:D Parece interessante o Prolong " sex shop". Onde mais além do Portugues para se adquirir. Claro se alguem tiver esta informação, agradeço. Valeu :!: :evil:
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:D Parece interessante o Prolong " sex shop". Onde mais além do Portugues para se adquirir. Claro se alguem tiver esta informação, agradeço. Valeu :!: :evil:
Não se faz apoio em roscas!Citação:
Postado originalmente por equipeminas4x4
Tô achando uma ideia meio que furada, mas com o não ví o projeto, to só imaginando .......
E mesmo assim, a filosofia do projeto tá meio capenga. Isso não resolve o problema das agulhas do primário do cambio e não resolve o problema das agulhas da reduzida. Então não resolve coisa alguma.
A grande maioria das ocorrências de falha é de caixas em fim de vida útil, com rolamentos/agulhas pra lá de gastos.
E venhamos e convenhamos, envergar aquela ponta de eixo é brincadeira.
É mais interessante por uma clark mesmo já que de original da ford não há mais quase nada. Cambio de jeep é uma opção só para motores originais. Quando tem muita adaptação, tem que trocá-lo ele é fraquinho para motorzão.
A única justificativa desse kit de sex shop seria uma montanha de cálculos para comprovar algum benefício e isso não inclui a rosca no 1/2 do caminho.
Amigos,
Para colaborar com a discussão, em anexo um desenho do kit PROLONG e abaixo, a explicação do fabricante.
A maioria dos proprietários de JEEP ou RURAL 4X4, já tiveram problemas com seus câmbios originais, apresentando quase sempre os mesmos defeitos. Isto sugere que há falhas no projeto especialmente quando o mesmo é exigido em condições de esforço maior, ou mais radical, em relação ao previsto em seu projeto inicial.
Atualmente estes veículos são pouco utilizados para trabalho(inviável) e bastante utilizado para laser, esporte, aventuras radicais, etc. É ai que o cambio começa a “abrir o bico”. A partir daí, começaram as adaptações, objetivando é claro, evitar as freqüentes quebras, diminuir custos de manutenção, aumentar a confiabilidade, etc. Existem vários tipos de adaptações, o que é até recomendável, porém é bom deixar claro que, se não for feita obedecendo alguns critérios básicos , é melhor continuar sofrendo com o câmbio original.
Com relação aos câmbios originais (3 marchas seca e sincronizada e 4 marchas), após varias análises chegamos à conclusão que seus defeitos característicos podem ser minimizados com a instalação de um kit de reforço chamado PROLONG.
O que é PROLONG?
Bem,antes de apresentá-lo, é necessário ilustrar os defeitos característicos dos câmbios originais:
1- Quebra freqüente do eixo piloto (primário)
2- Desgaste precoce da ponta do eixo entalhado (secundário)
3- Folga na sede do rolamento do eixo piloto, na carcaça do câmbio
4- Vazamento
5- Desgaste prematuro dos anéis sincronizadores e rolamentos.
As conseqüências destes defeitos vão longe, levando até a quebra total do câmbio, o que também não é raro.
Concluímos, também, que isto ocorre, em 95% dos casos, nos câmbios 4X4, por falta de um terceiro apoio/rolamento que teria a função de manter alinhado o conjunto superior de engrenagens no momento de maior forca (reduzido e ou 4x4). Vamos explicar melhor! Os câmbios originais são ligados à reduzida, através de uma engrenagem intermediaria (com estrias internas), uma arruela lisa, porca e contra pino no eixo entalhado.
No momento em que aplicamos maior esforço, a engrenagem intermediária recebe uma carga vertical que acaba flexionando o eixo entalhado(secundário), ocasionando aqueles defeitos característicos apresentados anteriormente.
Para evitarmos este desequilíbrio a Novo Progresso 4x4 desenvolveu o PROLONG.
Seu objetivo é dar equilíbrio ao eixo entalhado(secundário), preservando o câmbio e a reduzida, que também sofre os efeitos deste desequilíbrio. Basta observar que o carretel da reduzida quase sempre se desgasta no mesmo ponto, justamente onde sofre o efeito da flexão do eixo entalhado(secundário).
O PROLONG é, basicamente, a extensão do eixo entalhado(secundário) e adição de um mancal traseiro com rolamento na carcaça da reduzida.
De fácil instalação, (não é necessário remover o conjunto cambio/reduzida) baixo custo e comprovada eficácia,podendo ser instalado em qualquer cambio original ou adaptado, desde que a reduzida seja FORD/WILLYS e não possua tomada de forca ou guincho mecânico.
O PROLONG foi projetado com base em mais de 10 anos de experiência no trabalho direto com estes câmbios visando, principalmente, a satisfação do usuário e conseqüentemente a preservação dos veículos.
Hoje vivemos novos tempos, com estradas, objetivos e aplicações diferentes, mas o velho e bom Willys está aí presente .
Acreditamos que PRESERVAR também significa EVOLUIR.
Renato Savino / NOVO PROGRESSO IND. E COM. LTDA
31 3462 4029.
[]'s sem comissão :D
Sem comissão?
eu diria:
Não se comprometa.
Leopoldo,
Com todo respeito, você é, digamos, um piadista :wink:
[]'s sem comissão MESMO :twisted:
:o Pelo que entendi, só se eles fizessem um entalhado novo, mais comprido, apoiado nesse novo mancal... Mesmo assim não vejo justificativa para tal coisa. De todos os câmbios detonados de que tenho notícia, bastou uma simples substituição de peças, por novas, originais. Como disse o mestre Leopoldo, eram câmbios em fim de vida. Dos câmbios revisados, com peças novas, não sei de nenhum que tenha apresentado problemas, principalmente na engrenagem da redução ou na ponta do entalhado.Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Mesmo o do meu jeep, que já sofreu umas gambis de minha parte :lol: , agüentou muito bem. Tudo que troquei no câmbio do meu jeep, fiz só uma vez. Quando tive problemas com a reduzida, já sabia de antemão, pois na 1ª vez que revisei, deveria ter trocado. Ainda assim, retifiquei dos dentes da engrenagem, que duraram mais um tempão... :lol: Só quando começou a saltar a alavanca, que nem amarrada ficava no lugar, é que troquei as engrenagens... :lol: :lol:
Não vejo motivo para instalar tal coisa. Pode até mascarar um problema que já existe, vindo a detonar por completo no futuro...
:o Bom, no meu jeep, fora o vazamento (em tampas, pq eu nunca uso juntas :roll: ), desconheço esses problemas. À 10 anos usando o mesmo câmbio, com OHC 2.3, AP 2.0 e agora com Ford 3.000. Isso parece problema de adaptações, usando motores mais potentes ou manutenção pífia... Ou então naquela pecinha atrás do volante... Sempre fiz trilha preservando o cj. mecânico. Não costumo abusar, pois conheço o limite do meu jeep. Se não vai, não adianta insistir... reboca! :wink:Citação:
Postado originalmente por aurelio
Tem gente que ainda pensa que jeep é indestrutível...
[]'s
Por falar em uso do câmbio original, vou usar o Dana 3M 1ª seca com o motor 2.5 da Ranger.
Qual a previsão de tempo dele aguentar na prova de C.Jordão?
[]'s
1-Faça uma inspeção por partículas magnéticas fluorescentes via úmida, com preferência de partículas 14A e veja se os pés dos dentes das engrenagens já não tem microfissuras de fadiga, especialmente os dente da engrenagem do eixo piloto.
2- Faça uma montagm do cambio conforme as intruções do manual de manutenção do jeep, em especial atenção às folgas longitudinais calibradas
3- Monte na carcaça, bujões magnéticos. Use lubrificante adequado para serviço pesado....de preferencia sintético
4- Use rolamentos de esferas 2RS no piloto e no primário.
Não tem porque não aguentar.
E esse lance do 260F adaptado no cambio willys 3 marchas com BF-161 da certo? fica melhor (em q) q o original?
Grato
Um lembrete para quem colocou esse kit:
O manual da ford manda apertar a porca da arvore primária...... aquela porca que fixa a engenagem de ligação entre caixa de cambio e caixa de reduzida e foi substituida pelo eixo - em 217 Nm ou 160 lb-ft.