x
Convex Datacenter
Página 4 de 20 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 238

Tópico: SPOA em CJs

  • #37
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5



    Boa noite Piffer.

    No manual do jeep, o caster tem de estar em 3º também.

    O ajuste de caster tem uma finalidade básica:

    manter o conjunto das rodas num ângulo que naturalmente impeça o shimmy

    pelos ajustes que eu já fiz no meu, posso dizer o seguinte:

    ângulos de 0 a 3º fazem com que o shimmy se manifeste na faixa dos 55 a 75 km/h, mas de uma forma não muito intensa. Vi a roda tender a shimar.

    ângulos de 4 a 5º.....por enquanto o eixo não shimou.

    ângulos de 6 a 9º: quanto maior o ângulo, mais intenso e violento é o shimmy. Só metendo o pé no freio para parar.

    Minha impressão é que esse ângulo do seu jeep possa ser ideal para o SEU CONJUNTO de rodas-pneus-sistema de direção-suspensão-peso na frente, desde que no rodar, não haja shimmy na velocidade normal em que isso aconteça, de 55 a 75 km/h.

    Digo isso porque as variações no conjunto podem afetar se o shimmy aparece ou não e se é violento ou não.

    Se não aparecer shimmy, ótimo. Se aparecer, só com cunhas para modificar o ângulo e dependendo do caso, com amortecedor de direção também.

    Só o cuidado com as cunhas, para não exagerar. Apesar do eixo ser algo grosseiro, o ajuste do angulo necessário é preciso. Nada de 10, 15 ou 20º.

    Veja que se tiver que usar cunhas e só tiver de 5º, ou seu angulo fica em -0,5 ou fica em 9º. Ambos fora da faixa ideal.

    O legal seria achar cunhas com mudanças de grau em grau.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #38
    Usuário Avatar de piffer
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    itu/SP
    Idade
    53
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo obrigado pelas informações, irei deixar o caster com 4,5º.
    Pois o carro ficou muito bom: sem shimmy, boa estabilidade inclusive em curvas e também mais macio.

    Obrigado Piffer

  • #39
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Idade
    58
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0

    Cardan dianteiro de um SPOADO

    P essoal, tudo beleza?

    Tenho um amigo japa, dono do Amarelinho, que está SPOADO. Salvo esse fato e o das lingüetas nos munhões para manter as barras de direção na horizontal, todo o resto é original.

    8) não há quebras de cruzeta e a luva do cardan está bem posicionada no eixo, aliás quando parado não se vêem as estrias.

    Ocorre que em algumas situações off-roads mais agressivas, o eixo está escapando da luva.

    Se aumentar o eixo, ele vai com certeza ficar comprimindo a luva quando o eixo sobe.

    Neste caso, o que fazer?

    Pensei em cabos de aço entre o chassis e o cardan, que limitem o curso do eixo dianteiro. Desisto desta "idéia brilhante" ? Há algo melhor a se fazer?


    Um abraço,

  • #40
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Ricardão4x4, já pesquisou sobre isso aqui no fórum

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...10114&start=20

    no final dessa página tem um pouco à respeito da sua dúvida

  • #41
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Idade
    58
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0

    Cardan dianteiro de um SPOADO

    Legal, Elmer, pela dica!

    Os jumelos para frente são uma possibilidade e algo bem factível, além do que existem modelos como este.

    Um abraço e obrigado .

  • #42
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Ricardão4x4,

    O conjunto de luva da D20 e estria da C10 também ajuda

    []'s

  • #43
    Senhores;
    Tenho SPOA, pneus 35" com offset -40, direção H do Opala, amortecedores de maior curso.
    O carro ficou bonito e eficiente na trilha. mas...

    Dificuldades:
    1 - Na trilha, sinto dificuldades por ter levantado com o SPOA, o centro de gravidade do Jeep. Minha inclinação lateral máxima diminuiu. Sinto a necessidade em algumas situações - e não são raras - de comprimir a suspensão mecanicamente ou hidraulicamente para abaixar o Jeep, diminuindo o centro de gravidade evitando um possível "body roll". Hoje, tenho evitado o "body roll" pilotando com muita atenção nas trilhas e evitando SEMPRE inclinações laterais excessivas. Ainda não tombei com o Jeep. Na cidade, não tenho nada à reclamar.
    2 - O SPOA não resolve o problema de abertura da suspensão quando levantamos uma das rodas. Isto pq os feixes de molas por natureza atuam mais no sentido compressor que extensor, não imprimindo força de compressão da roda contra o solo diminuindo a tração. Melhorei a tração nestas situações de levantamento de rodas com blocante 100% no eixo trazeiro.

    Resumindo a minha experiência.

    Se vc não quer substituir a suspensão de feixe de molas por supensões mais eficientes tipo 4-link com guinchos para regular a altura do Jeep ou suspensões a ar com altura regulável, o SPOA é a melhor opção desde que se faça de forma correta como já explicado aqui. Se o SPOA for a sua opção, tenha muito cuidado na trilha para evitar o "body roll"

    Maciel

  • #44
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Maciel
    Dificuldades:
    1 - Na trilha, sinto dificuldades por ter levantado com o SPOA, o centro de gravidade do Jeep. Minha inclinação lateral máxima diminuiu. Sinto a necessidade em algumas situações - e não são raras - de comprimir a suspensão mecanicamente ou hidraulicamente para abaixar o Jeep, diminuindo o centro de gravidade evitando um possível "body roll". Hoje, tenho evitado o "body roll" pilotando com muita atenção nas trilhas e evitando SEMPRE inclinações laterais excessivas. Ainda não tombei com o Jeep. Na cidade, não tenho nada à reclamar.
    ... Melhorei a tração nestas situações de levantamento de rodas com blocante 100% no eixo trazeiro.
    Fala Maciel!!!

    Põe uma barra estabilizadora na frente. O maior peso é na dianteira, assim ela segura a inclinação. Com a traseira livre e bloqueio 100%, vc sai do enrosco sem problemas, tendo ainda uma segurança maior com a barra na dianteira...

    []'s

  • #45
    Olá Giovani;

    As barras estabilizadoras estão na minha lista de - À FAZER -.. Certamente instalarei. No momento estou melhorando a direção. Postei ontem um tópico sobre os problemas no braço pitman que estou tendo. Depois dá uma olhada lá e se puder me dê alguma dica.

    Abraços.

    Maciel

  • #46
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    oi
    só pra voltar acompanhar o topico novamente

    sem comentários para o momento.... só que ainda sou SPOA até hoje, e feliz com ele
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #47
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Andre, tem SPOA e SPOA

    no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

    no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

    Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento. agora no meu site tem o passo-a-passo:
    www.furreca4x4... (editado por Moderador)

    []'s

    Eugênio



    PESSOAL TOMEM CUIDADO,ESSE SITE DA FURRECA4X4 ESTÁ COM VIRUS ,QUANDO TECLEI NELE EU PEGUEI VIRUS.

  • #48
    Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Posts
    1,232
    Agradecimento: 1
    Tentando saber mais sobre SPOA...
    Eu quero spoar meu Quindim mas queria manter os munhões na posição original...poderia ser usado algum tipo de adendo para os eixos cardãs que mantivessem os mesmos no mesmo plano sem ter que mexe na angulação do diferencial e nos munhões?

    Aos mestres com carinho...hehehe...por favor respondam.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Revolver ou SPOA
      Por Marcio Vargas no fórum Jeep Willys
      Respostas: 126
      Última resposta: 06/09/2010, 12:28
    2. Ajuda - SPOA, manter ou não?
      Por TiagoMax no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/05/2009, 12:54
    3. spoa f-75 com pneus 31
      Por Amauri Marques Farias no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 9
      Última resposta: 15/10/2008, 11:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade