x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 68
  • #25
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7

    Kit Fess




    Citação Postado originalmente por Alan
    Agora, voltando ao alvo do tópico...
    Quero colocar o kit porque eu estou sempre qubrando lâminas nos feixes (direto). E quando eu levanto o Jeep, logo logo as molas dessem. Obs: os feixes não são velhos.
    To pensando em deixar 10 na frente e atrás 10 ou 9. Tenho os amortecedores MB608 nas quatro.
    O que vcs acham??
    Alan,

    IMHO,

    Nunca vi nem usei amortecedores do MB, mas devem ser um pouco mais duros que o original.. provavelmente parecidos com os de toyota? Corrija-me se estiver enganado, não conheço esses amortecedores..
    Quanto às molas descerem, é normal que elas cedam com o tempo, mesmo as novas.. ah, arriar as molas não é recomendado.. vai piorar a quebra dos feixes..
    Deixar 10 ou 9 lâminas, com o kit fess, correto? Aí deve ficar bom, mas pra saber quantas molas tirar só na base do "teste", coloca e experimenta se fica bom , ou falando com alguém que tem o kit também.. o Flávio Pandur aqui do fórum tem fess, ele deve poder ajudar explicando melhor, fala com ele..
    Em uma breve aqui no fórum, encontrei o seguinte, deve te ajudar:

    Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    Tenho kit FESS, com 8 lâminas na frente e 10 atrás. A quantidade original dos Jeeps é 12 na frente e 10 atrás. Além disso, inverti as 2 últimas molas, ficando um feixe com duplo estágio. Fica mais macio em uso normal e quando precisa, as 2 últimas atuam, "reforçando" o feixe. Complementando a isto, tem buchas PU nos jumelos e na fixa, tiras de plástico engraxado entre as lâminas, amortecedor MB-608 na dianteira e Toyota na traseira.

    Conforme já citei em outras ocasiões: venho usando essa configuração há mais de 2 anos, com trilha, muita estradas e cidade. Não tenho do que reclamar. O chassis não está trincando por conta do kit, não está batendo em fim de curso, o eixo não rotaciona ... Enfim,PARA MIM funcionou, uma receita simples, sem gastar muito e com resultados práticos interessantes.

    OBS: Embora aqui no Fórum o pessoal "mete o pau" no uso do kit, conheço vários colegas (daqui da cidade e também "virtuais") que usam o kit e tem resultados semelhantes. O que pode ocorrer é se seu Jeep tiver jumelão, a espiral pode começar a escapar quando em torção, além de ficar mais duro ! Mas aí não é problema do kit e sim do jumelão, que conforme já amplamente discutido aqui, deve-se evitar.
    Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    Uso a viatura já há 2 anos com kit Fess. Fiz muita trilha, viajei muito com ele e etc. Não tive problema algum com quebras por conta do kit. Deixei o mesmo número de lâminas no feixe, apenas o que fiz foi inverter as 2 últimas molas, deixando o feixe como um duplo estágio.
    Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    Meu pitaco: eu tenho no meu Jeep o kit FESS (o original ! )
    Estou com 10 lâminas atrás (origina) e 8 na frente. Porém na frente, estou usando o feixe traseiro, que é mais comprido ...

    Além disso, eu fiz o seguinte: as 2 últimas molas eu inverti de posição. Assim, a última folha só irá atuar quando a suspensão trabalhar mais.
    Tem funcionado bem, está macio e não tenho problemas de "tremedeira" ou coisa parecida, conforme outros colegas relataram quando há o spring wrap (é isto ?!).

    Ah, uso também folhas de acetato c/ graxa entre as lâminas. Como não consegui folhas de raio-x em quantidade, eu usei transparências p/ impressora laser. Eu tinha um monte dessas jogada em um canto, então cortei as folhas na largura do feixe e fui montando as tiras, colando os pedaços com super-bonder ... deu trabalho, mas funcionou...
    Estou há uns 2 anos com esse sistema e tem aguentado. O maior problema está nas pontas, pois com o movimento do feixe, as pontas começam a sair do lugar e aí acaba estragando. Mas o restante está lá, firme e forte ...
    Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    quanto ao kit FESS, nada mais é que 2 molas espirais e 04 suportes por eixo. As vantagens, em minha opinião, são:

    - quem "trabalha" primeiro é a espiral, p/ depois acionar o feixe. então o Jeep fica um pouco mais macio e firme (por mais contraditório que isso possa parecer ...)
    - o feixe não desarqueia mais, pelo motivo acima
    - ganhei cerca de 12 cm de altura apenas c/ a instalação do FESS. Estou c/ jumelos originais e mesmo assim tive que mudar os amortecedores ...

    No entanto, tem algumas desvantagens:

    - se tiver pneus muito pesados (meu caso, pois estou c/ 33 "), quando vai esterçar (principalmente com o carro parado), o chassis "dança" um pouco por sobre as espirais. Estou providenciando uma barra Panhard p/ eliminar esse efeito.
    - como o chassis é erguido bastante, pode ter problemas no sistema de direção (leia-se shimmy), por conta dos ângulos que as barras podem ficar.
    - ficar de olho também no ângulo do cardã dianteiro. No meu caso, tive que fazer um retrabalho nas pontas, p/ que as castanhas não pegassem e travassem o cardã.
    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Tenho o Kit Fees desde dezembro... Só tenho elogios para ele, tanto urbano quanto em trilha. O unico porem é o que foi comentado pelo leopoldo, falta um batente, mas sente-se a falta dele tanto em urbano quanto em trilha e não apenas em trilha como comentou nosso amigo Ojaneri. Explico. O impacto que o batente absorveria é causado por um tranco muito forte, isso pode acontecer em uma lombada, ( asfalto, parelelepipedo, etc...) e não só em trilha,, claro que em trilhas é mais seguido que vc recebe estes impactos. Tirando este porem o Kit é otimo. Eu resolvi este problema em casa adaptando umas buchas no suporte das elicoidais. Outro ponto a ser observado se vc fizer esta adaptação é a abertura das rodas dianteiras, com o ganho de altura, se vc tem o sistema de direção original, a tendencia é de as rodas fecharem, e isso causa um shimmy enorme...
    Bom, aí tem material pra optar ou não pelo fess... belê?

    [ ]´s e desculpem o texto longo, mas alguém tinha que pesquisar nesse fórum
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #26
    Usuário Avatar de Alan
    Entrada
    05/02/2004
    Local
    Sapiranga/RS
    Idade
    38
    Posts
    242
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos.
    Se os amortecedores são ou não mais duros que o original eu não sei. Pois quando eu coloquei eles, foi quando eu reformei todo o Jeep, aí também fizemos algumas outras alterações na suspensão. Do meu ponto de vista, esses amortecedores estão dando conta, não tenho o que reclamar.
    Ouvi um pessoal aqui do forum falar, que eles tem um bom curso.

    Vou dar mais uma pesquisada enquanto meu kit não chega, pra no final de semana instalar.

    8)

  • #27
    Usuário
    Entrada
    29/04/2004
    Idade
    38
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0

    Grande Alan!!!!!!!

    Alan, falou bonito agora hein!?!?!?!? Muito obrigado mesmo kara. Conseguiu entender perfeitamente o que eu quis dizer, pode contar comigo pro que der e vier. Pena que são poucos como vc que entende assim tão facilmente. Mas um dias eles compreendem. Assim que puder vou mandar fotos do kit que eu instalei em meu jeep. O Monge suspeita que foram poucas molas que foram colocadas mas ainda não tive nenhum problema.
    Um grande abraço,
    David Augusto...

  • #28
    Usuário Avatar de Alan
    Entrada
    05/02/2004
    Local
    Sapiranga/RS
    Idade
    38
    Posts
    242
    Agradecimentos: 0
    E ae pessoal.
    Blz David, quando tu tiver fotos posta ae, pois aposto que elas vão me ajudar muito.

    Qualquer novidade nova posta ae...

    8)

  • #29
    Usuário
    Entrada
    29/04/2004
    Idade
    38
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0

    Podes crer!!!

    Aí Alan, pode crer, vou tentar mandar o mais rápido possível!!!!
    Abraços,
    David Augusto...

  • #30
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Xiii, pela pesquisa que fizeram, só apareceu eu falando bem do kit ....

    Bem, como já leram, eu uso os amortecedores do MB na frente e das Band atrás. Com um teste simples de abrir e fechar o amortecedor na mão, notei nitidamente que o do MB é mais macio que o da Band
    Não sei comparar o MB com os originais do CJ, pois os meus na época estavam todos detonados ....

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #31
    Usuário Avatar de arielmartins
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    52
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0

    feixe de molas cj5

    Amigos,

    Sou novo no forum e adquiri recentemente um jeep willys 66 cj5, as suspensões dele estão todas adaptadas, aparentemente com feixes de mola e amortecedores do 608... isso deixou o jeep alto, bem alto, mas com a estabilidade mais comprometida do que em um carro de rolemã.
    Quero voltar ao original, mas na troca dos feixes de mola o camarada alterou os pontos de fixaçao no chassis, por isso preciso do esquema da suspensão completa original, bem como a própria suspensão e seus suportes, além é claro da dicas de vocês.
    Agradeço muito quem puder ajudar.

    Abraços,

    Ariel

  • #32
    Fala Ariel, bem vindo ao fórum. . . . estou mandando em anexo o gabarito dos suportes dos feixes de mola do cj5, no meu cj3a alguns estavam errados, pois devia ter soltado e o cara resoldou sem desmontar, daí eu os refiz por completo e ficou muito bom. . . .

    [ ]´s
    Dias
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gabarito_chassi_987.jpg  

  • #33
    Usuário Avatar de arielmartins
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    52
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0

    fonte

    Valeu Dias,

    Legal esse gabarito, me diz uma coisa, é de alguma revista técnica? será que consigo achar o original dela, é que ela tá muito pequena e não consigo verificar os detalhes dos pontos de fixação.

    []'s

    Ariel

  • #34
    Usuário
    Entrada
    18/08/2008
    Idade
    54
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    feixe de molas

    amigos.
    comprei um cj-3 A, TODO reformado, motor ap 1.8, caixa de cambio da c-20, e suspensao de toyota. tirei uma mola do feixe , e murchei os pneus, mas o jipe é um cabrito, pula pra dana. pergunto:
    se eu tirasse mais uma mola de cada feixe, e arqueasse um pouco as molas traseiras, melhoraria ?
    agradeço a todos

  • #35
    olá jackson;

    olha acho que murchar pneus e tirar feixes de molas só vão piorar as coisas. pode se acostumar pois ter jeep meu amigo é que nem montar em touro bravo! hehe. olha que seu jeep mesmo com as molas da toyota era para estar mais macio! de uma olhada em quantas laminas tem por feixe a média (para os da toyota) é para ser uns quatro mais do que isso é para estar pulando bastante, e arquear o jeep não melhora no conforto.
    abraços...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #36
    Usuário Avatar de CAMPOSW
    Entrada
    21/01/2007
    Local
    Ouro Preto MG/MG
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0

    melhor investimento pra conforto

    caro jackson , quando eu comprei meu jeep com as molas originais , eu já sabia que tinha que mexer nas molas , pois o jeep estava com as molas arqueadas e os jumelos enforcados , na estetica é bonito , mas andando com o jeep era um desconforto total , qualquer buraquinho na estrada era trasmitido aos passageiros . (horrivel ) ........

    mas tem soluçao , no meu caso eu retirei a 3° mola que é a mais grossa e a ultima , a penultima eu pedi pra deixar reta ( vira uma mola de segundo estágio , ela está lá é não acrescenta em nada , mas quando a suspensao for trabalhar ela vai enconstar e ajudar .)

    por feixe eu usei 3 espaçadores entre cada 2 molas . aí as molas só vao encostar as pontas , o resto fica livre sem atrito , o que faz com que as molas trabalhem com mais suavidade . coloquei jumelos com pinos graxeiros . lembrando que minhas molas já estavam arqueadas , aí não foi preciso arebater as pontas .

    na prática o jeep virou outro , passo correndo em costelas , calçamentos e o jeep não pula mais , fiquei muito satisfeito com o resultado . um amigo meu andou é já mandou fazer no cj3 1954 dele , está na oficina , o mecanico foi lem casa pra ver como foi feito .
    no geral se precisar de alguma dica , posso ajudar . abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade