x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0

    Instalação do sensor + imã do Totem




    All,

    Estou para iniciar o processo de instalação do Totem no meu CJ, mas estou com algumas dúvidas:

    1- Qual é o melhor local para instalar o sensor (luva do cardãn, roda, outros...);
    2- Qual é a melhor forma de fixar o imã sem que o mesmo não saia voando com o jeep andando;
    3- Necessáriamente é preciso fixar os dois imãs que vem no conjunto do sensor, ou um só já é suficiente;
    4- Alguém tem alguma foto que sirva de exemplo do suporte do sensor / instalação do conjunto;

    Agradeço desde ja a ajuda.

    Abraços,

    Dirceu
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    All,

    Estou para iniciar o processo de instalação do Totem no meu CJ, mas estou com algumas dúvidas:

    1- Qual é o melhor local para instalar o sensor (luva do cardãn, roda, outros...);
    2- Qual é a melhor forma de fixar o imã sem que o mesmo não saia voando com o jeep andando;
    3- Necessáriamente é preciso fixar os dois imãs que vem no conjunto do sensor, ou um só já é suficiente;
    4- Alguém tem alguma foto que sirva de exemplo do suporte do sensor / instalação do conjunto;

    Agradeço desde ja a ajuda.

    Abraços,

    Dirceu
    1) luva do cardan
    2) durepox
    3)basta um
    4) não tenho foto, mas o meu está assim

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    No meu eu instalei naquele "anel" metálico (não sei o nome técnico) que tem junto à flange da tcase, como pode ser visto nesta foto anexo.

    Como os imãs são fortes, depois de limpar para remover todo barro/oleo, bastou uma gota de superbonder em cada imã e a atração magnética fez o resto, já peguei estrada e fiz trilha com os imãs colados assim e até agora não perdi nenhum.

    O sensor utilizei uma chapa metálica, dobrada e de um lado fica o sensor próximo à passagem dos imãs e o outro é parafusado na tcase utilizando um dos parafusos de fechamento da mesma, apenas coloquei um parafuso maior devido à espessura da chapa.

    Não sei se com 1 imã só funciona, no manual diz que o sensor necessita de dois pólos norte/sul para funcionar, o bom é que fica bem mais preciso do que utilizando o próprio cabo de aço do velocímetro.

    []s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -381b2410392cad65166d1117ce3b60ab.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Não sei se com 1 imã só funciona, no manual diz que o sensor necessita de dois pólos norte/sul para funcionar,
    []s[/QUOTE]


    Nao entendi, direito mas,se for por esse motivo (dois polos N e S), pode usar somente um ima, pq ele tera sempre os dois polos.

  • #5
    É assim, o sensor necessita da alternância de polaridades para obter uma leitura da volta completa do cardan (deve haver ser alguma propriedade física/eletrônica do tipo de sensor, que eu desconheco, mas os experts nesta área devem conhecer e falar o nome "é um sensor do tipo tal").

    Enfim, embora o imã possua dois pólos N/S apenas um deles estará voltado para sensor gerando o dado, assim vc deve ter de um lado do cardan um polo N e do outro um polo S, se vc tiver dois polos N, não funciona e sei por experiência própria que não, pq quando colei eles a primeira vez, não verifiquei a polaridade e o totem não registrava nada (devia estar N-N ou S-S), bastou inverter um deles (ficando N-S) e funcionou, o esquema toscamente desenhado de como deve ficar vc pode ver no desenho anexo.

    []s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -totem.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    [QUOTE=DougBRSP;456979]É assim, o sensor necessita da alternância de polaridades para obter uma leitura da volta completa do cardan (deve haver ser alguma propriedade física/eletrônica do tipo de sensor, que eu desconheco, mas os experts nesta área devem conhecer e falar o nome "é um sensor do tipo tal").

    entao creio eu que se vc furar o cardan e intoduzir um imão de um lado a outro vc tera a polaridade conforme vc quer.

  • #7
    [QUOTE=edwint;456989]
    Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    É assim, o sensor necessita da alternância de polaridades para obter uma leitura da volta completa do cardan (deve haver ser alguma propriedade física/eletrônica do tipo de sensor, que eu desconheco, mas os experts nesta área devem conhecer e falar o nome "é um sensor do tipo tal").

    """entao creio eu que se vc furar o cardan e intoduzir um imão""" de um lado a outro vc tera a polaridade conforme vc quer.
    """entao creio eu que se vc furar o cardan e intoduzir um imão""" Nao vai fazer isso ne???????????????????????????

    Eu ja usava imas antigamente, e agora que possuo o totem novo, tenho os dois sensores no troller, com imas e o eletronico.

    Da um jeito de colocar os imas em uma daquelas presilhas com trava (fugiu o nome) bem largas, prendendo eles com presilhas menores. Depois coloque aqueles macarrao termoformaveis (acho que e esse o nome) e esquenta pra firmar bem. Passe a presilha no carda e ajustes os imas 180 graus um do outro antes de apertar a presilha.

    Segue ai um esquema mal feito que eu fiz, mas acho que da pra entender.

    Esse macarrao e parecido com uma mangueira daquelas pretas, so que bem mais fino e quando aquecido ele se fundi com o material, no caso a presilha.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -desenha-mal.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    All,

    Em primeiro lugar, muito obrigado pela ajuda de todos...

    Pcervieri,

    Gostei muito da sua idéia, mas me gerou uma dúvida:

    Quando você cobre a presilha (presilha hellerman) com o macarrão termoformaveis (isolador termo retrátil), não prejudica a leitura do sensor, em função da cobertura dos imãs????

    Abraços,

    Dirceu

  • #9
    Nao, eu to usando assim faz tempo. Inclusive ta na hora de troca o tal "macarrao" pois ta todo rasgado devido ao mato eu acho.

    Funciona muito bem. Mas lembra de ajusta bem 180 graus um do outro.

    Agora aprendi o nome desses bicho.

    HAHAHAHAHAHAHAH

  • #10
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pcervieri Ver Post
    Nao, eu to usando assim faz tempo. Inclusive ta na hora de troca o tal "macarrao" pois ta todo rasgado devido ao mato eu acho.

    Funciona muito bem. Mas lembra de ajusta bem 180 graus um do outro.

    Agora aprendi o nome desses bicho.

    HAHAHAHAHAHAHAH
    Valeu,

    Vou fazer deste jeito mesmo.

    Com relação aos nomes. Forum também é cultura .

    Abraços,

    Dirceu

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá DJunior,

    Dê uma olhada no site oficial da Totem, na parte de manuais:

    http://www.totemonline.com.br/downlo...Troller_R4.pdf

    Pode ser que te ajude,

    SDS,

    Octávio

  • #12
    Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    É assim, o sensor necessita da alternância de polaridades para obter uma leitura da volta completa do cardan (deve haver ser alguma propriedade física/eletrônica do tipo de sensor, que eu desconheco, mas os experts nesta área devem conhecer e falar o nome "é um sensor do tipo tal").
    Sensor Hall com acionamento por histerese, que para comutar sua saída requer a alteração de polaridade do campo magnético.
    Sensor Hall de distribuidor, por exemplo, não tem histerese, e a comutação se faz com a alteração da intensidade de campo, que tem sempre a mesma polaridade.

    Citação Postado originalmente por edwint
    entao creio eu que se vc furar o cardan e intoduzir um imão de um lado a outro vc tera a polaridade conforme vc quer.
    Por uma questão de segurança, nunca se deve fazer furos em cardã.

    Citação Postado originalmente por DJunior
    Quando você cobre a presilha (presilha hellerman) com o macarrão termoformaveis (isolador termo retrátil), não prejudica a leitura do sensor, em função da cobertura dos imãs????
    Tanto o imã quanto o sensor podem ser cobertos por plástico à vontade, já que isso não altera o campo magnético, mas se a sensibilidade do sensor (ou a intensidade do campo magnético) já estiver perto do limite, a maior distância entre os dois pode comprometer o funcionamento.

    Sds,
    Sukys

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade