x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
  • #1

    Afinal de contas, é "Jeep" ou "Geep" ??




    A pergunta pode parecer estranha, ou até meio leviana... mas depois de passar décadas chamando meu querido CJ3A de "Jeep", resolvi ler um nome que está estampado na lataria da caixa de ferramentas original da viatura... e pude perceber, claramente, que está escrito "Geep" !

    Como uma das "lendas" do nome refere-se à sigla "General Purpose", ou GP, que depois pode ter virado "gee-pee" e terminado em Jeep (lembram do GPW? - General Purpose Willys), sempre fiquei curioso em saber pq o nome "Jeep" seria escrito com "J"... bom, agora é que a dúvida veio mesmo, pois no carro está escrito com "G"....

    Será que alguem que possa falar um pouco sobre a história do Geep (ou seria Jeep?), poderia tirar esta dúvida quanto à especificação do veículo???

    []'s desejando um fantástico 2008 a todos!!

  • #2
    ET,

    Existem várias lendas sobre a criação do nome Jeep (que hj é marca registrada da Daimler Chysler). A mais plausível é que tenha surgido da designação GPW onde o GP (general purpose) no alfabeto fonético Inglês se pronuncia "Gi - Pi". A escrita Jeep surgiu como marca somente após a 2a. guerra quando a Willys Overland lançou no mercado a versão civil, o CJ (Civilian Jeep).
    Existe ainda uma versão de que o nome tenha vindo do animal de extimação do Popeye, aquele que comia orquídias lembra ? O Eugene "The Jeep". Talvés pelo bichinho ser bem faceiro e poder sumir e aparecer aonde quiser....
    Mas a expressão (gi-pi) já era usada muito antes até da primeira guerra por mecânicos que chamavam qualquer veículo "tinhoso" de "gi-pi".

    O que me intrigou apenas foi o fato de vc dizer que na tampa do seu CJ3 está escrito Geep....essa eu nuca vi, e olhei por aqui nos montes de livros que eu tenho e não vi nada....pelo menos nada no CJ 3A ou até o 3B.

    Abs.

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    No meu tb tem essa grafia,mas o nome realmente é JEEP

    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03298.jpg  
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
    Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

    Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

    Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe

  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

    Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

    Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe
    Kra até assustei no inicio onde vc diz q estava escrito GEEP, mais é a grafia da época mesmo que é um pouco confusa, mais nao se desespere.. nada que um martelo bem pesado nao resolva.. olhae simulado no photoshop..

    abraçao
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03298.jpg  
    =======
    Wilson

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Isso é fácil de resolver:

    consulte o fabricante ...... como ele escreve ???? www.jeep.com
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    quem sabe seu jeep não é genérico ou do paraguay?!?!?!

    SÓ PARA DESCONTRAIR!

  • #8
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Isso é fácil de resolver:

    consulte o fabricante ...... como ele escreve ???? www.jeep.com
    Amigo Leopoldo! saudações!!

    Fabricante? certamente este daih nao é o mesmo que fabricou meu bom, velho e insuperável CJ3A.. rsrsrsrs e da fabricação do meu CJ até este daih que vc postou, muita água (lama, terra, grama) rolou! rsrsrs Tá certo que os caras compraram o nome, a marca (mas nao a alma! rs) do bom e velho "jeep", alias, acho mesmo que quando resolveram escrever aquilo na caixa de ferramentas dos 4x4, este nome ainda nem era disputado comercialmente.... o nome "JEEP" (com "J" mesmo), pelo pouco que sei, só teve seu valor agregado algum tempo depois...

    Ô M.Vinicius, Paraguay nem pensar! hehehe meu véio tem plaqueta de identificação.. tá escrito "OHIO" bem na frente dos zói de quem qzer ver!

  • #9
    Citação Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    ... olhae simulado no photoshop..
    Hehehe CJ, mesmo fuçando um pouco mais (desta vz no Paint Brush mesmo), ainda parece um "G" hehehe

    PessoALL, sei que a discussão parece banal, sem propósito ou mesmo algo para encher linguiça, mas garanto que nao é esta minha intenção. Sei que a grafia escolhida pode nao ter sido das mais felizes, mas quem sabe este detalhe do "G" para o "J" nao tenha passado batido? Quantos de nós lembrávamos ou ja tínhamos reparado nesta inscriçao na caixa de ferramentas?

    Desculpem se estou sendo insistente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03298.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    ET,

    Existem várias lendas sobre a criação do nome Jeep (que hj é marca registrada da Daimler Chysler). A mais plausível é que tenha surgido da designação GPW onde o GP (general purpose) no alfabeto fonético Inglês se pronuncia "Gi - Pi". A escrita Jeep surgiu como marca somente após a 2a. guerra quando a Willys Overland lançou no mercado a versão civil, o CJ (Civilian Jeep).
    Existe ainda uma versão de que o nome tenha vindo do animal de extimação do Popeye, aquele que comia orquídias lembra ? O Eugene "The Jeep". Talvés pelo bichinho ser bem faceiro e poder sumir e aparecer aonde quiser....
    Mas a expressão (gi-pi) já era usada muito antes até da primeira guerra por mecânicos que chamavam qualquer veículo "tinhoso" de "gi-pi".

    O que me intrigou apenas foi o fato de vc dizer que na tampa do seu CJ3 está escrito Geep....essa eu nuca vi, e olhei por aqui nos montes de livros que eu tenho e não vi nada....pelo menos nada no CJ 3A ou até o 3B.

    Abs.
    Leo, no meu ex cj3b (do meu avatar) na caixa de ferramenta (embaixo do banco do carona) estava escrito GEEP.

    []s

  • #11
    Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    No meu tb tem essa grafia,mas o nome realmente é JEEP

    []'
    exatamente assim, estava no meu...

  • #12
    Usuário Avatar de Varela
    Entrada
    26/08/2004
    Local
    brasilia/DF
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

    Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

    Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe
    Eu tb sempre tive essa dúvida, forçei a barra pra entender aquilo como "J".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade