Prezado Sidnei et al,
Acabei de registrar-me no Fórum 4 x 4 e portanto esta é minha estréia!
Existe um site (
http://ruralwillys.tripod.com) onde pode-se encontrar muitas informações não apenas da Rural como de seria de supor pela url, mas tb do CJ. No manual da Rural que encontra-se neste site (motor BF 161, e portanto deve valer tb para o CJ), pgs 51/52 informa-se que a válvula termostática (que provavelmente não está instalado na maioria dos motores) tem a abertura máx a 80º C. Em condições mais severas a temp poderá subir, sendo a máxima admissível 104 º C. Sem válvula termostática poderá ocorrer o resfriamento mto rápido.
Bom, a informação não resolve o problema de indicação correta da temperatura que tb tenho.
No caso de minha Rural (1965), o indicador do painel funciona (provavelmente de forma adequada à menos de alguma calibração (mas tudo indica que o sensor não!), e está sempre indicando a temperatura máxima.
Fui informado pelas lojas especializadas em BH que já não mais fabricam-se o tal sensor (cebolinha). Se alguém possui alguma indicação de comercialização, ou alternativa de outra aplicação, será MUITO BENVINDA!
SDS.
Fernando