x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Balancim da embreagem ... Duvidas ..




    Bom , e e o seguinte , ja consultei o manual de manutenção q tenho n vi nda a respeito . existe dentro do balancim q aciona a embreagem um reparo ,que vende na donatti , composto de : uma mola , 2 anilhas de feltro , 2 anilhas de cobre , e uma arruela de feltro maio .. meu pdal nuinca teve isso dentro . queria saber como eh esse esquema . sei q isso eh para regular o pedal n deixando ele com folgas estou correndo ? a função seria manter sempre empurrado para o lado do birro q prende tanto no motor quanto no chassi . no site da donatti tem as fotos , eh so ir na seção pedais . o kit n eh caro , menos q 6 reais , mas como ja tenho a mola , resolvi fazer eu msm , mas queria saber como funciona , notei q o tal balancim , tem 2 furos , como se fosse para travar alguma coisa . acredito q seja a tal mola . alguem teria algum esquema de como eh isso ? comprimento da mola , etc ???

    esqueci de citar , meu jeep e o 4 cl com caixa de 4 marchas , tb , mas acho q esse balamcim seja igual a todos os modelos .

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Santoro,

    O 4cil OHC e pedaleira suspensa não usa isso. :

    Para o outro modelo ... o eixo balancim da embreagem do jeep com pedaleira presa ao chassis é um eixo bi-apoiado e fica "flutuando" entre o chassis e a caixa da transferência em dois pinos rotulares. Um pino esferico com rosca macho preso à caixa de transferência e outro pino esferico, com corpo sextavado e rosca femea preso ou diretamente a um furo na alma da longarina (mais comum) ou a um suporte (+ raro)

    Essa "flutuação" se dá por efeito de uma mola de um lado e, pela própria flexibilidade dos coxins do cambio/transferência.

    O eixo possui dois furos passantes por onde devem ser instaladas 2 coupilhas longas.

    Essas coupilhas são os batentes internos do kit de reparo do balancim.

    Mas antes de por as coupilhas, vem muita graxa. Na verdade, vc pode encher o tubo de graxa.

    Depois de instalar as mesmas, vem um kit em ambos os lados:

    De um lado, um batente metalico que vai de encontro com a coupilha, um feltro e uma vedação sanfonada que vai na rotula. Este lado é fácil de determinar pois, o furo da coupilha fica mais próximo à extremidade do tubo.

    Do outro lado do tubo, uma mola, um outro batente metalico, o feltro, e outra vedação sanfonada na rotula. Neste lado, o furo da coupilha fica mais afastado da extremidade.

    Ao instalar tudo isso, muita graxa espirra para fora.

    O lado certo do tubo (que fica com a mola virada para o lado do chassis, ou o lado da transferencia) vc tem de determinar na hora da montagem pois varia com o fabricante do tubo (eles mudam a posição dos furos da coupilhas, a profundidade, o angulo das orelhas a bel prazer).

    Desenho ? http://www.g503.com/images/old-parts...lutch-link.jpg abaixo anexado


    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Grande mestre Leopoldo
    Faz uns 10 anos que não uso essas pedaleiras originais, mas foi bom relembrar como era meu primeiro CJ5.

  • #4
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Justamente este desenho que faltava para me iluminar as ideias......

    Nunca enchi totalmente o tubo de graxa, mas ja vi a falta que a graxa faz (come os birros totalmente e cria uma baita folga)

    Tambem nunca encontrei os vedadores de borracha, mas ja que estamos com a peça desmontada e lavada, poderia fazer um furo (mais ou menos no meio), abrir rosca (que me lembre é um tubo de parede grossa) e colocar um bico graxeiro....dai fica mais facil de montar (da para montar levemente lubrificado) e depois enche com a bombinha de graxa.

    Ai é só anotar mais este ponto de lubrificação !

    O que acham ?

  • #5
    Leopoldo , n entendi .. vc disse q jeep com motor ohc e pedaleira suspensa n usa isso ... o meu esta usando ... apesar de usar a pedaleira suspensa , e agora estar adaptando a embreagem hidraulica da toyota , continuarei a usar o tal balancim ... tentei usar outromeio para acionar a embreagem , mas teria q fazer um furo na capa seca , o q n acho valido ... como o acionamento da embreagem da toy ela empura uma haste , e a original do cj puxa , estou usando o balancim com a orelha invertida , ou seja as duas para cima para poder fazer uma alavanca .

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    SANTORO,

    Quando a FORD(E) O JEEP colocou pedaleira suspensa, mudou o tipo de acionamento do garfo de embreagem.

    O cabo entra por um orifício na caixa seca e lá dentro PUXA o garfo, que também é diferente.

    O balancim foi descontinuado, pois era do sistema de alavanca e esse sistema era para pedal em baixo.

    O seu pode eventualmente ter sido adapretado ao longo dos anos.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    POis eh leopoldo , o acionamento da embreagem eh assim , tem um pequeno orificio por opnde entra em cabo q puxa o garfo . esse cabo liga em uma das abas do balancim , a outra aba eh ligada a um cabo q vai para os pedais . n parece q foi nd adaptado eh sim original..

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Esssstranho.

    Manda umas fotos. Será que houve um sistema híbrido num certo ano ???
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    amanha irei na oficina e tiro umas fotos . meu carro eh 79 ...

  • #10

    balancim da embreagem

    leopoldo esqueci de dizer que a minha pedaleira e de opala que eu adaptei
    4X4 Brasil

  • #11

    balancim da embreagem

    edgar eu ja fiz isso ja coloquei um graxeira

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    SANTORO.

    CARAMBA!

    O seu pequeno esquecimento quer dizer que o seu sistema NÃO é original.

    E como adaptação, espere qualquer coisa.

    Porém, com é hibrido da pedaleira flutuante com o sistema da pedaleira em baixo, o desenho que eu postei serve como orientação para a usa montagem.

    O resto ... é adaptação.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade