x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Relé De Pisca

  • #1

    Relé De Pisca




    Amigos,
    não entendo nada de eletrica, então me desculpem as besteiras que talvez eu irei falar hehehe.
    Então, eu preciso ligar o pisca em meu jeep, o vendedor olhou minha chave de seta e me deu um relé com 3 teminais para ligar os fios, ok comprei o relé e tudo que faltava, mas quando fui ligar o relé eu vi que nesses 3 terminais não diz qual seria a entrada, a saida e o terra, só tem o numero 31, no outro 49 e no outro 49a, como faço pra saber qual é a função de cada terminal para ligar corretamente os fios??
    Aguardo ajuda.

    Abraço
    Felipe Kowalski

  • #2
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Amigos,
    não entendo nada de eletrica, então me desculpem as besteiras que talvez eu irei falar hehehe.
    Então, eu preciso ligar o pisca em meu jeep, o vendedor olhou minha chave de seta e me deu um relé com 3 teminais para ligar os fios, ok comprei o relé e tudo que faltava, mas quando fui ligar o relé eu vi que nesses 3 terminais não diz qual seria a entrada, a saida e o terra, só tem o numero 31, no outro 49 e no outro 49a, como faço pra saber qual é a função de cada terminal para ligar corretamente os fios??
    Aguardo ajuda.

    Abraço
    Felipe Kowalski
    Felipe,

    Segue a descrição referente aos números dos pólos do relê.

    31 – Terminal negativo da bateria.
    49 – Entrada +12 (+24) do relê do pisca.
    49a – Saída para a lâmpada do relé do pisca.

    Ou na prática da instalação:

    31 – Ligar no pólo negativo da bateria.
    49 – Ligar no pólo positivo da bateria após fusível.
    49a – Entrada de sinal (+12V) na chave de seta.

    Segue também um link para todas as descrições para os códigos de relê.

    http://www.dni.com.br/ - Na parte esquerda tem um link para “Tabela de equivalência / Norma DIN” – “Norma DIN”.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

    Dirceu

  • #3
    DJunior,
    eu tenho um esquema de ligação da cahve de seta que diz que no relé eu preciso ter:
    1 entrada de 12v
    1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
    e 1 terra
    É este mesmo o relé que eu preciso? ou seria um outro modelo?
    * ja deu pra ver como eu entendo muito de eletrica...

    Abraço
    Felipe Kowalski

  • #4
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    DJunior,
    eu tenho um esquema de ligação da cahve de seta que diz que no relé eu preciso ter:
    1 entrada de 12v
    1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
    e 1 terra
    É este mesmo o relé que eu preciso? ou seria um outro modelo?
    * ja deu pra ver como eu entendo muito de eletrica...

    Abraço
    Felipe Kowalski
    Felipe,

    É exatamente o que eu expliquei de forma diferente acima. Da maneira do esquema da chave de seta:

    49 - 1 entrada de 12v
    49a - 1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
    31 - 1 terra

    O relê é este mesmo que você comprou. Vale ressaltar que o relê só pulsa com carga, ou seja, você precisa ligar as lampadas em paralelo (Dianteira e Traseira - Direita / Dianteira e Traseira - Esquerda).

    Abraços,

    Dirceu

  • #5
    DJunior,
    Obrigado pelas informações, ajudou bastante!!
    Me diz mais uma coisa: eu usei uma lampadazinha de 2W como indicador do pisca(essa luzinha fica na chave de seta), se eu usar uma luz mais forte vai dar problema?? e se for uma luz mais fraca?? o original era 24v e 4W e agora coloquei 2W, vai dar problema??

  • #6
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    DJunior,
    Obrigado pelas informações, ajudou bastante!!
    Me diz mais uma coisa: eu usei uma lampadazinha de 2W como indicador do pisca(essa luzinha fica na chave de seta), se eu usar uma luz mais forte vai dar problema?? e se for uma luz mais fraca?? o original era 24v e 4W e agora coloquei 2W, vai dar problema??
    Felipe,

    Se eu entendi direito, essa lampada de 2W fica dentro do jeep para indicativo de seta funcionando!!!!

    Quanto a problemas não vai dar não.

    A relação mais forte ou mais fraca está diretamente relacionado a luminosidade da mesma. Acho que 2W está mais do que bom, se já não for muito.

    4W vai ficar muito claro e a noite vai acabar te enchendo o saco esta luz forte piscando na sua cara.

    Abraços,

    Dirceu

  • #7
    BELEZA!!!
    Valeu!! ja me ajudou bastante, acho que agora é só ir pra "aula pratica" hehehe
    me diz uma coisa, como posso identificar se as lampadas estão ligadas em paralelo?
    outra coisa: eu precisarei de luz de freio tambem, a cebolinha que está no cilindro mestre tem 2 conectores, nesse caso precisa vir um fio 12v até ali e na segunda saída ir até as luzes traseiras??

  • #8
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    BELEZA!!!
    Valeu!! ja me ajudou bastante, acho que agora é só ir pra "aula pratica" hehehe
    me diz uma coisa, como posso identificar se as lampadas estão ligadas em paralelo?
    outra coisa: eu precisarei de luz de freio tambem, a cebolinha que está no cilindro mestre tem 2 conectores, nesse caso precisa vir um fio 12v até ali e na segunda saída ir até as luzes traseiras??
    Felipe,

    Não sou nenhum expert em eletrônica, quanto menos em chicote de jeep. Agora suas dúvidas necessitam de um pouco mais conhecimento e equipamentos, tais como, multímetro, caneta para teste de positivo e negativo, etc...

    Somente para te dar um exemplo, a luz de ré pode ter o contato fechado tanto pelo negativo, quanto pelo positivo. Isso depende de quem fez anteriormente a parte elétrica do seu jeep. E tem que ser analisada antes de dar algum suporte a distância.

    A lógica de toda ligação é a seguinte:

    Positivo da bateria / caixa de fusível / lâmpadas, relês, etc... / Negativo da bateria

    Porém o contrário também é verdadeiro.

    Negativo da bateria / lâmpadas, relês, etc... / caixa de fusível / Positivo da bateria

    Logo, não vou chutar sem ter certeza da instalação elétrica do seu jeep.

    Aconselho você procurar um amigo com mais experiência / prática, pois uma ligação relativamente simples poderá causar grandes problemas por falta de conhecimento técnico / habilidade na instalação.

    Desculpa se fui um pouco direto, mas quem está fazendo a ligação elétrica no meu jeep sou eu, e não dá para fazer nada sem muita atenção, quanto menos com alguém do lado dando palpites e tirando a concentração.

    De qualquer forma, se precisar de ajuda é só gritar .

    Abraços,

    Dirceu

  • #9
    Mas de qualquer forma, valeu pela ajuda!! Me ajudou bastante.
    Eu vou me informar com algum eletricista por aqui.

    Abração
    Felipe Kowalski

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade