter uma idéia do estado em que a minha se encontra (tá meio que pendurada).

    Pesquisando aqui e pensando no meu bolso também, vi a possibilidade de adaptar uma caixa de direção de Santana com o seguinte suporte:

    http://xtrex.blog.uol.com.br/arch200...0_11-9265281-0

    O que acham da ideia?

    Obrigado a todos pela atenção!

    Abraços.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    As castanhas são peças macicas de aço temperado(cinza escuro) e fazem parte do reparo do braço de ligação:



    Não são as arruelas que vc demarcou.

    As castanhas ficam dentro do braço de ligação, uma em cada lado de cada pino esférico - um no braço em L e um no braço pitman.



    fotos do site www.agromotor.com.br


    Sobre adaptações, sugiro vc procurar algum colega que tenha essa caixa instalada e então dê umas voltas com o jeep para sentir o comportamento dele. Pergunte ao dono oque está achando.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    Mais uma dúvida....

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    As castanhas são peças macicas de aço temperado(cinza escuro) e fazem parte do reparo do braço de ligação:



    Não são as arruelas que vc demarcou.

    As castanhas ficam dentro do braço de ligação, uma em cada lado de cada pino esférico - um no braço em L e um no braço pitman.



    fotos do site www.agromotor.com.br


    Sobre adaptações, sugiro vc procurar algum colega que tenha essa caixa instalada e então dê umas voltas com o jeep para sentir o comportamento dele. Pergunte ao dono oque está achando.
    Foi o que imaginei.....

    E as arruelas? Não tenho mais elas e pelo jeito não vem junto no reparo, nem com as barras novas. Tem problema montar sem elas? A plana acho que até posso conseguir com facilidade, mas a curva.....

    E mais uma dúvida:

    Quando fui comprar os terminais de direção na Donatti, fiquei em dúvida sobre rosca direita e rosca esquerda...

    Vou comprar todos os terminais:

    - Direito Externo
    - Direito Interno (Aquele duplo)
    - Esquerdo Externo
    - Esquerdo Interno

    Pelo bom censo, acho que tanto o direito externo quanto o esquerdo interno sejam iguais. Assim, teria que comprar 2 com um tipo de rosca e um com o outro.

    Sendo assim, queria saber quais tem rosca esquerda e quais rosca direita para não comprar errado.

    Além disso, o pino do braço em "L" nas lojas vem sem rolamentos e retentores (como é mostrado no manual de manutenção). Isso é uma versão moderna em que estas peças não são mais utilizadas ou terei que correr atrás delas? Se tiver, alguém tem as especificações?

    Abraços a todos.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/12/2007
    Local
    FEIRA DE SANTANA/BA
    Idade
    53
    Posts
    559
    Agradecimentos: 0

    aareal

    O Amigo Graças As Suas Fotos Descobrir Que O Bate Bate Dos Feixes De Molas Estao Relacionados Ao Coxim Que Ja Nao Existe Devido Ao Uso De 42 Anos .amanha Devo Comprar Novos E Repocionar Igual As Fotos Suas.

  • #9
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0

    Roscas

    Fico feliz de, mesmo sem saber quase nada, ter podido ajudar....

    E aí??? Alguém pode me responder sobre o pino do braço em L, as arruelas e o lado das roscas???

    To querendo romper a barreira dos 40 km/h....hahahha

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    As chapas curvadas que vc marcou são para a VEDAÇÂO de onde fica alojado o pino esférico. Não sei se não vendem mais as chapinhas. Se não, tente achar em um desmanche. Entre elas(uma em cada ponta) e a barra de ligação, vai também uma borracha.

    Sobre as roscas: são 2 esquerdas e duas direitas. Eu não lembro qual vai no pino central(duplo) mas, considere que o balconista da loja pode verificar com VC na hora da compra.


    Sobre o pino do braço em L, a bucha com parafuso é orignal de antes da guerra. O certo seria agora o kit com rolamentos(esse é o moderno) = 1 pino(parafuso) de aço retificado, a bucha retificada, 2 rolamentos (buchas) de agulhas INA, 2 retentores SABO.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    818
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    As chapas curvadas que vc marcou são para a VEDAÇÂO de onde fica alojado o pino esférico. Não sei se não vendem mais as chapinhas. Se não, tente achar em um desmanche. Entre elas(uma em cada ponta) e a barra de ligação, vai também uma borracha.

    Sobre as roscas: são 2 esquerdas e duas direitas. Eu não lembro qual vai no pino central(duplo) mas, considere que o balconista da loja pode verificar com VC na hora da compra.


    Sobre o pino do braço em L, a bucha com parafuso é orignal de antes da guerra. O certo seria agora o kit com rolamentos(esse é o moderno) = 1 pino(parafuso) de aço retificado, a bucha retificada, 2 rolamentos (buchas) de agulhas INA, 2 retentores SABO.
    Esse kit moderno é o que se acha a venda nas lojas?

    Como este?

    http://www.001shop.com.br/lojas/zezo...tualizasim=604

    Pergunto porque comprei um desses e não sei se vou precisar de mais alguma coisa.

    Só para esclarecer: To trabalhando em outro estado, então quando estou no Rio, não to tendo muito tempo de comprar peças. Assim tenho comprado o máximo possível para quando estiver lá só montar....

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Esse é o KIT velho para boi dormir.

    O novo pode ser deste tipo:


    www.jipebras.com.br:

    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade