x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0

    Como faço p/ funcionar meu cj5?




    Bom dia aos colegas, depois de 4 anos reformando meu cj5 estou ancioso pra ouvir ele roncar de novo, (roncar porque é um bf 161) hehehe, então, já destravei o motor, carburador,troquei as velas, cabos e bateria,e bomba de combustível, tô fazendo uma ligação direta (pois ainda falta a elétrica), e o motor já girou mas não pegou, gostaria de saber o que devo fazer:

    1- Como faço pra descobrir se inverti os cabos ou um cabo de vela?
    2- Olhei no manual e não entendi como devo fazer pra acertar a sequencia correta, alguém pode tentar me facilitar a explicação?
    3- Li também que tem o ponto certo pro primeiro pistão como faço isso, só no visual pelo orifício das velas tem como eu verificar o pistão? e o ponto certo da polia? Uma vez que pra destravar o motor girei várias vezes o motor com as mãos pra lubrificação?

    Bem acho que por enquanto é isso que eu lembro se alguém puder me ajudar agradeço antecipadamente, obrigado.
    Paulo Fernando

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Posição do pistão 1 no distribuidor costuma ser equivalente à 5 horas, e depois a sequencia é 1 5 3 6 2 4, no sentido anti-horário.

    Mas digamos que vc errou ao montar, confira assim:

    tira as velas do 6 pistões.

    coloque um chumaço de papel higiênico ou jornal nos buracos das velas (NÃO É DENTRO ... É SÓ NA ROSCA)

    peça para alguem dar partida por toquinhos no motor e, ao pipocar fora o papel da 1º vela, verifique lá na polia do girabrequim se bate +/- com uma marcação na polia e uma seta que deve estar lá. As outras é só para se divertir vendo o papel pular fora.

    gira na mão pela correia do alternador girabrequim até esta posição que casa com uma seta.

    abre a tampa do distribuidor e veja a posição do 1º.

    ai é só montar as velas e os cabos.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    As outras é só para se divertir vendo o papel pular fora.

    auhauhahahauahuahuauauha

    Essa animou minha segunda feira!

    Valeus Leopoldo
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    Colegas, em primeiro lugar gostaria de agradecer aos que me responderam e consequentemente me ajudaram no que solicitei, ainda tenho dúvida, lá vai, o Mauricio me mandou uma mp detalhando o que o Leopoldo me sugeriu pois bem, fiz todo o procedimento e o danado não pegou, quero lembrar que por não ter a parte elétrica ainda, estou fazendo uma ligação direta, fiz da seguinte forma:
    1- liguei o positivo da bateria no positivo da bobina
    2- Negativo da bateria na lataria p/ um terra
    3- Terra na lataria e no motor (um cabo aterrando um no outro)
    4- Positivo da bateria no automático do arranque
    5- Negativo da bobina no distribuidor

    O motor já fez o nhe nhe nhe (KKKK) ou seja, já girou quando dá o contato, troquei a bomba de combustível e me parece que ainda não está puxando gasola (da garrafa de dois litros = tanque provisório), coloquei gasola direto no carbura e nada, não pegou, como faço pra testar a bobina? como faço pra testar se tá indo faísca p/ velas? Alguma sugestão de algo a mais que posso fazer pra tentar fazer o bichão pegar? (é claro que sem chamar um mecânico)
    obrigado e abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    SE o motor não pega: OU não tem gasolina, Ou não tem faísca, OU ambos.

    1- Não tem gasolina?

    OU a bomba não puxa (1a) ... Ou a tanque está vazio (1b) ... OU tá tudo entupido(1c) ... OU vc esqueceu de colocar o tubo (1c).

    Esta é fácil .... vc não tem tanque e, lógico, .... não tem gasolina é um caso raro (1a) + (1b) .... esqueçamos (1c) e (1d) isso já seria ..... LSD fora do diferencial .... mas, oque vc faz?

    - abre a tampa do carburador e coloca gasolina na cuba, fecha a tampa, coloca a mangueira no seu super tanque de emergência modelo PETabajara.



    Mas mesmo assim, temos de fazer o teste de bobina que segue:



    2- Não tem faísca?

    OU a bobina não funciona (2a) ... OU o platinado colou (2b) .... OU esqueceram dos cabos - qualquer um (2c) .... OU esqueceram das velas (2d) .... OU esqueceram do cachimbo (2e) ... OU esqueceram da tampa (2f)

    Vamos supor que podemos esquecer 2c, 2d, 2e, 2f ... por enquanto.

    2a - para testar a bobina: remova o cabo que vai para o distribuidor e as velas do motor ... observe os itens (2d, 2e, 2f)

    - teste método 1: mantendo a ligação (+) da bateria para a bobina, e (-) da bobina para o distribuidor(-), alguém dá partida, vc segura o cabo com a mão, e encosta seu corpo na lataria do jeep.

    Resultado: se vc descobriu que o teto da garagem de repente veio na sua direção , deu um berro que todos seus vizinhos vieram ver oque aconteceu ... é pq tomou um PU@ choque, eu rolei de rir daqui de casa ... põe o filme no Youtube com link para este tópico

    - teste método 1 com variação de vítima... repete tudo mas outra pessoa segura o cabo .... vc vai rir também

    - teste metodo 3 .... sem graça , mas o mais usado. Não sei pq :

    Vc aproxima o cabo da bobina do bloco do motor (+/- 1 cm) enquanto alguém dá a partida na chave, mas desta vez vc segura o cabo com uma alicate com cabo bem isolado.

    conclusão .... SE solta uma cacetada de belas faíscas azuladas, estalantes ... o problema NÃO é bobina.

    Faça isso e depois discutimos oque pode ser .
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    HAHAHAHA, PQP Leopoldo gostei de todo o detalhamento, e principalmente da variação de vitima já imaginei a nega véia segurando....
    Bem antes de responder corri lá pra dar uma olhadinha e ver se não tinha esquecido 1a+1b+1c+1d por sorte de principiante não, voltei ao computador e li outra dica e corri lá pra ver se também não esqueci 2b+2c+2d+2f e, também por muita sorte não esqueci, mas valeu a pena verificar por segurança KKKKKK,
    Valeu pela dica e pela diversão, vou testar a bobina e depois eu grito de novo.... (fiquei impressionado o nível de detalhamento e de visão de um forista EXPERT pra um forista MIRIM) novato é novato mesmo hahaha.
    Obrigado Leopoldo

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Agora me veio a dúvida se no BF o rotor do distribuidor (cachimbo) gira horário ou anti-horário. Isso também é importante. Observe fazendo o seguinte:

    Opção 1: (gastando bateria) remova a tampa do distribuidor e peça para alguém dar uma tocadinha no arranque. veja para que lado gira enquanto o arranque vira o motor, ou

    Opção 2: (gastando a mão) com as velas já soltas para o seu teste de bobina, force o motor a girar, girando a correia. AH! mas será que vc sabe para que lado ? olhando o motor de frente, a hélice vira no sentido horário.

    Opção 3: (gastando a sola) engata 3º, solta o freio, pede para alguém empurrar o jeep para frente uns 30 cm. Veja o sentido de giro do cachimbo.

    De qualquer forma, como vc não descreveu nenhuma explosão estranha nos seus 1º's testes, é bem possível que o platinado esteja colado, ou o condensador esteja em curto, ou a bobina em aberto. Vamos ver.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Fernando
    Entrada
    06/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0

    Agradecimento

    Boa noite, gostaria de agradecer as dicas recebidas e aproveitar p/ dizer que hoje consegui fazer o jeep funcionar, agradeço ao Mauricio e ao Leopoldo pela atenção dispensada, e também pra dizer ao Leopoldo que o distribuidor do meu jeep é anti horário (como duvidou acima eu soube ver sozinho que lado seria hehehe), e a posição correta do cachimbo ao primeiro cilindro desse motor é 2 horas e não 5 horas como foi dito, não sei porque essa diferença mas, é só pra passar a experiência e está funcionando legal, digo que estou muito contente por fazer o trabalho eu mesmo porque afinal não tenho experiência nenhuma em mecanica, mas sempre tive vontade e finalmente consegui. Mais uma vez obrigado e apesar das dicas irônicas ou não valeram muito.
    Abraço
    Paulo Fernando

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O distribuidor pode ser instalado em várias pósições pois, na base dele, tem uma engrenagem. Porém, vc já deve ter notado uma janela de regulagem junto ao parafuso do distribuidor, se for BOSCH.

    Em função desta engrenagem, ao instalar o distribuidor, o cachimbo pode "cair" no engrenamento de qualquer dente lá em baixo, no eixo comando de válvulas e na bomba de óleo.

    Acontece que é justamente ai é que podem ocorrer as diferenças.

    Assim, o 1º pistão pode cair em +/- 6 posições diferentes que dão regulagem no distribuidor e mais umas tantas que para o motor ligar vc precisaria colocar o avanço dele no batente máximo à direita ou à esquerda da janela de regulagem.

    Normalmente, quando vc monta o motor, tem uma posição de zerar que vc confere na bomba de óleo (com a tampa dela aberta). Quando vc zera na polia e na bomba de óleo, o cachimbo do 1º costuma ser nas 5 ou 7h .... não lembro. Mas, se no curso dos anos vc troca a bomba de óleo ou remove o distribuidor pode ser que não acerte mais esta posição. Tudo bem, desde que vc "acerte" a posição dos cabos e o distribuidor possa ser regulado, com a janela no meio e a polia zerada.

    Se vc montou e a janela ficou +/- no meio está OK. Senão, será um exercício de por e tirar até achar uma posição que permita regular o ponto. E isso é importante: a janela no meio para poder regular o ponto se for distribuidor BOSCH.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade