x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1

    Turbinar Motor 6cc original do CJ5




    Vou levar meu CJ para fazer orcamento.
    dentro de 2 meses deve ficar tudo pronto.
    cj motor bf turbo,, vai ficar bunitu,, pelomenos o barulho,,
    acho que devo esperimentar e ver como e que fica.
    o maximo que pode acontecer e dar errado ,,, hauauauahuahu.....

    darei noticia a todos.....

    vamos ver no que que da!

    imagine seu CJ uaaaaaaaaaaaaaaaaapixxxxxxxxxxxxxxxx!!!!! hehe

  • #2

    BF 161 turbo

    Também gostaria de turbinao o mei motor origianl... ele já tem eixo vilabrequim nitratado e comando novo GM... válvulas novas, etc... tudo novo.

    Me mande mais informações... quem irá fazer o seu?

  • #3
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Turbo em motor com válvulas no bloco!! Só tome cuidado com a temperatura no cabeçote.
    Como você fez para reduzir a taxa ? Ou vai rodar com álcool?

  • #4
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1

    Re: Turbinar Motor 6cc original do CJ5

    Citação Postado originalmente por hederi
    Vou levar meu CJ para fazer orcamento.
    dentro de 2 meses deve ficar tudo pronto.
    cj motor bf turbo,, vai ficar bunitu,, pelomenos o barulho,,
    acho que devo esperimentar e ver como e que fica.
    o maximo que pode acontecer e dar errado ,,, hauauauahuahu.....

    darei noticia a todos.....

    vamos ver no que que da!

    imagine seu CJ uaaaaaaaaaaaaaaaaapixxxxxxxxxxxxxxxx!!!!! hehe
    Corrigindo, o máximo que pode acontecer eh vc perder o motor, cx de marcha e diferencial. Enfim, $$$.
    Acho que motor turbo nao combina com Jeep. Se eu fosse optar por uma preparação seria aspirado.
    E se eu fosse turbinar eu turbinaria um motor GM 4 ou 6 cil
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #5
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Com uma turbina bem dimensionada será possível obter um bom acréscimo de torque em médias rotações e algum ganho em rotações um pouco mais altas. Não mais do que isso porque o BF não alcança giros altos pela sua própria construção.

    O que certamente vai acontecer é ele "sair de giro" frequentemente e engolir válvulas, entortar varetas, etc. Além disso, seu cabeçote não suporta as pressões e temperaturas a que será submetido porque é um projeto muito antigo, que concentra muito calor e sofre muito com detonação e pré ignição.

    Um GM 151 ou 250 realmente ficaria bem melhor. Já turbinei alguns, embora nunca em Jeeps, só em Opalas e Pickups. Outro detalhe é que o consumo vai ficar bem elevado. Num GM 4.1 era comum ficar nos 1,5 a 2 km/l de álcool quando montado em pickups, no BF ficaria nessa base ou talvez pior.

    Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.

    Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.

  • #6
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes

    Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.

    Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.
    Desculpe amigo mas vc está completamente enganado. Acho que quem não eh do ramo eh voce. Não sou mecânico mas ja li o sufuciente para saber o que estou falando. Diferentemente do que você pensa o motor "aspirado" ganha torque em baixa rotação sim. Tudo depende do que você for fazer no seu motor para prepará-lo. Acredito que o mais sensato eh aumentar a capacidade cubica do motor e a partir daí colocar um comando de valvulas com levantamentos voltados para ganho de torque e mexer na alimentação. Existem inúmeros artigos na internet (se vc quiser uma coisa prova mais concreta do que eu estou falado). http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #7
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por LuizCabral
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes

    Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.

    Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.
    Desculpe amigo mas vc está completamente enganado. Acho que quem não eh do ramo eh voce. Não sou mecânico mas ja li o sufuciente para saber o que estou falando. Diferentemente do que você pensa o motor "aspirado" ganha torque em baixa rotação sim. Tudo depende do que você for fazer no seu motor para prepará-lo. Acredito que o mais sensato eh aumentar a capacidade cubica do motor e a partir daí colocar um comando de valvulas com levantamentos voltados para ganho de torque e mexer na alimentação. Existem inúmeros artigos na internet (se vc quiser uma coisa prova mais concreta do que eu estou falado). http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
    Entre 1989 e 1998, quando passei exclusivamente a prestar consultoria em desenvolvimento demotores e combustíveis para a Petrobrás, VW, Ford e Maxion, tive uma oficina de preparação de motores aqui em SP

    Começou como um hobby, já que na época eu era engenheiro de motores da Mercedes, mas ficou muito sério. Entre kits Larus e de fabricação própria, foram mais de 700 motores turbinados.

    Como haviam muitos pedidos, passamos a executar motores preparados (e não "aspirados" como diziam os leigos, visto que o motor aspira o ar e não é aspirado por nada) para competições de Marcas, Arrancada, F3 e Stock Cars. Daí ter sido possível obter um respeitável know-how.

    No caso do BF, caso existisse alguém que fabricasse um comando de maior fasagem, com menor levante, um cabeçote de menor escoamento, gastasse horas de banco de fluxo , etc.etc, talvez numa preparação se conseguisse ainda mais torque em baixa num motor desses. Mas como não há um abnegado que faça isso num motor que deixou de ser fabricado em 1975, vai acontecer exatamente o que eu disse.

    A não ser que aí na metrópole do RN exista, porque em SP, RJ, POA, Curitiba e Goiânia, onde se concentram os preparadores de motores, ninguém se meteu a fazer isso, e todo BF "mexido" acaba não conseguindo ganhar somente em baixa. O que se faz é transfomar em 3000 do Itamaraty, carburar, etc. mas daí ele ganha em todas as faixas e não é uma preparação, é uma transformação.

    Toda semana aparecia algum rapaz com uns 20 anos, que dizia ter "lido muito sobre motores" e que queria trabalhar com a gente, afinal empolga mesmo essa imagem de vida em pistas com gasolina de 100 octanas.

    Não demorava muito e o tal apaixonado logo se decepcionava consigo mesmo, ao perceber que tinha se transformado numa enciclopédia de coisas inúteis. Percebia que as coisas não se resumiam a "colocar um comando aqui" ou "dar mais pressão ali"...Faltava que alguém o orientasse a ler e aprender o que fosse útil e é o que eu procurava fazer.

    Portanto, daqui a uns anos, se você então também for engenheiro automobilístico, já tiver mais de 20 anos de pistas, boxes, laboratórios e oficinas como eu, tiver vivência em competições de verdade, tiver escrito artigos e dado cursos sobre motores de combustão interna e combustíveis, tiver gerenciado desenvolvimnto de motores na VW, VW Caminhões, Ford, Mercedes-Benz e Maxion, conhecer de fio a pavio o Centro de Pequisas da Petrobrás e souber se um motor está desbalanceado no dinamômetro só pelo ronco, poderá dizer que eu não sou do ramo.

    Por enquanto, aproveite reserve-se ao direito de aprender, ensinar e discordar, de modo fundamentado, daquilo que aqueles que entendem de motores dizem.

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fala Marcelo

    É verdade q se eu colocar uma turbina pequena tipo Gol 1.0 eu consigo aumentar o torque num Gm 4cc elevando muito pouco a faixa de giro do motor?
    Sómente colocando o turbo, sem mexer em mais nada(comando,carburação) quantos % de aumento se consegue(com 0.6 bar de pressão) ? E o consumo aumentaria ? Andando manso um gol turbo bebe quase igual ao outro.
    A ideia é que como num CJ3 o espaço é muito limitado, é muito mai$ fácil o turbo do que um 6cc.
    O q vc aconselha
    Pegando carona nos seus conhecimentos e experiencias
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    Citação Postado originalmente por LuizCabral
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes

    Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.

    Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.
    Desculpe amigo mas vc está completamente enganado. Acho que quem não eh do ramo eh voce. Não sou mecânico mas ja li o sufuciente para saber o que estou falando. Diferentemente do que você pensa o motor "aspirado" ganha torque em baixa rotação sim. Tudo depende do que você for fazer no seu motor para prepará-lo. Acredito que o mais sensato eh aumentar a capacidade cubica do motor e a partir daí colocar um comando de valvulas com levantamentos voltados para ganho de torque e mexer na alimentação. Existem inúmeros artigos na internet (se vc quiser uma coisa prova mais concreta do que eu estou falado). http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
    A não ser que aí na metrópole do RN exista, porque em SP, RJ, POA, Curitiba e Goiânia, onde se concentram os preparadores de motores, ninguém se meteu a fazer isso, e todo BF "mexido"
    Marcelo você não precisa ficar com raiva de mim por causa de uma discussão.
    1º, estava falando do motor GM e não do BF.
    Para início de conversa, vc por ser uma pessoa tão entendida (praticamente um ganhador do premio nobel em engenharia mecanica), vc deveria ser, antes de mais nada, uma pessoa humilde.
    Antes de iniciar nossa conversa, reserve-se você a menosprezar minha cidade ou a região que moro, pois diferentemente do que você pensa nós temos o nosso valor. Ah, para seu governo, Natal não eh metrópole ainda, so temos 800.000 habitantes .
    Diferentemente do que vc pensa, temos mecânicos muito competentes por aqui viu? mais até do que você imagina, o que falta, eh claro, é verba para fazer algum projeto notório, ISSO realmente os estados que voce citou TÊM.
    Se você eh uma pessoa tão capacitada, tão requisitada, tão ocupada o que vc esta fazendo aqui? trocando ideias com um "garoto" de 20 anos? Aliás o que vc faz no Brasil? Bem, uma pessoa capacitada como você deveria estar trabalhando com coisas maiores, não acha?
    Eu particularmente procurei este fórum para trocar idéias e aperfeiçoar meus conhecimentos e não para ficar mostrando meu CURRICULO.
    Descupe Marcelo mas ficarei discutindo da forma que bem entender os assuntos de meu interesse e não eh alguem como VOCE que irá me dizer como proceder em determinadas ocasiões.
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #10

    Oque vcs me aconselham com relacao a turbina em CJ ?

    Devo Trocar o Motor ?
    qual motor?
    oque seria melhor.
    suponha que eu teriaum 5 mil pra gastar nisso.. ?
    oque vcs acham ? :P

  • #11
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    Re: Oque vcs me aconselham com relacao a turbina em CJ ?

    Citação Postado originalmente por hederi
    Devo Trocar o Motor ?
    qual motor?
    oque seria melhor.
    suponha que eu teriaum 5 mil pra gastar nisso.. ?
    oque vcs acham ? :P
    Fala Gente....

    O povo se estranha mesmo.. heehehehe

    Eu, eu... eu, eu.... eu: Eugênio, eu, eu, eu monge... EU... com 5.000 EU colocaria um 4.1 mpfi ou 4.3 V6 Vortec e ficaria feliz demais deixando turbo pra carros de competições de velocidade.

    []'s nem æ pra turbo

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #12
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Marcelo você não precisa ficar com raiva de mim por causa de uma discussão.
    1º, estava falando do motor GM e não do BF.
    Para início de conversa, vc por ser uma pessoa tão entendida (praticamente um ganhador do premio nobel em engenharia mecanica), vc deveria ser, antes de mais nada, uma pessoa humilde.
    Antes de iniciar nossa conversa, reserve-se você a menosprezar minha cidade ou a região que moro, pois diferentemente do que você pensa nós temos o nosso valor. Ah, para seu governo, Natal não eh metrópole ainda, so temos 800.000 habitantes .
    Diferentemente do que vc pensa, temos mecânicos muito competentes por aqui viu? mais até do que você imagina, o que falta, eh claro, é verba para fazer algum projeto notório, ISSO realmente os estados que voce citou TÊM.
    Se você eh uma pessoa tão capacitada, tão requisitada, tão ocupada o que vc esta fazendo aqui? trocando ideias com um "garoto" de 20 anos? Aliás o que vc faz no Brasil? Bem, uma pessoa capacitada como você deveria estar trabalhando com coisas maiores, não acha?
    Eu particularmente procurei este fórum para trocar idéias e aperfeiçoar meus conhecimentos e não para ficar mostrando meu CURRICULO.
    Descupe Marcelo mas ficarei discutindo da forma que bem entender os assuntos de meu interesse e não eh alguem como VOCE que irá me dizer como proceder em determinadas ocasiões.
    Não gosto de deixar perguntas ou aleivosias sem resposta, por mais tolas que pareçam.

    Não vou ter raiva de alguém que sequer conheço e que já demonstrou que possui "cultura automobilística" de revista. Quem deveria ter mais humildade é quem nem tem tem diploma, nem tem experiência, nunca simulou um motor em cálculo para depois executá-lo em bancada, não é sequer conhecido ou requisitado por quem constrói motores, nunca fez NADA. Só leu revistas.

    Não tenho Nobel em engenharia automotiva, mesmo porque não existe, mas tenho alguns prêmios nacionais e dois internacionais (da SAE e do Elsbett Institute). Não tive interesse em mostrar currículo, nem em menosprezar Natal, que conheço desde antes de você nascer. Apenas estava colocando as coisas em seus lugares.

    Já trabalhei no exterior por curtos períodos e não me interessa nem um pouco. E não trabalho em "coisas maiores" em engenharia automobilística no Brasil simplesmente porque não existem.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade