lembrando que eles dão valor a jeeps originalmente do exercito e mais ainda aos que voltaram inteiros de alguma guerra mesmo e nosso caso pegamos jeeps CIVIS dos quais sequer nunca nem viram alguma tropa do exercito
Pra vc ter idéia como tudo é segmentando no mundo off-road e jeeps note que existem alguns tipos de jipeiros e consequentemente usam equipamentos diferentes:
Jipeiro Viajante: equipa o jeep com tudo o que tem de mais moderno para poder enfrentar trilhas e lugares nem sempre tãaooo absurdos porém a idéia é quase atravessar o mundo inteiro dentro do bixo, nem sempre vão querer aquele bloqueio 100%, a melhor suspensão do mundo, mas preocupam-se com certo conforto e autonomia. Esse figura normalmente entende algo de mecânica, entende de posições geográficas, tem um trampo chato de ficar sentado na cadeira o dia todo e quando pode SOME no mundo com o jeep, lembrando que esse ai nem sempre é muito coerente tb, ele monta um jeep quase de trilha, mas um quase asfalto e é um quase tudo, mas nunca é algo beeemmm dos definidos.
Jipeiro Trilheiro: Famoso sem noção total, pra esse figura ai, que se dane se o jeep tem pintura ou parabarro, nem paralamas é necessário... dificilmente vai se importar em ter uma capota conversivel ou não, mas gasta uma nota em motores, cambios, eixos, pneus HIPER super agressivos e esse figura de modo algum foge de uma poça de lama... Jeeps desses caras normalmente são metade de durepox, cheios de soldas, mas sempre e sempre o mais usual, não esquecendo de bloqueios 100%.
Jipeiro Rock Crawling: Esse figura ai bateu com a cabeça cedo... Noramlamente esse tipo de cara curte subir em qualquer lugar, a idéia dele é que seu jeep as vezes escale a parede mais alta que for, O cara gasta os tubos em eixos carissimos, amortecedores que valem mais que certos jeeps inteiros e projetos de suspensões de 4-link que faz parecer que as rodas e os eixos não fazem parte do carro quando abertos... Esses jeeps de "RC" a maioria não tem documentos, de original preservaram quase absolutamente nada e tem mais equipamentos de segurança do que certos volvo de linha eheheheh
Jipeiro Colecionador: Esse inclui militaristas, saudosistas e afins, o cara as vezes tem mais jeeps do que dedos nas mãos, quase que nunca põe o carro rpa rodar, em ruas de terra então é quase impossivel, mantém 200% da originalidade e é capas de vender seu carro zero para obter duas polainas originais do ano de 1962 versão limitada assinada pelo engenheiro gripado da willys... é o famoso CHATO... que quando vai comrpar um carro chega a brigar com o ex dono proque ele colocou um frizo ali ou mudou algo do original...
Jipeiro Competidor: Esse aloprado ai tem outros jeeps pro dia a dia, trilha e etc, só que adora autorama e terra dai combinando tudo isso vira piloto de cross, um jeep de cross normalmente não é tão alto, sequer tme algum documento, não tem latarai quase, é aliviado de qualquer peso extra e é aquele jeep remendado que depois de viver sua vida toda de maus tratos não chegou no descanso final ainda e continua ralando bravamente em pistas de lamas e etc... é o famoso "só a ruela".
Jipeiro de Butique: Poucos admitem mas existem aos montes... aquele jipeiro que compra seu jeep veio, reforma todinho, (não ele mesmo claro, sempre numa oficina especializada e que todo mundo diz que é a melhor do mundo) faz ele um autentico 4x4 alá jipeiro viajante ou trilheiro, só que... lama?? lama nunca! Terra? pára... nem tem um mcdonalds ali... Ou seja é aquele jeep bonitão, sempre com cromados até no carter do motor, coloca aquele GPS ultimo modelo mas só serve pra rotear na cidade, mete aquele motor mais caro e o sonho de consumo de todos mas só liga no fim de semana de sol pra pagar de gatinho na avenida europa em sampa!
Não é dificil achar caras que são a mistura de alguns desses hehehe
Existem outros tipos, mas num me recordo asism que lembrar vou postando