x
Convex Datacenter
Página 3 de 19 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 217
  • #25
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    59
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0



    Oba Roraima.. Beleza??

    Sou meio leigo, mais curioso do que entendido no assunto. Mas, me ajude a entender : o motor que eu tô mexendo é um original álcool ano 84(tava standard). Sem muita matemática, mas se eu apenas trocar o virabrequim pelo 153 ( +-4mm a mais de curso do que o original), os pistões vão descer 2mm a mais, e subir(portanto, "passar" da altura do bloco) em 2mm também, tô errado?? Não entendo porque eu preciso trocar bielas ou pistões, como vc sugere. O que eu terei que fazer, é optar, entre cortar esses 2mm da cabeça do pistão, e rebaixar o bloco (pra taxar mais), ou fazer o tal desenho (entalhe) no pistao, que deixará o dito cujo com a altura original, portanto passando da altura do bloco, e entrando no cabeçote. De qualquer jeito, o curso fica igual ( quem manda é o virabrequim, certo?), mas na segunda opção, eu não preciso rebaixar o cabeçote ( matar ) o cara, né.

  • #26
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Reginaldo Jacaré
    Oba Roraima.. Beleza??

    Sou meio leigo, mais curioso do que entendido no assunto. Mas, me ajude a entender : o motor que eu tô mexendo é um original álcool ano 84(tava standard). Sem muita matemática, mas se eu apenas trocar o virabrequim pelo 153 ( +-4mm a mais de curso do que o original), os pistões vão descer 2mm a mais, e subir(portanto, "passar" da altura do bloco) em 2mm também, tô errado?? Não entendo porque eu preciso trocar bielas ou pistões, como vc sugere. O que eu terei que fazer, é optar, entre cortar esses 2mm da cabeça do pistão, e rebaixar o bloco (pra taxar mais), ou fazer o tal desenho (entalhe) no pistao, que deixará o dito cujo com a altura original, portanto passando da altura do bloco, e entrando no cabeçote. De qualquer jeito, o curso fica igual ( quem manda é o virabrequim, certo?), mas na segunda opção, eu não preciso rebaixar o cabeçote ( matar ) o cara, né.
    Fala Jaca.
    Bom, a preparacão que eu mencionei seria num motor 153, apenas reabrindo os cilindros para 4"(101,60mm) aí vc teria que trocar as bielas pelo modelo "longa" pra compensar a diferença de altura dos pistões 4,72mm a menos. Pois mesmo que o virabrequim tenha o curso longo a camisa/bloco(153) é maior(altura) que a do 151.

    motor 151
    diametro x curso(mm)= 101,60 X 76,20
    motor 153
    diametro x curso(mm)= 98,42 X 82,50
    A diferença do curso é de 6,30mm a mais.

    Nos motores a álcool a parte do pistão que passa do bloco e entra na camara do cabeçote é uma bolha que no caso dos motores à álcool serve pra aumentar a taxa de compressão. 8)

    Essa bolha fica deslocada(fora de centro) pra se encaixar na câmara(cabeçote) sem tocar nas válvulas. 8)
    Outro detalhe é que durante o funcionamento de um motor 4 tempos quando ocorre a compressão(explosão) as válvulas estão fechadas, não tem como o pistão tocar nelas

  • #27
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    59
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Fala Roraima/Cabral!!
    Uma hora dessas vamos fazer uma trilhazinha?? Voce passa em Natal , pega o Cabral, que tambem gosta de encrenca, e vem pra Curitiba... é bem pertinho !!!! hehehehe
    Roraima eu não conheço, mas Natal, não deu vontade de voltar !!!!
    Bom.. Agora comecei a entender !! O motor que eu tô mexendo é 151, álcool!! Achei o virabrequim do 153 de primeira !!!! standard, e por 80,00 reaus!!!!! Pena que era o último!!
    A única furada, foi que eu comprei o motor como standard, mas a camisa vai pra última ( 0,60 ). Refazendo as contas, então, deu 2755 cc. Vamos arredondar pra 2.8?? Pra encamisar fica caro demais, então vou fazer esse mesmo...eu não ando tanto assim, então vai durar bastante...espero. Realmente, a Bolha que vai ser feita no pistão vai aumentar a taxa de compressão.. será que vale a pena rebaixar mais um pouquinho, tipo 3,0mm???
    Em Curitiba, acho que não tem comando diferente do original, mas eu recebi um e-mail do Marcelo, jipeiro de SP. que me deu um endereço em SP. Vou ver quanto custa....Aqui tem uma loja de preparação Race-force...mas é meio pra burgues...tô fora.
    As válvulas do 4100 antigo tambem foi fácil, por 10,00 cada ( nova)!!!
    Agora tenho que achar o jogo de pistão, e mandar fazer um trabalho nos dutos do cabeçote..... tô super ansioso pra ver o que vai dar...
    Queria agradecer pelas dicas!!! Sério mesmo, tá me ajudando bastante, pois eu não majo nada disso... tô só curiosando..!!!!!!


    abraço!!

  • #28
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Fala ae Jaca
    Cruzar o Brasil de Roraima pra Curitiba vc chama de trilhazinha
    hehehe.
    Beleza Agora falando sobre o seu motor, a medida 060" é equivalente à 1,50mm o que vai dar mais volume(cilindrada) na mistura ar/combustível visto que os pistões serão bem maiores q o STD.
    Outra coisa, um procedimento que eu sempre faço aqui na retífica é reabrir o cilindro pois além de mais barato fica melhor do que encamisar já q o material original do bloco é mais resistente que o de uma camisa que é feita pra ser adaptada no bloco.(encamisamento só em último caso mesmo).
    Sobre as válvulas vc tem que comprar as de admissão do motor GM261 que é o motor das antigas picapes C-10 e caminhões C-60. Alguns opalas sairam com esse motor mas são beem raros.
    Estas válvulas também tem que ser retrabalhadas pois a haste é bem maior que as do opala (GM151 ou GM250) então devem ser encurtadas e redesenhado o encaixe das chavetas(travas). Deixando a haste com o mesmo tamanho das originais.
    Bom, acho q é só, qualquer coisa manda bala ae. 8)

  • #29

    virabrequim

    tambem estou procurando o produto, ouvi dizer que vem no motor de empilhadeira.

  • #30
    Usuário Avatar de Gomes Neto
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Idade
    51
    Posts
    412
    Agradecimento: 1
    Aqui vai minha contribuição para a discussão:
    Postei um tópico sobre mitos na preparação de motores 151 no site do "Opala.com", como é um testo um pouco extenso vou colocar um atalho...
    http://www.amigosdoopala.com.br/foru...p?topic=6222.0
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #31

    Re: KIT 3.0 PARA MOTOR GM151

    Citação Postado originalmente por LuizCabral
    Alguem sabe onde vende aquele kit para transformar o motor GM151 2.5l em 3.0l? Alguem sabe o preço?
    dica, não fica 3.0 mas quase.....

    arruma um motor 151 completo, coloca o virabrequim e bielas do motor 153...ja fica algo mais nervoso....

  • #32
    Tenho um motor com esse kit, está todo desmontado, pois estamos refazendo,pra por num CJ5 . ha uns 10 anos estava no jeep de um amigo, era uma coisa de louco andava muuuuito
    ele só tinha um problema: queimava junta do cabeçote toda semana
    acho que o problema é resolvivel né ?
    perdi o contato com esse amigo a muito tempo, não sei onde ele comprou o kit, mas lembro que ele comentou que mandou fazer numa oficina especializada em opala.
    [],s

  • #33
    Citação Postado originalmente por Reginaldo Jacaré

    Realmente, a Bolha que vai ser feita no pistão vai aumentar a taxa de compressão.. será que vale a pena rebaixar mais um pouquinho, tipo 3,0mm???

    abraço!!
    PessoALL, mto legal este tópico, ainda mais pq eu tbem tenho um GM 151 a álcool no meu jeep....

    vamos as dúvidas: SE o curso do pistão aumenta, aumenta tbem o volume interno (por isso ele vai para "2.8"), e se ele sobe mais que o original, significa que a câmara de combustão fica menor ainda! pois o pistão tá beeem mais perto do topo do cabeçote correto? entao somente a troca do virabrequim JA AUMENTA CONSIDERAVELMENTE A TAXA DE COMPRESSAO... correto? acho que rebaixar o cabeçote neste caso vai causar batida de pino, pois vai subir muuuuito a taxa... calculem pra quanto vai a taxa de compressao somente som o novo vira, e depois vejam se compensa rebaixar...

    Tirar 2mm de cabeçote é muito? imagina que 2mm a menos o volume do cilindro diminuiu nao eh? o pistão vai "engolir" a mesma quantidade de ar (pois ainda tem o mesmo curso) e vai "espremer" a mistura em um espaço menor (só com o cabeçote rebaixado), por isso a taxa fica maior...

    mas se vc coloca o pistao pra ir +ou- 3,15cm para baixo, só isso já manda ele sugar mais ar... e pra "piorar" a situação, ele vai subir 3,15 A MAIS do que o previsto... bom, vc terá mais ar dentro do cilindro e que será comprimido em um espaço muuuuito menor do que se tivesse rebaixado os 2mm......

    será que nao vai esquentar? ferver? tem q ver estas coisas ok?

    RR, quando vc falou que durante o funcionamento de um motor 4 tempos, quando ocorre a compressão (explosão) as válvulas estão fechadas, não tendo como o pistão tocar nelas... bom, acho quem tem sim, pois no ciclo de lavagem da câmara (no tempo morto) as DUAS válvulas estao abertas (a de escape iniciando o fechamento e a de admissão iniciando a entrada de mistura) e o pistao está em Ponto-Morto superior....

    Grande abraço!

  • #34
    ah! esqueci de falar...

    alguém aih sabe se existe, existiu... ou está pra ser inventado, algum sistema de INJEÇÃO ELETRÔNICA (m.p.f.i ou s.p.f.i) para o GM 151?

  • #35
    Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    326
    Agradecimentos: 0
    O virabrequim utilizado nesse caso, para obter 3L de cilindrada, é do motor marítimo, vendido sob a marca Volvo Penta, se procurarem no site da Volvo Penta encontrarão esse motor. É basicamente o motor do Opala 4 cilindros mirinizado.
    O virabrequim nada tem a ver com o do primeiro motor 4 cil. de 253 polegadas que também é 2.5.
    No caso de utilização do virabrequim do motor marítimo, as bielas utilizadas são do 6 cilindros pré 91/92.
    Certamente encontrarão o virabrequim em oficinas ou especializadas nesses motores Volvo Penta.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

  • #36
    Reginaldo,

    Conheço um recuperador de distribuidor, que inclusive comprei dele para colocar no meu GM151, gostei bastante e ele ainda dá 3 meses de garantia. Caso tenha interesse, posso ver para vc.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21
    4. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade