marcha à ré, mas não devagar,
mete o pé no freio ao mesmo tempo que empurra a alavanca.
Versão Imprimível
marcha à ré, mas não devagar,
mete o pé no freio ao mesmo tempo que empurra a alavanca.
Ei Leopoldo, esse negocio de estar pesado para desengatar o 4x4 e normal então?
Não é normal mas é esperado quando se opera em solo firme tipo asfalto, pedregulho e areia.
Na lama isso não acontece.
ford/willys não tem diferencial central, então qualquer diferença entre as rotações dos cardans causa emperramento da engrenagem da cx de transferencia.
o que piora:
se as relações são diferentes. Alías, pode ser que nem consiga rodar no alfalto.
se os pneus são diferentes, o mesmo......então só na lama.
Opa, isso então não pode fazer quebrar a caixa de transferência? Os pneus são iguais, mas a relação não sei, a olho nú parece que a dianteira traciona um pouquinho mais que a trazeira, não sei se é normal, visto que a tração é realmente para "puxar" o jeep, já observei que em tratores agricolas a tração dianteira auxiliar gira um pouco mais que a trazeira, e no jeep, é assim que funciona também?
só quebra se rodar no asfalto, areia, pedregulho
não fique no "parece que"
descubra se as relações são diferentes.
e no jeep, não tem essa de um ajudar o outro com relações diferentes. Elas são iguais.
se o frontal for mais longo, puxa o eixo traseiro.
se o traseiro for mais longo, empurra o eixo dianteiro.
em ambos os caso dá M no engrenamento da transferência
no trator, o que vc deve ter visto é a relação entre pneu grande/pneu pequeno.
realmente os pneus rodam em diferentes velocidades, porém, o diferencial tem relação aproximada, quero dizer, calculada para fornecera mesma velocidade de avanço. Veja a fórmula:
V=PI.D.n - velocidade de avanço da roda= 3,1415 x dia do Pneu x rotação do eixo
Opá, boa noite, Leopoldo, levei o ferruge no mecanico e ele disse que as relações são exatamente como devem ser, ou seja iguais, mas não soube me dizer porque o 4x4 esta assim, me disse que é preciso abrir a caixa para ver se esta tudo bem lá dentro, o que você acha? Há necessidade de abrir mesmo?
não !
ou funciona ou não funciona.
se trava é porque funciona então não entre no stresse de desmontar a caixa.
se as relações estão iguais, é como deve ser, portanto, a diferença está nos pneus, como vc mesmo já contatou. Então acabou o mistério .... e nem é mistério .... as coisas são assim mesmo
mas não se esqueça que 4x4 não foi feita para andar em terrenos firmes.
O meu também encavala no asfalto e fica duro de desengatar.
se tem roda-livre automática isso pode não acontecer, mas na manual, trava mesmo.
Então blz, não vou desmontar nada, e a roda livre é AVM manual, portanto quase normal, não vou me stressar mais, e posso dormir tranquilo. Muito obrigado pelas dicas e ajuda :palmas: :palmas: .